Para além do gameplay: a compreensão dos jogos eletrônicos enquanto artefatos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Eduardo Lorini
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Backes, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antares (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9054
Resumo: Os jogos eletrônicos fazem parte da cultura social. Neste artigo, identificamos as características destes jogos a partir de uma pesquisa-ação realizada em contexto educacional, verificando neles a atribuição do conceito de artefato conforme Rabardel (1995), refletindo sobre a seguinte problemática: Quais as características dos jogos eletrônicos que potencializam neles a condição de artefatos? Assim, conceituamos artefato e contextualizamos as características de interatividade, ludicidade, imersão e ação cognitiva nos jogos eletrônicos a partir de três jogos utilizados por estudantes do ensino fundamental. Concluímos com a identificação de que tais características desenvolvem a ação cognitiva dos jogadores em diferentes tempos e espaços na narrativa, configurando os jogos eletrônicos como artefatos.
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