Da somática do corpo ao corpo escolarizado: por um diálogo revisitado entre diversidade e sexualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Sérgio Rodrigo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antares (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9833
Resumo: Neste artigo, busca-se refletir sobre discurso, escola e diversidade, observando como a sexualidade é compreendida a partir da análise de uma capa da revista Nova Escola, publicada em fevereiro de 2015, com a indagação: Vamos falar sobre ele?. O enunciado, ilustrado pela imagem de um menino vestido de princesa, quebrou mais um silêncio e convocou a esfera escolar a discutir as identidades que nela transitam. Dessarte, é uma reflexão à luz da Análise do Discurso francesa e dos conceitos situados em seu escopo interdisciplinar, remissivos aos sentidos que definem a sexualidade e as identidades de gênero. Com abordagem qualitativa de análise documental, este estudo se propõe a entender como as diferenças que definiram o corpo sexuado ressignificam-se e interpelam uma pedagogia da sexualidade historicamente imposta aos sujeitos.
id UCS-2_9c9a32a1c7dadea84d7c6c3258339d6d
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/9833
network_acronym_str UCS-2
network_name_str Antares (Caxias do Sul)
repository_id_str
spelling Da somática do corpo ao corpo escolarizado: por um diálogo revisitado entre diversidade e sexualidadeDiscurso; Escola; Diversidade; Sexualidade.Neste artigo, busca-se refletir sobre discurso, escola e diversidade, observando como a sexualidade é compreendida a partir da análise de uma capa da revista Nova Escola, publicada em fevereiro de 2015, com a indagação: Vamos falar sobre ele?. O enunciado, ilustrado pela imagem de um menino vestido de princesa, quebrou mais um silêncio e convocou a esfera escolar a discutir as identidades que nela transitam. Dessarte, é uma reflexão à luz da Análise do Discurso francesa e dos conceitos situados em seu escopo interdisciplinar, remissivos aos sentidos que definem a sexualidade e as identidades de gênero. Com abordagem qualitativa de análise documental, este estudo se propõe a entender como as diferenças que definiram o corpo sexuado ressignificam-se e interpelam uma pedagogia da sexualidade historicamente imposta aos sujeitos.ANTARES: Letras e HumanidadesLima, Fernanda Fernandes Pimenta de AlmeidaSouza, Sérgio Rodrigo de2021-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9833ANTARES: Letras e Humanidades; v. 13, n. 30 (2021); 149-1681984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9833/4745Direitos autorais 2021 Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima, Sérgio Rodrigo de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-06T16:54:08Zoai:vkali30.ucs.br:article/9833Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2021-10-06T16:54:08Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Da somática do corpo ao corpo escolarizado: por um diálogo revisitado entre diversidade e sexualidade
title Da somática do corpo ao corpo escolarizado: por um diálogo revisitado entre diversidade e sexualidade
spellingShingle Da somática do corpo ao corpo escolarizado: por um diálogo revisitado entre diversidade e sexualidade
Lima, Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida
Discurso; Escola; Diversidade; Sexualidade.
title_short Da somática do corpo ao corpo escolarizado: por um diálogo revisitado entre diversidade e sexualidade
title_full Da somática do corpo ao corpo escolarizado: por um diálogo revisitado entre diversidade e sexualidade
title_fullStr Da somática do corpo ao corpo escolarizado: por um diálogo revisitado entre diversidade e sexualidade
title_full_unstemmed Da somática do corpo ao corpo escolarizado: por um diálogo revisitado entre diversidade e sexualidade
title_sort Da somática do corpo ao corpo escolarizado: por um diálogo revisitado entre diversidade e sexualidade
author Lima, Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida
author_facet Lima, Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida
Souza, Sérgio Rodrigo de
author_role author
author2 Souza, Sérgio Rodrigo de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida
Souza, Sérgio Rodrigo de
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso; Escola; Diversidade; Sexualidade.
topic Discurso; Escola; Diversidade; Sexualidade.
description Neste artigo, busca-se refletir sobre discurso, escola e diversidade, observando como a sexualidade é compreendida a partir da análise de uma capa da revista Nova Escola, publicada em fevereiro de 2015, com a indagação: Vamos falar sobre ele?. O enunciado, ilustrado pela imagem de um menino vestido de princesa, quebrou mais um silêncio e convocou a esfera escolar a discutir as identidades que nela transitam. Dessarte, é uma reflexão à luz da Análise do Discurso francesa e dos conceitos situados em seu escopo interdisciplinar, remissivos aos sentidos que definem a sexualidade e as identidades de gênero. Com abordagem qualitativa de análise documental, este estudo se propõe a entender como as diferenças que definiram o corpo sexuado ressignificam-se e interpelam uma pedagogia da sexualidade historicamente imposta aos sujeitos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9833
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9833/4745
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima, Sérgio Rodrigo de Souza
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima, Sérgio Rodrigo de Souza
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades; v. 13, n. 30 (2021); 149-168
1984-4921
reponame:Antares (Caxias do Sul)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Antares (Caxias do Sul)
collection Antares (Caxias do Sul)
repository.name.fl_str_mv Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br
_version_ 1750315216857464832