Comportamento de compra dos consumidores em mercados de bairros de Passo Fundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vanessa Bolico da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/374
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo onde se podem avaliar as razões que levam os consumidores a comprarem em mercados de bairro, em relação a estabelecimentos do mesmo gênero e de maior porte, com maior diversificação de produtos, marcas e qualidade, comparando os mesmos, fatores que influenciam o consumidor, morador de bairro, na escolha entre comprar nos minimercados próximos à sua casa deslocar-se por maiores distâncias até os grandes supermercados localizados no centro da cidade. Também é relacionado às estratégias por parte dos donos dos seguintes mercados que fazem os mesmos não se tornarem apenas mais uma opção e sim um diferencial dos demais, no processo de fidelização de clientes, trata-se não apenas do âmbito localização, mas o contexto geral de publico alvo, perfil dos consumidores pesquisados além de segmentação, posicionamento e diferenciação de mercado. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo quantitativa e qualitativa, baseado em um roteiro previamente estabelecido, através de um questionário aplicado em consumidores de bairros da região de Passo Fundo - RS, onde não há presença de grandes mercados, contendo respostas com pontuações abrangendo variáveis que identificam os fatores que influenciam o comportamento dos consumidores, e sua opção de compra, buscando identificar, aspectos e variáveis internas e externas que fazem os mesmos possuir um diferencial perante os demais estabelecimentos. Baseando-se no trabalho aplicado a campo e na fundamentação teórica. Através das entrevistas realizadas foi possível estimar quais são os fatores relevantes para o problema sugerido.
id UPF_5e55bee8f8c7a14c944a1b7af9951efd
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/374
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2014-09-18T17:16:25Z2014-09-18T17:16:25Z2014-09-18SILVA, Vanessa Bolico da. Comportamento de compra dos consumidores em mercados de bairros de Passo Fundo. 2013. 96 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/374Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2014-09-18T17:16:25Z No. of bitstreams: 1 PF2013Vanessa_Bolico_da_Silva.pdf: 580515 bytes, checksum: 981281646a33b8ba8997d86af6324250 (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-18T17:16:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2013Vanessa_Bolico_da_Silva.pdf: 580515 bytes, checksum: 981281646a33b8ba8997d86af6324250 (MD5)Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo onde se podem avaliar as razões que levam os consumidores a comprarem em mercados de bairro, em relação a estabelecimentos do mesmo gênero e de maior porte, com maior diversificação de produtos, marcas e qualidade, comparando os mesmos, fatores que influenciam o consumidor, morador de bairro, na escolha entre comprar nos minimercados próximos à sua casa deslocar-se por maiores distâncias até os grandes supermercados localizados no centro da cidade. Também é relacionado às estratégias por parte dos donos dos seguintes mercados que fazem os mesmos não se tornarem apenas mais uma opção e sim um diferencial dos demais, no processo de fidelização de clientes, trata-se não apenas do âmbito localização, mas o contexto geral de publico alvo, perfil dos consumidores pesquisados além de segmentação, posicionamento e diferenciação de mercado. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo quantitativa e qualitativa, baseado em um roteiro previamente estabelecido, através de um questionário aplicado em consumidores de bairros da região de Passo Fundo - RS, onde não há presença de grandes mercados, contendo respostas com pontuações abrangendo variáveis que identificam os fatores que influenciam o comportamento dos consumidores, e sua opção de compra, buscando identificar, aspectos e variáveis internas e externas que fazem os mesmos possuir um diferencial perante os demais estabelecimentos. Baseando-se no trabalho aplicado a campo e na fundamentação teórica. Através das entrevistas realizadas foi possível estimar quais são os fatores relevantes para o problema sugerido.porAdministraçãoComportamento do consumidorMarketingComportamento de compra dos consumidores em mercados de bairros de Passo Fundoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisTeixeira, Micheline M.Silva, Vanessa Bolico dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINALPF2013Vanessa_Bolico_da_Silva.pdfPF2013Vanessa_Bolico_da_Silva.pdfMonografia Vanessa Bolico da Silvaapplication/pdf580515http://localhost:8080/bitstream/riupf/374/1/PF2013Vanessa_Bolico_da_Silva.pdf981281646a33b8ba8997d86af6324250MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/bitstream/riupf/374/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riupf/3742017-05-26 09:53:56.012oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-05-26T12:53:56Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comportamento de compra dos consumidores em mercados de bairros de Passo Fundo
title Comportamento de compra dos consumidores em mercados de bairros de Passo Fundo
spellingShingle Comportamento de compra dos consumidores em mercados de bairros de Passo Fundo
Silva, Vanessa Bolico da
Administração
Comportamento do consumidor
Marketing
title_short Comportamento de compra dos consumidores em mercados de bairros de Passo Fundo
title_full Comportamento de compra dos consumidores em mercados de bairros de Passo Fundo
title_fullStr Comportamento de compra dos consumidores em mercados de bairros de Passo Fundo
title_full_unstemmed Comportamento de compra dos consumidores em mercados de bairros de Passo Fundo
title_sort Comportamento de compra dos consumidores em mercados de bairros de Passo Fundo
author Silva, Vanessa Bolico da
author_facet Silva, Vanessa Bolico da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Teixeira, Micheline M.
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vanessa Bolico da
contributor_str_mv Teixeira, Micheline M.
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Comportamento do consumidor
Marketing
topic Administração
Comportamento do consumidor
Marketing
description Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo onde se podem avaliar as razões que levam os consumidores a comprarem em mercados de bairro, em relação a estabelecimentos do mesmo gênero e de maior porte, com maior diversificação de produtos, marcas e qualidade, comparando os mesmos, fatores que influenciam o consumidor, morador de bairro, na escolha entre comprar nos minimercados próximos à sua casa deslocar-se por maiores distâncias até os grandes supermercados localizados no centro da cidade. Também é relacionado às estratégias por parte dos donos dos seguintes mercados que fazem os mesmos não se tornarem apenas mais uma opção e sim um diferencial dos demais, no processo de fidelização de clientes, trata-se não apenas do âmbito localização, mas o contexto geral de publico alvo, perfil dos consumidores pesquisados além de segmentação, posicionamento e diferenciação de mercado. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo quantitativa e qualitativa, baseado em um roteiro previamente estabelecido, através de um questionário aplicado em consumidores de bairros da região de Passo Fundo - RS, onde não há presença de grandes mercados, contendo respostas com pontuações abrangendo variáveis que identificam os fatores que influenciam o comportamento dos consumidores, e sua opção de compra, buscando identificar, aspectos e variáveis internas e externas que fazem os mesmos possuir um diferencial perante os demais estabelecimentos. Baseando-se no trabalho aplicado a campo e na fundamentação teórica. Através das entrevistas realizadas foi possível estimar quais são os fatores relevantes para o problema sugerido.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-18T17:16:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-09-18T17:16:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Vanessa Bolico da. Comportamento de compra dos consumidores em mercados de bairros de Passo Fundo. 2013. 96 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/374
identifier_str_mv SILVA, Vanessa Bolico da. Comportamento de compra dos consumidores em mercados de bairros de Passo Fundo. 2013. 96 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/374/1/PF2013Vanessa_Bolico_da_Silva.pdf
http://localhost:8080/bitstream/riupf/374/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 981281646a33b8ba8997d86af6324250
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492609343127552