LINGUAGEM E PODER NO TEATRO DE GIL VICENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eyler, Flavia Maria Schlee
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50206
Resumo:                                                                            RESUMO: Este artigo elege Gil Vicente, poeta da corte portuguesa no século XVI, como objeto, e trabalha no sentido de situá-lo enquanto alguém que desvenda através da criação de um imaginário, um mundo em que a realidade social encontra-se cada vez mais aberta às ações e interpretações humanas. O teatro vicentino faz parte de um Estado que é espetáculo e que colabora para a consolidação de seu poder ao sedimentar uma linguagem que é a contra face do mesmo espetáculo. Através de suas sátiras, farsas, tragicomédias e obras de devoção, o poeta explora as possibilidades da tradição e apresenta um mundo às avessas. 
id UFRGS-12_b70fe683a518dfe541595d0bb743cb33
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/50206
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling LINGUAGEM E PODER NO TEATRO DE GIL VICENTEPalavras chaveGil Vicentepoderlinguagemimaginárioteatro.                                                                           RESUMO: Este artigo elege Gil Vicente, poeta da corte portuguesa no século XVI, como objeto, e trabalha no sentido de situá-lo enquanto alguém que desvenda através da criação de um imaginário, um mundo em que a realidade social encontra-se cada vez mais aberta às ações e interpretações humanas. O teatro vicentino faz parte de um Estado que é espetáculo e que colabora para a consolidação de seu poder ao sedimentar uma linguagem que é a contra face do mesmo espetáculo. Através de suas sátiras, farsas, tragicomédias e obras de devoção, o poeta explora as possibilidades da tradição e apresenta um mundo às avessas. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2015-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/5020610.22456/2236-6385.50206Cadernos do IL; n. 49 (2014); 159-1752236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50206/pdf_35Eyler, Flavia Maria Schleeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-26T19:01:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/50206Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2015-01-26T19:01:20Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv LINGUAGEM E PODER NO TEATRO DE GIL VICENTE
title LINGUAGEM E PODER NO TEATRO DE GIL VICENTE
spellingShingle LINGUAGEM E PODER NO TEATRO DE GIL VICENTE
Eyler, Flavia Maria Schlee
Palavras chave
Gil Vicente
poder
linguagem
imaginário
teatro.
title_short LINGUAGEM E PODER NO TEATRO DE GIL VICENTE
title_full LINGUAGEM E PODER NO TEATRO DE GIL VICENTE
title_fullStr LINGUAGEM E PODER NO TEATRO DE GIL VICENTE
title_full_unstemmed LINGUAGEM E PODER NO TEATRO DE GIL VICENTE
title_sort LINGUAGEM E PODER NO TEATRO DE GIL VICENTE
author Eyler, Flavia Maria Schlee
author_facet Eyler, Flavia Maria Schlee
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eyler, Flavia Maria Schlee
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras chave
Gil Vicente
poder
linguagem
imaginário
teatro.
topic Palavras chave
Gil Vicente
poder
linguagem
imaginário
teatro.
description                                                                            RESUMO: Este artigo elege Gil Vicente, poeta da corte portuguesa no século XVI, como objeto, e trabalha no sentido de situá-lo enquanto alguém que desvenda através da criação de um imaginário, um mundo em que a realidade social encontra-se cada vez mais aberta às ações e interpretações humanas. O teatro vicentino faz parte de um Estado que é espetáculo e que colabora para a consolidação de seu poder ao sedimentar uma linguagem que é a contra face do mesmo espetáculo. Através de suas sátiras, farsas, tragicomédias e obras de devoção, o poeta explora as possibilidades da tradição e apresenta um mundo às avessas. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50206
10.22456/2236-6385.50206
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50206
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.50206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50206/pdf_35
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 49 (2014); 159-175
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766223593930752