Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6579 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar o conceito EDUCAÇÃO atribuído pelo estudante da educação básica, a partir dos princípios da Teoria da Metáfora Conceitual e dos Modelos Cognitivos Idealizados. A pesquisa, de natureza qualitativa, analisou duas produções de textos sobre o conceito de EDUCAÇÃO realizadas por alunos do ensino médio da rede pública. Os recursos conceituais identificados nos textos produzidos pelos estudantes foram ORIGEM-PERCURSO-META, CONTÊINER, METONÍMICOS e METAFÓRICOS. Como resultados dessa pesquisa, destacam-se, especialmente, a presença da metáfora EDUCAÇÃO É BEM VALIOSO e ADQUIRIDO, bem como da metáfora do Eu-social do Sistema da Metáfora da Vida Interior como estruturadoras do conceito aqui analisado. |
id |
UCS-2_dad5bc09d2c890bca8d328016fcd4a0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/6579 |
network_acronym_str |
UCS-2 |
network_name_str |
Antares (Caxias do Sul) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos IdealizadosEste artigo tem como objetivo analisar o conceito EDUCAÇÃO atribuído pelo estudante da educação básica, a partir dos princípios da Teoria da Metáfora Conceitual e dos Modelos Cognitivos Idealizados. A pesquisa, de natureza qualitativa, analisou duas produções de textos sobre o conceito de EDUCAÇÃO realizadas por alunos do ensino médio da rede pública. Os recursos conceituais identificados nos textos produzidos pelos estudantes foram ORIGEM-PERCURSO-META, CONTÊINER, METONÍMICOS e METAFÓRICOS. Como resultados dessa pesquisa, destacam-se, especialmente, a presença da metáfora EDUCAÇÃO É BEM VALIOSO e ADQUIRIDO, bem como da metáfora do Eu-social do Sistema da Metáfora da Vida Interior como estruturadoras do conceito aqui analisado.ANTARES: Letras e HumanidadesBarreto (UFSCar), Dulcilene Rodrigues da SilvaSantos (UECE/Estácio), Letícia Adriana Pires Ferreira dos2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6579ANTARES: Letras e Humanidades; v. 10, n. 20 (2018); 18-341984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6579/3414Direitos autorais 2018 Dulcilene Rodrigues da Silva Barreto (UFSCar), Letícia Adriana Pires Ferreira dos Santos (UECE/Estácio)info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-23T08:33:53Zoai:vkali30.ucs.br:article/6579Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2019-12-23T08:33:53Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados |
title |
Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados |
spellingShingle |
Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados Barreto (UFSCar), Dulcilene Rodrigues da Silva |
title_short |
Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados |
title_full |
Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados |
title_fullStr |
Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados |
title_full_unstemmed |
Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados |
title_sort |
Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados |
author |
Barreto (UFSCar), Dulcilene Rodrigues da Silva |
author_facet |
Barreto (UFSCar), Dulcilene Rodrigues da Silva Santos (UECE/Estácio), Letícia Adriana Pires Ferreira dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos (UECE/Estácio), Letícia Adriana Pires Ferreira dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto (UFSCar), Dulcilene Rodrigues da Silva Santos (UECE/Estácio), Letícia Adriana Pires Ferreira dos |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este artigo tem como objetivo analisar o conceito EDUCAÇÃO atribuído pelo estudante da educação básica, a partir dos princípios da Teoria da Metáfora Conceitual e dos Modelos Cognitivos Idealizados. A pesquisa, de natureza qualitativa, analisou duas produções de textos sobre o conceito de EDUCAÇÃO realizadas por alunos do ensino médio da rede pública. Os recursos conceituais identificados nos textos produzidos pelos estudantes foram ORIGEM-PERCURSO-META, CONTÊINER, METONÍMICOS e METAFÓRICOS. Como resultados dessa pesquisa, destacam-se, especialmente, a presença da metáfora EDUCAÇÃO É BEM VALIOSO e ADQUIRIDO, bem como da metáfora do Eu-social do Sistema da Metáfora da Vida Interior como estruturadoras do conceito aqui analisado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6579 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6579/3414 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANTARES: Letras e Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
ANTARES: Letras e Humanidades |
dc.source.none.fl_str_mv |
ANTARES: Letras e Humanidades; v. 10, n. 20 (2018); 18-34 1984-4921 reponame:Antares (Caxias do Sul) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Antares (Caxias do Sul) |
collection |
Antares (Caxias do Sul) |
repository.name.fl_str_mv |
Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br |
_version_ |
1750315217666965504 |