Leitura da dramaturgia juvenil e o diálogo com as figuras de coração e encontro na peça Fedegunda, de Karen Acioly

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grazioli (URI), Fabiano Tadeu
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antares (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7819
Resumo: Neste trabalho, tomamos a obra dramática juvenil intitulada Fedegunda (2015), de Karen Acioly, como objeto de estudo para refletir sobre os alcances da dramaturgia, quando pensada como literatura apropriada à leitura, pondo em evidência estudos que preveem a recepção do texto dramatúrgico por meio do texto impresso, como é o caso de Jean-Pierre Ryngaert (1996, 2013), e questionando estudos que afirmam que a dramaturgia não se presta à leitura, e sim deve cumprir com eficiência a encenação, como é o caso de Dario Fo (2011). Quanto ao texto de Acioly, teceremos considerações acerca de sua composição, estrutura e temática, revelando aproximações entre situações e elementos do enredo de Fedegunda e as figuras de coração e encontro estudadas por Roland Barthes em Fragmentos de um discurso amoroso (1981). Dessa maneira, colocamos em evidência a vocação do texto de Acioly para a leitura do texto impresso, além de demonstrarmos que a dramaturgia pode ser estudada e analisada a partir do arcabouço teórico que os demais gêneros dispõem, à medida que a dramaturgia de Acioly exposta em Fedegunda permite tecer relações diversas com Barthes e outros estudiosos.
id UCS-2_8a99fad44a27ba467958f0bdcbaf79cf
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/7819
network_acronym_str UCS-2
network_name_str Antares (Caxias do Sul)
repository_id_str
spelling Leitura da dramaturgia juvenil e o diálogo com as figuras de coração e encontro na peça Fedegunda, de Karen AciolyFedegunda, de Karen Acioly. Leitura da dramaturgia. Figuras do discurso amoroso.Neste trabalho, tomamos a obra dramática juvenil intitulada Fedegunda (2015), de Karen Acioly, como objeto de estudo para refletir sobre os alcances da dramaturgia, quando pensada como literatura apropriada à leitura, pondo em evidência estudos que preveem a recepção do texto dramatúrgico por meio do texto impresso, como é o caso de Jean-Pierre Ryngaert (1996, 2013), e questionando estudos que afirmam que a dramaturgia não se presta à leitura, e sim deve cumprir com eficiência a encenação, como é o caso de Dario Fo (2011). Quanto ao texto de Acioly, teceremos considerações acerca de sua composição, estrutura e temática, revelando aproximações entre situações e elementos do enredo de Fedegunda e as figuras de coração e encontro estudadas por Roland Barthes em Fragmentos de um discurso amoroso (1981). Dessa maneira, colocamos em evidência a vocação do texto de Acioly para a leitura do texto impresso, além de demonstrarmos que a dramaturgia pode ser estudada e analisada a partir do arcabouço teórico que os demais gêneros dispõem, à medida que a dramaturgia de Acioly exposta em Fedegunda permite tecer relações diversas com Barthes e outros estudiosos.ANTARES: Letras e HumanidadesGrazioli (URI), Fabiano Tadeu2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7819ANTARES: Letras e Humanidades; v. 11, n. 24 (2019); 179-2011984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7819/4034Direitos autorais 2019 Fabiano Tadeu Grazioliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-23T08:25:55Zoai:vkali30.ucs.br:article/7819Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2019-12-23T08:25:55Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura da dramaturgia juvenil e o diálogo com as figuras de coração e encontro na peça Fedegunda, de Karen Acioly
title Leitura da dramaturgia juvenil e o diálogo com as figuras de coração e encontro na peça Fedegunda, de Karen Acioly
spellingShingle Leitura da dramaturgia juvenil e o diálogo com as figuras de coração e encontro na peça Fedegunda, de Karen Acioly
Grazioli (URI), Fabiano Tadeu
Fedegunda, de Karen Acioly. Leitura da dramaturgia. Figuras do discurso amoroso.
title_short Leitura da dramaturgia juvenil e o diálogo com as figuras de coração e encontro na peça Fedegunda, de Karen Acioly
title_full Leitura da dramaturgia juvenil e o diálogo com as figuras de coração e encontro na peça Fedegunda, de Karen Acioly
title_fullStr Leitura da dramaturgia juvenil e o diálogo com as figuras de coração e encontro na peça Fedegunda, de Karen Acioly
title_full_unstemmed Leitura da dramaturgia juvenil e o diálogo com as figuras de coração e encontro na peça Fedegunda, de Karen Acioly
title_sort Leitura da dramaturgia juvenil e o diálogo com as figuras de coração e encontro na peça Fedegunda, de Karen Acioly
author Grazioli (URI), Fabiano Tadeu
author_facet Grazioli (URI), Fabiano Tadeu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Grazioli (URI), Fabiano Tadeu
dc.subject.por.fl_str_mv Fedegunda, de Karen Acioly. Leitura da dramaturgia. Figuras do discurso amoroso.
topic Fedegunda, de Karen Acioly. Leitura da dramaturgia. Figuras do discurso amoroso.
description Neste trabalho, tomamos a obra dramática juvenil intitulada Fedegunda (2015), de Karen Acioly, como objeto de estudo para refletir sobre os alcances da dramaturgia, quando pensada como literatura apropriada à leitura, pondo em evidência estudos que preveem a recepção do texto dramatúrgico por meio do texto impresso, como é o caso de Jean-Pierre Ryngaert (1996, 2013), e questionando estudos que afirmam que a dramaturgia não se presta à leitura, e sim deve cumprir com eficiência a encenação, como é o caso de Dario Fo (2011). Quanto ao texto de Acioly, teceremos considerações acerca de sua composição, estrutura e temática, revelando aproximações entre situações e elementos do enredo de Fedegunda e as figuras de coração e encontro estudadas por Roland Barthes em Fragmentos de um discurso amoroso (1981). Dessa maneira, colocamos em evidência a vocação do texto de Acioly para a leitura do texto impresso, além de demonstrarmos que a dramaturgia pode ser estudada e analisada a partir do arcabouço teórico que os demais gêneros dispõem, à medida que a dramaturgia de Acioly exposta em Fedegunda permite tecer relações diversas com Barthes e outros estudiosos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7819
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7819/4034
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Fabiano Tadeu Grazioli
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Fabiano Tadeu Grazioli
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades; v. 11, n. 24 (2019); 179-201
1984-4921
reponame:Antares (Caxias do Sul)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Antares (Caxias do Sul)
collection Antares (Caxias do Sul)
repository.name.fl_str_mv Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br
_version_ 1750315218027675648