Da somática do corpo ao corpo escolarizado: por um diálogo revisitado entre diversidade e sexualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9833 |
Resumo: | Neste artigo, busca-se refletir sobre discurso, escola e diversidade, observando como a sexualidade é compreendida a partir da análise de uma capa da revista Nova Escola, publicada em fevereiro de 2015, com a indagação: Vamos falar sobre ele?. O enunciado, ilustrado pela imagem de um menino vestido de princesa, quebrou mais um silêncio e convocou a esfera escolar a discutir as identidades que nela transitam. Dessarte, é uma reflexão à luz da Análise do Discurso francesa e dos conceitos situados em seu escopo interdisciplinar, remissivos aos sentidos que definem a sexualidade e as identidades de gênero. Com abordagem qualitativa de análise documental, este estudo se propõe a entender como as diferenças que definiram o corpo sexuado ressignificam-se e interpelam uma pedagogia da sexualidade historicamente imposta aos sujeitos. |
id |
UCS-2_9c9a32a1c7dadea84d7c6c3258339d6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/9833 |
network_acronym_str |
UCS-2 |
network_name_str |
Antares (Caxias do Sul) |
repository_id_str |
|
spelling |
Da somática do corpo ao corpo escolarizado: por um diálogo revisitado entre diversidade e sexualidadeDiscurso; Escola; Diversidade; Sexualidade.Neste artigo, busca-se refletir sobre discurso, escola e diversidade, observando como a sexualidade é compreendida a partir da análise de uma capa da revista Nova Escola, publicada em fevereiro de 2015, com a indagação: Vamos falar sobre ele?. O enunciado, ilustrado pela imagem de um menino vestido de princesa, quebrou mais um silêncio e convocou a esfera escolar a discutir as identidades que nela transitam. Dessarte, é uma reflexão à luz da Análise do Discurso francesa e dos conceitos situados em seu escopo interdisciplinar, remissivos aos sentidos que definem a sexualidade e as identidades de gênero. Com abordagem qualitativa de análise documental, este estudo se propõe a entender como as diferenças que definiram o corpo sexuado ressignificam-se e interpelam uma pedagogia da sexualidade historicamente imposta aos sujeitos.ANTARES: Letras e HumanidadesLima, Fernanda Fernandes Pimenta de AlmeidaSouza, Sérgio Rodrigo de2021-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9833ANTARES: Letras e Humanidades; v. 13, n. 30 (2021); 149-1681984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9833/4745Direitos autorais 2021 Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima, Sérgio Rodrigo de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-06T16:54:08Zoai:vkali30.ucs.br:article/9833Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2021-10-06T16:54:08Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da somática do corpo ao corpo escolarizado: por um diálogo revisitado entre diversidade e sexualidade |
title |
Da somática do corpo ao corpo escolarizado: por um diálogo revisitado entre diversidade e sexualidade |
spellingShingle |
Da somática do corpo ao corpo escolarizado: por um diálogo revisitado entre diversidade e sexualidade Lima, Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Discurso; Escola; Diversidade; Sexualidade. |
title_short |
Da somática do corpo ao corpo escolarizado: por um diálogo revisitado entre diversidade e sexualidade |
title_full |
Da somática do corpo ao corpo escolarizado: por um diálogo revisitado entre diversidade e sexualidade |
title_fullStr |
Da somática do corpo ao corpo escolarizado: por um diálogo revisitado entre diversidade e sexualidade |
title_full_unstemmed |
Da somática do corpo ao corpo escolarizado: por um diálogo revisitado entre diversidade e sexualidade |
title_sort |
Da somática do corpo ao corpo escolarizado: por um diálogo revisitado entre diversidade e sexualidade |
author |
Lima, Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida |
author_facet |
Lima, Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Souza, Sérgio Rodrigo de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Sérgio Rodrigo de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Souza, Sérgio Rodrigo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso; Escola; Diversidade; Sexualidade. |
topic |
Discurso; Escola; Diversidade; Sexualidade. |
description |
Neste artigo, busca-se refletir sobre discurso, escola e diversidade, observando como a sexualidade é compreendida a partir da análise de uma capa da revista Nova Escola, publicada em fevereiro de 2015, com a indagação: Vamos falar sobre ele?. O enunciado, ilustrado pela imagem de um menino vestido de princesa, quebrou mais um silêncio e convocou a esfera escolar a discutir as identidades que nela transitam. Dessarte, é uma reflexão à luz da Análise do Discurso francesa e dos conceitos situados em seu escopo interdisciplinar, remissivos aos sentidos que definem a sexualidade e as identidades de gênero. Com abordagem qualitativa de análise documental, este estudo se propõe a entender como as diferenças que definiram o corpo sexuado ressignificam-se e interpelam uma pedagogia da sexualidade historicamente imposta aos sujeitos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9833 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9833/4745 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima, Sérgio Rodrigo de Souza info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima, Sérgio Rodrigo de Souza |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANTARES: Letras e Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
ANTARES: Letras e Humanidades |
dc.source.none.fl_str_mv |
ANTARES: Letras e Humanidades; v. 13, n. 30 (2021); 149-168 1984-4921 reponame:Antares (Caxias do Sul) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Antares (Caxias do Sul) |
collection |
Antares (Caxias do Sul) |
repository.name.fl_str_mv |
Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br |
_version_ |
1750315216857464832 |