Gameplay as an effect of tuning in a ludic attunement: a phenomenological approach to Ingress

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Breno Maciel Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/152957
Resumo: Este artigo propõe abordar a experiência de jogo como efeito do que chamamos de tonalidade afetiva lúdica para caracterizar, especificamente, o modo como nos relacionamos com o fenômeno lúdico e a sua manifestação na forma de jogo como uma possiblidade de relação do ser-no-mundo com o mundo vivido. A abordagem teórica foi aplicada empiricamente no jogo Ingress, jogo voltado a dispositivos móveis e que se desenvolve no contexto urbano. Os resultados encontrados permitem identificar, como efeito da afinação na tonalidade afetiva lúdica no game em questão, uma forte presença de sua cosmologia em situações nas quais os(as) jogadores(as) não estão efetivamente jogando. Isso indica que a narrativa e o gameplay do Ingress transformam a experiência espacial e urbana desses sujeitos.
id USP-70_28d2274f12c93dd131e8f54023fc018c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/152957
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
repository_id_str
spelling Gameplay as an effect of tuning in a ludic attunement: a phenomenological approach to IngressA experiência de jogo como efeito da afinação do(a) jogador(a) na tonalidade afetiva (Stimmung) lúdica: uma abordagem fenomenológica do IngressGame experienceLudic attunementIngressGame studiesExperiência de jogoTonalidade afetiva lúdicaIngressGame studiesEste artigo propõe abordar a experiência de jogo como efeito do que chamamos de tonalidade afetiva lúdica para caracterizar, especificamente, o modo como nos relacionamos com o fenômeno lúdico e a sua manifestação na forma de jogo como uma possiblidade de relação do ser-no-mundo com o mundo vivido. A abordagem teórica foi aplicada empiricamente no jogo Ingress, jogo voltado a dispositivos móveis e que se desenvolve no contexto urbano. Os resultados encontrados permitem identificar, como efeito da afinação na tonalidade afetiva lúdica no game em questão, uma forte presença de sua cosmologia em situações nas quais os(as) jogadores(as) não estão efetivamente jogando. Isso indica que a narrativa e o gameplay do Ingress transformam a experiência espacial e urbana desses sujeitos.This paper proposes a phenomenological approach to the gaming experience as an effect of what we call ludic attunement or ludic Stimmung to describe how players relate themselves to the ludic phenomenon and games as the potential relationship between being-in-the-world and experiencing the world. The theoretical approach was applied in a game called Ingress, which is played in mobile devices within an urban context. The results showed a strong presence of the game’s cosmology as an effect of attunement in a ludic Stimmung, even during situations where players are not effectively playing, which indicates that Ingress’ narrative and gameplay transform the users’ urban and spatial experience.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2019-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/15295710.11606/issn.1982-8160.v13i3p229-253MATRIZes; v. 13 n. 3 (2019); 229-253MATRIZes; Vol. 13 No 3 (2019); 229-253MATRIZes; V. 13 N. 3 (2019); 229-253MATRIZes; Vol. 13 No. 3 (2019); 229-253MATRIZes; Vol. 13 Núm. 3 (2019); 229-2531982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/152957/155840https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/152957/158552http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Breno Maciel Souza2020-06-01T13:04:35Zoai:revistas.usp.br:article/152957Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:36.345131Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gameplay as an effect of tuning in a ludic attunement: a phenomenological approach to Ingress
A experiência de jogo como efeito da afinação do(a) jogador(a) na tonalidade afetiva (Stimmung) lúdica: uma abordagem fenomenológica do Ingress
title Gameplay as an effect of tuning in a ludic attunement: a phenomenological approach to Ingress
spellingShingle Gameplay as an effect of tuning in a ludic attunement: a phenomenological approach to Ingress
Reis, Breno Maciel Souza
Game experience
Ludic attunement
Ingress
Game studies
Experiência de jogo
Tonalidade afetiva lúdica
Ingress
Game studies
title_short Gameplay as an effect of tuning in a ludic attunement: a phenomenological approach to Ingress
title_full Gameplay as an effect of tuning in a ludic attunement: a phenomenological approach to Ingress
title_fullStr Gameplay as an effect of tuning in a ludic attunement: a phenomenological approach to Ingress
title_full_unstemmed Gameplay as an effect of tuning in a ludic attunement: a phenomenological approach to Ingress
title_sort Gameplay as an effect of tuning in a ludic attunement: a phenomenological approach to Ingress
author Reis, Breno Maciel Souza
author_facet Reis, Breno Maciel Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Breno Maciel Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Game experience
Ludic attunement
Ingress
Game studies
Experiência de jogo
Tonalidade afetiva lúdica
Ingress
Game studies
topic Game experience
Ludic attunement
Ingress
Game studies
Experiência de jogo
Tonalidade afetiva lúdica
Ingress
Game studies
description Este artigo propõe abordar a experiência de jogo como efeito do que chamamos de tonalidade afetiva lúdica para caracterizar, especificamente, o modo como nos relacionamos com o fenômeno lúdico e a sua manifestação na forma de jogo como uma possiblidade de relação do ser-no-mundo com o mundo vivido. A abordagem teórica foi aplicada empiricamente no jogo Ingress, jogo voltado a dispositivos móveis e que se desenvolve no contexto urbano. Os resultados encontrados permitem identificar, como efeito da afinação na tonalidade afetiva lúdica no game em questão, uma forte presença de sua cosmologia em situações nas quais os(as) jogadores(as) não estão efetivamente jogando. Isso indica que a narrativa e o gameplay do Ingress transformam a experiência espacial e urbana desses sujeitos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/152957
10.11606/issn.1982-8160.v13i3p229-253
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/152957
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v13i3p229-253
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/152957/155840
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/152957/158552
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; v. 13 n. 3 (2019); 229-253
MATRIZes; Vol. 13 No 3 (2019); 229-253
MATRIZes; V. 13 N. 3 (2019); 229-253
MATRIZes; Vol. 13 No. 3 (2019); 229-253
MATRIZes; Vol. 13 Núm. 3 (2019); 229-253
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1797051315217498112