LINGUAGEM E PODER NO TEATRO DE GIL VICENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
DOI: | 10.22456/2236-6385.50206 |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50206 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo elege Gil Vicente, poeta da corte portuguesa no século XVI, como objeto, e trabalha no sentido de situá-lo enquanto alguém que desvenda através da criação de um imaginário, um mundo em que a realidade social encontra-se cada vez mais aberta às ações e interpretações humanas. O teatro vicentino faz parte de um Estado que é espetáculo e que colabora para a consolidação de seu poder ao sedimentar uma linguagem que é a contra face do mesmo espetáculo. Através de suas sátiras, farsas, tragicomédias e obras de devoção, o poeta explora as possibilidades da tradição e apresenta um mundo às avessas. |
id |
UFRGS-12_b70fe683a518dfe541595d0bb743cb33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/50206 |
network_acronym_str |
UFRGS-12 |
network_name_str |
Cadernos do IL (Online) |
spelling |
LINGUAGEM E PODER NO TEATRO DE GIL VICENTEPalavras chaveGil Vicentepoderlinguagemimaginárioteatro. RESUMO: Este artigo elege Gil Vicente, poeta da corte portuguesa no século XVI, como objeto, e trabalha no sentido de situá-lo enquanto alguém que desvenda através da criação de um imaginário, um mundo em que a realidade social encontra-se cada vez mais aberta às ações e interpretações humanas. O teatro vicentino faz parte de um Estado que é espetáculo e que colabora para a consolidação de seu poder ao sedimentar uma linguagem que é a contra face do mesmo espetáculo. Através de suas sátiras, farsas, tragicomédias e obras de devoção, o poeta explora as possibilidades da tradição e apresenta um mundo às avessas. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2015-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/5020610.22456/2236-6385.50206Cadernos do IL; n. 49 (2014); 159-1752236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50206/pdf_35Eyler, Flavia Maria Schleeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-26T19:01:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/50206Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2015-01-26T19:01:20Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LINGUAGEM E PODER NO TEATRO DE GIL VICENTE |
title |
LINGUAGEM E PODER NO TEATRO DE GIL VICENTE |
spellingShingle |
LINGUAGEM E PODER NO TEATRO DE GIL VICENTE LINGUAGEM E PODER NO TEATRO DE GIL VICENTE Eyler, Flavia Maria Schlee Palavras chave Gil Vicente poder linguagem imaginário teatro. Eyler, Flavia Maria Schlee Palavras chave Gil Vicente poder linguagem imaginário teatro. |
title_short |
LINGUAGEM E PODER NO TEATRO DE GIL VICENTE |
title_full |
LINGUAGEM E PODER NO TEATRO DE GIL VICENTE |
title_fullStr |
LINGUAGEM E PODER NO TEATRO DE GIL VICENTE LINGUAGEM E PODER NO TEATRO DE GIL VICENTE |
title_full_unstemmed |
LINGUAGEM E PODER NO TEATRO DE GIL VICENTE LINGUAGEM E PODER NO TEATRO DE GIL VICENTE |
title_sort |
LINGUAGEM E PODER NO TEATRO DE GIL VICENTE |
author |
Eyler, Flavia Maria Schlee |
author_facet |
Eyler, Flavia Maria Schlee Eyler, Flavia Maria Schlee |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eyler, Flavia Maria Schlee |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras chave Gil Vicente poder linguagem imaginário teatro. |
topic |
Palavras chave Gil Vicente poder linguagem imaginário teatro. |
description |
RESUMO: Este artigo elege Gil Vicente, poeta da corte portuguesa no século XVI, como objeto, e trabalha no sentido de situá-lo enquanto alguém que desvenda através da criação de um imaginário, um mundo em que a realidade social encontra-se cada vez mais aberta às ações e interpretações humanas. O teatro vicentino faz parte de um Estado que é espetáculo e que colabora para a consolidação de seu poder ao sedimentar uma linguagem que é a contra face do mesmo espetáculo. Através de suas sátiras, farsas, tragicomédias e obras de devoção, o poeta explora as possibilidades da tradição e apresenta um mundo às avessas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50206 10.22456/2236-6385.50206 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50206 |
identifier_str_mv |
10.22456/2236-6385.50206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50206/pdf_35 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do IL; n. 49 (2014); 159-175 2236-6385 reponame:Cadernos do IL (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Cadernos do IL (Online) |
collection |
Cadernos do IL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br |
_version_ |
1822183052256739329 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22456/2236-6385.50206 |