Idosos como publico estratégico: comportamento do consumidor da terceira idade na região de Porto Alegre - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolico da Silva, Vanessa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Gestão e Inovação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3231
Resumo: Este estudo se propôs a analisar as características do comportamento do consumidor da terceira idade que podem influenciar nas decisões de marketing dos supermercados de Porto Alegre. Este estudo consistiu-se em pesquisa exploratória, com relação aos meios de investigação, tratou-se de uma pesquisa de campo e de pesquisa bibliográfica. Por meio da aplicação de 200 questionários com consumidores idosos, buscou-se, no que tange aos objetivos, traçar o perfil do consumidor, bem como analisar se o mercado varejista de Porto Alegre - RS está preparado para atender esses consumidores. Os resultados obtidos demonstram um elevado nível de insatisfação dos consumidores da terceira idade, 54% classificam os serviços de atendimentos dos supermercados como  ruim, justificando a falta de fidelização desses consumidores, no qual, 74% realizam suas compras em mais de um supermercado, situação essa, ocasionada pela falta de estratégias de marketing voltadas para os consumidores idosos.DOI: 10.18226/23190639.v2n2.04
id UCS-1_e4af6b0cd8bcf556e24a77c548716ffd
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/3231
network_acronym_str UCS-1
network_name_str Revista Brasileira de Gestão e Inovação
repository_id_str
spelling Idosos como publico estratégico: comportamento do consumidor da terceira idade na região de Porto Alegre - RSAdministração; Marketing; GestãoComportamento do consumidor; Terceira Idade; Marketing Estratégico.Este estudo se propôs a analisar as características do comportamento do consumidor da terceira idade que podem influenciar nas decisões de marketing dos supermercados de Porto Alegre. Este estudo consistiu-se em pesquisa exploratória, com relação aos meios de investigação, tratou-se de uma pesquisa de campo e de pesquisa bibliográfica. Por meio da aplicação de 200 questionários com consumidores idosos, buscou-se, no que tange aos objetivos, traçar o perfil do consumidor, bem como analisar se o mercado varejista de Porto Alegre - RS está preparado para atender esses consumidores. Os resultados obtidos demonstram um elevado nível de insatisfação dos consumidores da terceira idade, 54% classificam os serviços de atendimentos dos supermercados como  ruim, justificando a falta de fidelização desses consumidores, no qual, 74% realizam suas compras em mais de um supermercado, situação essa, ocasionada pela falta de estratégias de marketing voltadas para os consumidores idosos.DOI: 10.18226/23190639.v2n2.04Universidade de Caxias do Sul (UCS)Bolico da Silva, Vanessa2015-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Exploratória de Campo; Pesquisa Bibliográficaapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3231Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 2, n. 2 (2015); 81-107Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 2, n. 2 (2015); 81-1072319-0639reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3231/1948http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/3231/813http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/3231/814http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/3231/815http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/3231/816info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-27T16:29:29Zoai:vkali30.ucs.br:article/3231Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/indexPRIhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/oairevistas@ucs.br || rbgi@ucs.br2319-06392319-0639opendoar:2018-01-27T16:29:29Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Idosos como publico estratégico: comportamento do consumidor da terceira idade na região de Porto Alegre - RS
title Idosos como publico estratégico: comportamento do consumidor da terceira idade na região de Porto Alegre - RS
spellingShingle Idosos como publico estratégico: comportamento do consumidor da terceira idade na região de Porto Alegre - RS
Bolico da Silva, Vanessa
Administração; Marketing; Gestão
Comportamento do consumidor; Terceira Idade; Marketing Estratégico.
title_short Idosos como publico estratégico: comportamento do consumidor da terceira idade na região de Porto Alegre - RS
title_full Idosos como publico estratégico: comportamento do consumidor da terceira idade na região de Porto Alegre - RS
title_fullStr Idosos como publico estratégico: comportamento do consumidor da terceira idade na região de Porto Alegre - RS
title_full_unstemmed Idosos como publico estratégico: comportamento do consumidor da terceira idade na região de Porto Alegre - RS
title_sort Idosos como publico estratégico: comportamento do consumidor da terceira idade na região de Porto Alegre - RS
author Bolico da Silva, Vanessa
author_facet Bolico da Silva, Vanessa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolico da Silva, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Administração; Marketing; Gestão
Comportamento do consumidor; Terceira Idade; Marketing Estratégico.
topic Administração; Marketing; Gestão
Comportamento do consumidor; Terceira Idade; Marketing Estratégico.
description Este estudo se propôs a analisar as características do comportamento do consumidor da terceira idade que podem influenciar nas decisões de marketing dos supermercados de Porto Alegre. Este estudo consistiu-se em pesquisa exploratória, com relação aos meios de investigação, tratou-se de uma pesquisa de campo e de pesquisa bibliográfica. Por meio da aplicação de 200 questionários com consumidores idosos, buscou-se, no que tange aos objetivos, traçar o perfil do consumidor, bem como analisar se o mercado varejista de Porto Alegre - RS está preparado para atender esses consumidores. Os resultados obtidos demonstram um elevado nível de insatisfação dos consumidores da terceira idade, 54% classificam os serviços de atendimentos dos supermercados como  ruim, justificando a falta de fidelização desses consumidores, no qual, 74% realizam suas compras em mais de um supermercado, situação essa, ocasionada pela falta de estratégias de marketing voltadas para os consumidores idosos.DOI: 10.18226/23190639.v2n2.04
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Exploratória de Campo; Pesquisa Bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3231
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3231/1948
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/3231/813
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/3231/814
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/3231/815
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/3231/816
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul (UCS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul (UCS)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 2, n. 2 (2015); 81-107
Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 2, n. 2 (2015); 81-107
2319-0639
reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista Brasileira de Gestão e Inovação
collection Revista Brasileira de Gestão e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br || rbgi@ucs.br
_version_ 1797042264385519616