Jogar Geografia e aprender com jogos eletrônicos: potências e impotências, tentativas de movimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brustulin, Felipe Seitenfus
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205249
Resumo: A presente pesquisa explora os movimentos da tentativa de integração de uma geografia escolar e a tecnologia, dentro do contexto de jogos eletrônicos. Uma vez que não podemos deixar à margem de nossas reflexões que o espaço escolar vem se modificando, juntamente com seus indivíduos, em resposta a uma sociedade em crescente interação com ferramentas tecnológicas. É importante ressaltar que esse tipo de ferramenta, apesar de não ter sua elaboração voltada ao ensino pode compor uma possibilidade interessante para ser explorada pelos professores, em especial de geografia. Apesar de ser fácil perceber algumas barreiras para a sua aplicação. Neste estudo organizamos grupos focais compostos por estudantes do curso de geografia, licenciatura e bacharelado, o que possibilitou o levantamento de dados, qualitativos e quantitativos, para compor a interface de abordagem dos métodos mistos. Utilizando a aplicação da aula planejada como contextualização e ferramenta para motivar a reflexão e o debate. Algumas questões emergiram durante a análise das reflexões e dados como a dificuldade de alguns participantes com a utilização do computador, a importância da inclusão digital e a possibilidade de trabalhar a geografia integrada a essa ferramenta. Como resultado dessas tentativas de movimentos e suas indissociáveis regressões e avanços é proposto um modelo para a reflexão a cerca da elaboração de praticas semelhantes a essa. Considerando os recursos tecnológicos, os recursos humanos e o planejamento como um sistema, esse que ressalta a importância de pensar quais as melhores ferramentas (jogos) que se adequam à realidade tecnológica da escola e à disponibilidade de tempo do professor. Por fim, é ressaltada a importância do olhar para esse tema pelos professores de geografia, uma vez que é nítido que necessitamos construir outras formas de inserção de tecnologias e novos rumos da geografia escolar.
id UFRGS-2_8af0f0228ed274daeadc323bcf3ba067
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205249
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brustulin, Felipe SeitenfusFreitas, Marcos Wellausen Dias de2020-01-31T04:13:26Z2019http://hdl.handle.net/10183/205249001111129A presente pesquisa explora os movimentos da tentativa de integração de uma geografia escolar e a tecnologia, dentro do contexto de jogos eletrônicos. Uma vez que não podemos deixar à margem de nossas reflexões que o espaço escolar vem se modificando, juntamente com seus indivíduos, em resposta a uma sociedade em crescente interação com ferramentas tecnológicas. É importante ressaltar que esse tipo de ferramenta, apesar de não ter sua elaboração voltada ao ensino pode compor uma possibilidade interessante para ser explorada pelos professores, em especial de geografia. Apesar de ser fácil perceber algumas barreiras para a sua aplicação. Neste estudo organizamos grupos focais compostos por estudantes do curso de geografia, licenciatura e bacharelado, o que possibilitou o levantamento de dados, qualitativos e quantitativos, para compor a interface de abordagem dos métodos mistos. Utilizando a aplicação da aula planejada como contextualização e ferramenta para motivar a reflexão e o debate. Algumas questões emergiram durante a análise das reflexões e dados como a dificuldade de alguns participantes com a utilização do computador, a importância da inclusão digital e a possibilidade de trabalhar a geografia integrada a essa ferramenta. Como resultado dessas tentativas de movimentos e suas indissociáveis regressões e avanços é proposto um modelo para a reflexão a cerca da elaboração de praticas semelhantes a essa. Considerando os recursos tecnológicos, os recursos humanos e o planejamento como um sistema, esse que ressalta a importância de pensar quais as melhores ferramentas (jogos) que se adequam à realidade tecnológica da escola e à disponibilidade de tempo do professor. Por fim, é ressaltada a importância do olhar para esse tema pelos professores de geografia, uma vez que é nítido que necessitamos construir outras formas de inserção de tecnologias e novos rumos da geografia escolar.The present research explore the movements of integration of a school geography and the technology, in the context of the electronic games. Since we cannot leave the margin of our reflections that the school space has been changing, together with its individuals, in response to a society in increasing interaction with technological tools. It is important to highlight that this type of tool, although not having its elaboration focused on teaching, may compose an interesting possibility for teachers to explore, especially geography. Although it is easy to notice some barriers to its application. In the study we organized focus groups composed of students of the geography, undergraduate and baccalaureate course, which enabled the survey of qualitative and quantitative data, to compose the interface of approach of mixed methods. Using the application of the planned class as contextualization and tool to motivate reflection and debate. Some questions emerged during the analysis of the reflections and data such as the difficulty of some participants with the use of computers, the importance of digital inclusion and the possibility of working the geography integrated with this tool. As a result of these movement attempts and their inseparable regressions and advances, a model for reflection on the development of similar practices is proposed. Considering technological resources, human resources and planning as a system, this highlights the importance of thinking about the best tools (games) that fit the school's technological reality and the teacher's time availability. Finally, it is emphasized the importance of geography teachers to look at this theme, since it is clear that we need to build other forms of technology insertion and new directions of school geography.application/pdfporEnsino de geografiaJogos eletrônicosMinecraftCiberespaçoEnsino-aprendizagemElectronic gamesGeography teachingCyberspaceteaching / learningJogar Geografia e aprender com jogos eletrônicos: potências e impotências, tentativas de movimentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2019Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111129.pdf.txt001111129.pdf.txtExtracted Texttext/plain73781http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205249/2/001111129.pdf.txte36202c4712503f43c48f4f5ae2a3fbeMD52ORIGINAL001111129.pdfTexto completoapplication/pdf1875308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205249/1/001111129.pdf0c96d7f6f946737aa01d654e97c061e4MD5110183/2052492020-02-01 05:15:18.141452oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205249Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-01T07:15:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogar Geografia e aprender com jogos eletrônicos: potências e impotências, tentativas de movimentos
title Jogar Geografia e aprender com jogos eletrônicos: potências e impotências, tentativas de movimentos
spellingShingle Jogar Geografia e aprender com jogos eletrônicos: potências e impotências, tentativas de movimentos
Brustulin, Felipe Seitenfus
Ensino de geografia
Jogos eletrônicos
Minecraft
Ciberespaço
Ensino-aprendizagem
Electronic games
Geography teaching
Cyberspace
teaching / learning
title_short Jogar Geografia e aprender com jogos eletrônicos: potências e impotências, tentativas de movimentos
title_full Jogar Geografia e aprender com jogos eletrônicos: potências e impotências, tentativas de movimentos
title_fullStr Jogar Geografia e aprender com jogos eletrônicos: potências e impotências, tentativas de movimentos
title_full_unstemmed Jogar Geografia e aprender com jogos eletrônicos: potências e impotências, tentativas de movimentos
title_sort Jogar Geografia e aprender com jogos eletrônicos: potências e impotências, tentativas de movimentos
author Brustulin, Felipe Seitenfus
author_facet Brustulin, Felipe Seitenfus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brustulin, Felipe Seitenfus
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Marcos Wellausen Dias de
contributor_str_mv Freitas, Marcos Wellausen Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Jogos eletrônicos
Minecraft
Ciberespaço
Ensino-aprendizagem
topic Ensino de geografia
Jogos eletrônicos
Minecraft
Ciberespaço
Ensino-aprendizagem
Electronic games
Geography teaching
Cyberspace
teaching / learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Electronic games
Geography teaching
Cyberspace
teaching / learning
description A presente pesquisa explora os movimentos da tentativa de integração de uma geografia escolar e a tecnologia, dentro do contexto de jogos eletrônicos. Uma vez que não podemos deixar à margem de nossas reflexões que o espaço escolar vem se modificando, juntamente com seus indivíduos, em resposta a uma sociedade em crescente interação com ferramentas tecnológicas. É importante ressaltar que esse tipo de ferramenta, apesar de não ter sua elaboração voltada ao ensino pode compor uma possibilidade interessante para ser explorada pelos professores, em especial de geografia. Apesar de ser fácil perceber algumas barreiras para a sua aplicação. Neste estudo organizamos grupos focais compostos por estudantes do curso de geografia, licenciatura e bacharelado, o que possibilitou o levantamento de dados, qualitativos e quantitativos, para compor a interface de abordagem dos métodos mistos. Utilizando a aplicação da aula planejada como contextualização e ferramenta para motivar a reflexão e o debate. Algumas questões emergiram durante a análise das reflexões e dados como a dificuldade de alguns participantes com a utilização do computador, a importância da inclusão digital e a possibilidade de trabalhar a geografia integrada a essa ferramenta. Como resultado dessas tentativas de movimentos e suas indissociáveis regressões e avanços é proposto um modelo para a reflexão a cerca da elaboração de praticas semelhantes a essa. Considerando os recursos tecnológicos, os recursos humanos e o planejamento como um sistema, esse que ressalta a importância de pensar quais as melhores ferramentas (jogos) que se adequam à realidade tecnológica da escola e à disponibilidade de tempo do professor. Por fim, é ressaltada a importância do olhar para esse tema pelos professores de geografia, uma vez que é nítido que necessitamos construir outras formas de inserção de tecnologias e novos rumos da geografia escolar.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-31T04:13:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205249
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001111129
url http://hdl.handle.net/10183/205249
identifier_str_mv 001111129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205249/2/001111129.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205249/1/001111129.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e36202c4712503f43c48f4f5ae2a3fbe
0c96d7f6f946737aa01d654e97c061e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224591231680512