Os traumas transgeracionais em Maus: a história de um sobrevivente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10877 |
Resumo: | O romance gráfico Maus: a história de um sobrevivente (1991) é uma obra de não-ficção memorialista de cunho pós-moderno. Ela foi escrita e ilustrada pelo cartunista estadunidense Art Spiegelman e rememora as histórias de um personagem sobrevivente do Holocausto judeu, Vladek Spiegelman, por meio dos olhos de seu filho, Artie Spiegelman. Essas rememorações trazem à tona uma pletora de episódios relacionados diretamente aos traumas transgeracionais (MILUNESCU, 2016; JAWAID, 2018; AZEVEDO, 2019; REIS, 2019), mormente provindos dos conflitos bélicos. Desta forma, o objetivo deste artigo é o de analisar a representação dos traumas transgeracionais em Maus: a história de um sobrevivente (1991). Através da pesquisa integrativa, esse romance gráfico foi analisado por meio de umconjunto teórico acerca dos traumas transgeracionais. Como resultado,Spiegelman (1991) elabora um romance gráfico ousado e subversivo. Porum lado, ele se utiliza de vários recursos técnicos da narrativa sequencialpara amotinar os conceitos clássicos das histórias em quadrinhos.Por outro lado, ele consegue habilmente narrar as terríveis históriasdo Holocausto judeu através das diversas instanciações acerca dostraumas transgeracionais. |
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Os traumas transgeracionais em Maus: a história de um sobreviventeMaus: a história de um sobrevivente; Romance gráfico; Art Spiegelman; Narrativa sequencialO romance gráfico Maus: a história de um sobrevivente (1991) é uma obra de não-ficção memorialista de cunho pós-moderno. Ela foi escrita e ilustrada pelo cartunista estadunidense Art Spiegelman e rememora as histórias de um personagem sobrevivente do Holocausto judeu, Vladek Spiegelman, por meio dos olhos de seu filho, Artie Spiegelman. Essas rememorações trazem à tona uma pletora de episódios relacionados diretamente aos traumas transgeracionais (MILUNESCU, 2016; JAWAID, 2018; AZEVEDO, 2019; REIS, 2019), mormente provindos dos conflitos bélicos. Desta forma, o objetivo deste artigo é o de analisar a representação dos traumas transgeracionais em Maus: a história de um sobrevivente (1991). Através da pesquisa integrativa, esse romance gráfico foi analisado por meio de umconjunto teórico acerca dos traumas transgeracionais. Como resultado,Spiegelman (1991) elabora um romance gráfico ousado e subversivo. Porum lado, ele se utiliza de vários recursos técnicos da narrativa sequencialpara amotinar os conceitos clássicos das histórias em quadrinhos.Por outro lado, ele consegue habilmente narrar as terríveis históriasdo Holocausto judeu através das diversas instanciações acerca dostraumas transgeracionais.ANTARES: Letras e HumanidadesPlacido, Carlos Eduardo de Araujo2022-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10877ANTARES: Letras e Humanidades; v. 14, n. 33 (2022); 190-2161984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10877/5250Direitos autorais 2022 Carlos Eduardo de Araujo Placidoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-19T17:22:54Zoai:vkali30.ucs.br:article/10877Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2022-10-19T17:22:54Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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