Identidades Possíveis: Judeus e Nazistas, vários papéis (re)criados na história em quadrinhos Maus de Art Spigelman.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34342 |
Resumo: | Inicialmente tínhamos apenas os documentos oficiais como possibilidade de fontes de estudos históricos. Com os ANNALES e a Nova História, outros documentos foram se tornando passíveis de análises, portanto históricos também. Com a Nova História, podemos perceber que todo objeto pode se tornar passível de estudo e histórico, dependendo, é claro, das questões que lhe são propostas. O advento da Nova História Cultural abriu um novo leque de possibilidades nas correntes históricas, nos campos de pesquisa e, principalmente, em uma multiplicidade de objetos, com o auxilio de diversas novas fontes, que, até então não eram visualizadas pela história. E são com essas novas possibilidades que nos debruçaremos sobre a História em Quadrinhos MAUS (Spiegelman, 2005) e nos apropriaremos dela como nossa fonte, nosso objeto de pesquisa para perceber como se da a (re) construção das identidades de judeus e nazistas na obra. A HQ é formada de imagem e texto que se correlacionam formando uma linguagem própria e que o texto, e os discursos que nela se apresentam são a visão do autor sobre o que ele deseja falar, sendo sua interpretação a partir de seu olhar, e seus conceitos sobre o mundo. A redescoberta destas imagens pela história só aconteceu pela sua agregação com outro conceito revisto na Nova História, o da Representação, e tal como ela, a imagem, é vista como texto, nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos, poloneses não judeus são porcos e estadunidenses cachorros. Apoiando-nos nestes conceitos será possível analisarmos a HQ MAUS, e buscar ver nela como se deu a partir de sua narrativa, e seus desenhos, como aconteceu a 2° Guerra mundial a partir da visão que o autor teve deste evento tendo como fonte histórica o próprio o relato oral de seu pai, sendo este testemunha viva e sobrevivente do Holocausto nazista. MAUS ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu-polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art Spiegelman (2005). O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Foi publicado em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991, ganhou o Prêmio Pulitzer de literatura. |
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