Idosos como publico estratégico: comportamento do consumidor da terceira idade na região de Porto Alegre - RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3231 |
Resumo: | Este estudo se propôs a analisar as características do comportamento do consumidor da terceira idade que podem influenciar nas decisões de marketing dos supermercados de Porto Alegre. Este estudo consistiu-se em pesquisa exploratória, com relação aos meios de investigação, tratou-se de uma pesquisa de campo e de pesquisa bibliográfica. Por meio da aplicação de 200 questionários com consumidores idosos, buscou-se, no que tange aos objetivos, traçar o perfil do consumidor, bem como analisar se o mercado varejista de Porto Alegre - RS está preparado para atender esses consumidores. Os resultados obtidos demonstram um elevado nível de insatisfação dos consumidores da terceira idade, 54% classificam os serviços de atendimentos dos supermercados como ruim, justificando a falta de fidelização desses consumidores, no qual, 74% realizam suas compras em mais de um supermercado, situação essa, ocasionada pela falta de estratégias de marketing voltadas para os consumidores idosos.DOI: 10.18226/23190639.v2n2.04 |
id |
UCS-1_e4af6b0cd8bcf556e24a77c548716ffd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/3231 |
network_acronym_str |
UCS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Idosos como publico estratégico: comportamento do consumidor da terceira idade na região de Porto Alegre - RSAdministração; Marketing; GestãoComportamento do consumidor; Terceira Idade; Marketing Estratégico.Este estudo se propôs a analisar as características do comportamento do consumidor da terceira idade que podem influenciar nas decisões de marketing dos supermercados de Porto Alegre. Este estudo consistiu-se em pesquisa exploratória, com relação aos meios de investigação, tratou-se de uma pesquisa de campo e de pesquisa bibliográfica. Por meio da aplicação de 200 questionários com consumidores idosos, buscou-se, no que tange aos objetivos, traçar o perfil do consumidor, bem como analisar se o mercado varejista de Porto Alegre - RS está preparado para atender esses consumidores. Os resultados obtidos demonstram um elevado nível de insatisfação dos consumidores da terceira idade, 54% classificam os serviços de atendimentos dos supermercados como ruim, justificando a falta de fidelização desses consumidores, no qual, 74% realizam suas compras em mais de um supermercado, situação essa, ocasionada pela falta de estratégias de marketing voltadas para os consumidores idosos.DOI: 10.18226/23190639.v2n2.04Universidade de Caxias do Sul (UCS)Bolico da Silva, Vanessa2015-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Exploratória de Campo; Pesquisa Bibliográficaapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3231Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 2, n. 2 (2015); 81-107Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 2, n. 2 (2015); 81-1072319-0639reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3231/1948http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/3231/813http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/3231/814http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/3231/815http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/3231/816info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-27T16:29:29Zoai:vkali30.ucs.br:article/3231Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/indexPRIhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/oairevistas@ucs.br || rbgi@ucs.br2319-06392319-0639opendoar:2018-01-27T16:29:29Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Idosos como publico estratégico: comportamento do consumidor da terceira idade na região de Porto Alegre - RS |
title |
Idosos como publico estratégico: comportamento do consumidor da terceira idade na região de Porto Alegre - RS |
spellingShingle |
Idosos como publico estratégico: comportamento do consumidor da terceira idade na região de Porto Alegre - RS Bolico da Silva, Vanessa Administração; Marketing; Gestão Comportamento do consumidor; Terceira Idade; Marketing Estratégico. |
title_short |
Idosos como publico estratégico: comportamento do consumidor da terceira idade na região de Porto Alegre - RS |
title_full |
Idosos como publico estratégico: comportamento do consumidor da terceira idade na região de Porto Alegre - RS |
title_fullStr |
Idosos como publico estratégico: comportamento do consumidor da terceira idade na região de Porto Alegre - RS |
title_full_unstemmed |
Idosos como publico estratégico: comportamento do consumidor da terceira idade na região de Porto Alegre - RS |
title_sort |
Idosos como publico estratégico: comportamento do consumidor da terceira idade na região de Porto Alegre - RS |
author |
Bolico da Silva, Vanessa |
author_facet |
Bolico da Silva, Vanessa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolico da Silva, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração; Marketing; Gestão Comportamento do consumidor; Terceira Idade; Marketing Estratégico. |
topic |
Administração; Marketing; Gestão Comportamento do consumidor; Terceira Idade; Marketing Estratégico. |
description |
Este estudo se propôs a analisar as características do comportamento do consumidor da terceira idade que podem influenciar nas decisões de marketing dos supermercados de Porto Alegre. Este estudo consistiu-se em pesquisa exploratória, com relação aos meios de investigação, tratou-se de uma pesquisa de campo e de pesquisa bibliográfica. Por meio da aplicação de 200 questionários com consumidores idosos, buscou-se, no que tange aos objetivos, traçar o perfil do consumidor, bem como analisar se o mercado varejista de Porto Alegre - RS está preparado para atender esses consumidores. Os resultados obtidos demonstram um elevado nível de insatisfação dos consumidores da terceira idade, 54% classificam os serviços de atendimentos dos supermercados como ruim, justificando a falta de fidelização desses consumidores, no qual, 74% realizam suas compras em mais de um supermercado, situação essa, ocasionada pela falta de estratégias de marketing voltadas para os consumidores idosos.DOI: 10.18226/23190639.v2n2.04 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Exploratória de Campo; Pesquisa Bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3231 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3231/1948 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/3231/813 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/3231/814 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/3231/815 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/3231/816 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 2, n. 2 (2015); 81-107 Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 2, n. 2 (2015); 81-107 2319-0639 reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
collection |
Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ucs.br || rbgi@ucs.br |
_version_ |
1797042264385519616 |