Leitura da dramaturgia juvenil e o diálogo com as figuras de coração e encontro na peça Fedegunda, de Karen Acioly
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7819 |
Resumo: | Neste trabalho, tomamos a obra dramática juvenil intitulada Fedegunda (2015), de Karen Acioly, como objeto de estudo para refletir sobre os alcances da dramaturgia, quando pensada como literatura apropriada à leitura, pondo em evidência estudos que preveem a recepção do texto dramatúrgico por meio do texto impresso, como é o caso de Jean-Pierre Ryngaert (1996, 2013), e questionando estudos que afirmam que a dramaturgia não se presta à leitura, e sim deve cumprir com eficiência a encenação, como é o caso de Dario Fo (2011). Quanto ao texto de Acioly, teceremos considerações acerca de sua composição, estrutura e temática, revelando aproximações entre situações e elementos do enredo de Fedegunda e as figuras de coração e encontro estudadas por Roland Barthes em Fragmentos de um discurso amoroso (1981). Dessa maneira, colocamos em evidência a vocação do texto de Acioly para a leitura do texto impresso, além de demonstrarmos que a dramaturgia pode ser estudada e analisada a partir do arcabouço teórico que os demais gêneros dispõem, à medida que a dramaturgia de Acioly exposta em Fedegunda permite tecer relações diversas com Barthes e outros estudiosos. |
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Leitura da dramaturgia juvenil e o diálogo com as figuras de coração e encontro na peça Fedegunda, de Karen AciolyFedegunda, de Karen Acioly. Leitura da dramaturgia. Figuras do discurso amoroso.Neste trabalho, tomamos a obra dramática juvenil intitulada Fedegunda (2015), de Karen Acioly, como objeto de estudo para refletir sobre os alcances da dramaturgia, quando pensada como literatura apropriada à leitura, pondo em evidência estudos que preveem a recepção do texto dramatúrgico por meio do texto impresso, como é o caso de Jean-Pierre Ryngaert (1996, 2013), e questionando estudos que afirmam que a dramaturgia não se presta à leitura, e sim deve cumprir com eficiência a encenação, como é o caso de Dario Fo (2011). Quanto ao texto de Acioly, teceremos considerações acerca de sua composição, estrutura e temática, revelando aproximações entre situações e elementos do enredo de Fedegunda e as figuras de coração e encontro estudadas por Roland Barthes em Fragmentos de um discurso amoroso (1981). Dessa maneira, colocamos em evidência a vocação do texto de Acioly para a leitura do texto impresso, além de demonstrarmos que a dramaturgia pode ser estudada e analisada a partir do arcabouço teórico que os demais gêneros dispõem, à medida que a dramaturgia de Acioly exposta em Fedegunda permite tecer relações diversas com Barthes e outros estudiosos.ANTARES: Letras e HumanidadesGrazioli (URI), Fabiano Tadeu2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7819ANTARES: Letras e Humanidades; v. 11, n. 24 (2019); 179-2011984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7819/4034Direitos autorais 2019 Fabiano Tadeu Grazioliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-23T08:25:55Zoai:vkali30.ucs.br:article/7819Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2019-12-23T08:25:55Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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