Homoerotismo em Os dois primos nobres, peça de William Shakespeare e John Fletcher
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/8658 |
Resumo: | Pode-se resumir o homoerotismo como sendo o relacionamento-não necessariamente físico, porém até mesmo idealizado-entre pessoas do mesmo sexo. Sendo assim, o objetivo deste artigo é analisar o tema erotismo em Os dois primos nobres, peça de teatro escrita em 1613 por William Shakespeare e John Fletcher. O texto trata da amizade entre Arcite e Palamon, primos e cavaleiros de Tebas que, após uma batalha com atenienses, são capturados. Enquanto prisioneiros de guerra, declaram e prometem uma devoção intensa um para o outro. Assim também acontece com outras personagens na peça, que têm expostos sua relação e seu desejo de nunca ficarem longe do alvo de seu afeto. Como base teórica, são tomadas como pontos de partida as ideias de: Bataille (1987), Giddens (1993), Foucault (1999), Charney (2000), Barcellos (2006), Bevington (2008) e Dickson (2009). |
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Homoerotismo em Os dois primos nobres, peça de William Shakespeare e John FletcherHomoerotismo; teatro; William Shakespeare; John Fletcher; Os dois primos nobresPode-se resumir o homoerotismo como sendo o relacionamento-não necessariamente físico, porém até mesmo idealizado-entre pessoas do mesmo sexo. Sendo assim, o objetivo deste artigo é analisar o tema erotismo em Os dois primos nobres, peça de teatro escrita em 1613 por William Shakespeare e John Fletcher. O texto trata da amizade entre Arcite e Palamon, primos e cavaleiros de Tebas que, após uma batalha com atenienses, são capturados. Enquanto prisioneiros de guerra, declaram e prometem uma devoção intensa um para o outro. Assim também acontece com outras personagens na peça, que têm expostos sua relação e seu desejo de nunca ficarem longe do alvo de seu afeto. Como base teórica, são tomadas como pontos de partida as ideias de: Bataille (1987), Giddens (1993), Foucault (1999), Charney (2000), Barcellos (2006), Bevington (2008) e Dickson (2009). ANTARES: Letras e Humanidadesda Silva, Sharmilla O'hana Rodrigues2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/8658ANTARES: Letras e Humanidades; v. 13, n. 29 (2021); 414-4271984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/8658/4613Direitos autorais 2021 Sharmilla O'hana Rodrigues da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-30T19:35:15Zoai:vkali30.ucs.br:article/8658Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2021-04-30T19:35:15Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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