A "Frágua do Amor", de Gil Vicente: a questão do si mesmo como outro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eyler (PUC-RJ), Flávia Maria Schlee
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antares (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3370
Resumo: O trabalho pretende apresentar uma leitura da tragicomédia vicentina, a Frágua do Amor (1525), através da variabilidade das identidades desejadas por alguns de seus personagens, o que, do nosso ponto de vista, traz novas reflexões sobre o lugar do homem em um mundo em mutação como o do Renascimento, até então garantido exclusivamente pela cosmovisão medieval. Nesse caso, o conceito de identidade narrativa, elaborado por Paul Ricoeur, parece-nos adequado, na medida em que aponta novas possibilidades que se ligam a outras compreensões do tempo vivido e do tempo narrado. O teatro de corte torna-se, então, um lugar privilegiado para a percepção de sonhadas alternativas.
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