Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto (UFSCar), Dulcilene Rodrigues da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos (UECE/Estácio), Letícia Adriana Pires Ferreira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antares (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6579
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar o conceito EDUCAÇÃO atribuído pelo estudante da educação básica, a partir dos princípios da Teoria da Metáfora Conceitual e dos Modelos Cognitivos Idealizados. A pesquisa, de natureza qualitativa, analisou duas produções de textos sobre o conceito de EDUCAÇÃO realizadas por alunos do ensino médio da rede pública. Os recursos conceituais identificados nos textos produzidos pelos estudantes foram ORIGEM-PERCURSO-META, CONTÊINER, METONÍMICOS e METAFÓRICOS. Como resultados dessa pesquisa, destacam-se, especialmente, a presença da metáfora EDUCAÇÃO É BEM VALIOSO e ADQUIRIDO, bem como da metáfora do Eu-social do Sistema da Metáfora da Vida Interior como estruturadoras do conceito aqui analisado.
id UCS-2_dad5bc09d2c890bca8d328016fcd4a0a
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/6579
network_acronym_str UCS-2
network_name_str Antares (Caxias do Sul)
repository_id_str
spelling Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos IdealizadosEste artigo tem como objetivo analisar o conceito EDUCAÇÃO atribuído pelo estudante da educação básica, a partir dos princípios da Teoria da Metáfora Conceitual e dos Modelos Cognitivos Idealizados. A pesquisa, de natureza qualitativa, analisou duas produções de textos sobre o conceito de EDUCAÇÃO realizadas por alunos do ensino médio da rede pública. Os recursos conceituais identificados nos textos produzidos pelos estudantes foram ORIGEM-PERCURSO-META, CONTÊINER, METONÍMICOS e METAFÓRICOS. Como resultados dessa pesquisa, destacam-se, especialmente, a presença da metáfora EDUCAÇÃO É BEM VALIOSO e ADQUIRIDO, bem como da metáfora do Eu-social do Sistema da Metáfora da Vida Interior como estruturadoras do conceito aqui analisado.ANTARES: Letras e HumanidadesBarreto (UFSCar), Dulcilene Rodrigues da SilvaSantos (UECE/Estácio), Letícia Adriana Pires Ferreira dos2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6579ANTARES: Letras e Humanidades; v. 10, n. 20 (2018); 18-341984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6579/3414Direitos autorais 2018 Dulcilene Rodrigues da Silva Barreto (UFSCar), Letícia Adriana Pires Ferreira dos Santos (UECE/Estácio)info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-23T08:33:53Zoai:vkali30.ucs.br:article/6579Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2019-12-23T08:33:53Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados
title Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados
spellingShingle Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados
Barreto (UFSCar), Dulcilene Rodrigues da Silva
title_short Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados
title_full Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados
title_fullStr Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados
title_full_unstemmed Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados
title_sort Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados
author Barreto (UFSCar), Dulcilene Rodrigues da Silva
author_facet Barreto (UFSCar), Dulcilene Rodrigues da Silva
Santos (UECE/Estácio), Letícia Adriana Pires Ferreira dos
author_role author
author2 Santos (UECE/Estácio), Letícia Adriana Pires Ferreira dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto (UFSCar), Dulcilene Rodrigues da Silva
Santos (UECE/Estácio), Letícia Adriana Pires Ferreira dos
dc.subject.none.fl_str_mv
description Este artigo tem como objetivo analisar o conceito EDUCAÇÃO atribuído pelo estudante da educação básica, a partir dos princípios da Teoria da Metáfora Conceitual e dos Modelos Cognitivos Idealizados. A pesquisa, de natureza qualitativa, analisou duas produções de textos sobre o conceito de EDUCAÇÃO realizadas por alunos do ensino médio da rede pública. Os recursos conceituais identificados nos textos produzidos pelos estudantes foram ORIGEM-PERCURSO-META, CONTÊINER, METONÍMICOS e METAFÓRICOS. Como resultados dessa pesquisa, destacam-se, especialmente, a presença da metáfora EDUCAÇÃO É BEM VALIOSO e ADQUIRIDO, bem como da metáfora do Eu-social do Sistema da Metáfora da Vida Interior como estruturadoras do conceito aqui analisado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6579
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6579/3414
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades; v. 10, n. 20 (2018); 18-34
1984-4921
reponame:Antares (Caxias do Sul)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Antares (Caxias do Sul)
collection Antares (Caxias do Sul)
repository.name.fl_str_mv Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br
_version_ 1750315217666965504