A tensão modernidade/pós-modernidade como força propulsora das simbioses contemporâneas e o cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Amorim Soares, Maria Lucia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Petarnella, Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/331
Resumo: Este trabalho tem como objetivo trazer para o pensar as implicações das novas tecnologias na mutação social e no cotidiano escolar. Para tanto, busca na mitologia, especificamente nos mitos de Prometeu e Apolo - como representação da modernidade em Fausto e Dionísio -como representação da pós-modernidade e no mito de Pandora representando o cotidiano da escola, desvelar a tensão existente no cotidiano escolar, diante da mutação contemporânea oriunda das novas tecnologias. Conclui que a condição atual renova desafios para o pensamento e a sociedade e que é, no cotidiano escolar, que, ao se criar o discurso tecnológico, se renovam os temores e os discursos dasociedade, empenhada em recuperar a estabilidade e a confiabilidade de um cenário anterior. Sinaliza ainda que fruto da tensão modernidade/pós-modernidade está em curso a emergência de um novo sujeito, de um novo lugar, de novas demandas.
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