Gameplay as an effect of tuning in a ludic attunement: a phenomenological approach to Ingress
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/152957 |
Resumo: | Este artigo propõe abordar a experiência de jogo como efeito do que chamamos de tonalidade afetiva lúdica para caracterizar, especificamente, o modo como nos relacionamos com o fenômeno lúdico e a sua manifestação na forma de jogo como uma possiblidade de relação do ser-no-mundo com o mundo vivido. A abordagem teórica foi aplicada empiricamente no jogo Ingress, jogo voltado a dispositivos móveis e que se desenvolve no contexto urbano. Os resultados encontrados permitem identificar, como efeito da afinação na tonalidade afetiva lúdica no game em questão, uma forte presença de sua cosmologia em situações nas quais os(as) jogadores(as) não estão efetivamente jogando. Isso indica que a narrativa e o gameplay do Ingress transformam a experiência espacial e urbana desses sujeitos. |
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Gameplay as an effect of tuning in a ludic attunement: a phenomenological approach to IngressA experiência de jogo como efeito da afinação do(a) jogador(a) na tonalidade afetiva (Stimmung) lúdica: uma abordagem fenomenológica do IngressGame experienceLudic attunementIngressGame studiesExperiência de jogoTonalidade afetiva lúdicaIngressGame studiesEste artigo propõe abordar a experiência de jogo como efeito do que chamamos de tonalidade afetiva lúdica para caracterizar, especificamente, o modo como nos relacionamos com o fenômeno lúdico e a sua manifestação na forma de jogo como uma possiblidade de relação do ser-no-mundo com o mundo vivido. A abordagem teórica foi aplicada empiricamente no jogo Ingress, jogo voltado a dispositivos móveis e que se desenvolve no contexto urbano. Os resultados encontrados permitem identificar, como efeito da afinação na tonalidade afetiva lúdica no game em questão, uma forte presença de sua cosmologia em situações nas quais os(as) jogadores(as) não estão efetivamente jogando. Isso indica que a narrativa e o gameplay do Ingress transformam a experiência espacial e urbana desses sujeitos.This paper proposes a phenomenological approach to the gaming experience as an effect of what we call ludic attunement or ludic Stimmung to describe how players relate themselves to the ludic phenomenon and games as the potential relationship between being-in-the-world and experiencing the world. The theoretical approach was applied in a game called Ingress, which is played in mobile devices within an urban context. The results showed a strong presence of the game’s cosmology as an effect of attunement in a ludic Stimmung, even during situations where players are not effectively playing, which indicates that Ingress’ narrative and gameplay transform the users’ urban and spatial experience.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2019-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/15295710.11606/issn.1982-8160.v13i3p229-253MATRIZes; v. 13 n. 3 (2019); 229-253MATRIZes; Vol. 13 No 3 (2019); 229-253MATRIZes; V. 13 N. 3 (2019); 229-253MATRIZes; Vol. 13 No. 3 (2019); 229-253MATRIZes; Vol. 13 Núm. 3 (2019); 229-2531982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/152957/155840https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/152957/158552http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Breno Maciel Souza2020-06-01T13:04:35Zoai:revistas.usp.br:article/152957Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:36.345131Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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