INFLUÊNCIAS DA PÓS-MODERNIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avelino, Wagner Feitosa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1617
Resumo: Com adventos tecnológicos, as relações entre o macro (sociedade) e o micro (escola) aproximaram diretamente da Educação Básica e essa instituição educacional, por sua vez, passa a ser o palco da concentração de culturas pós-moderna. O artigo tem como objetivo principal analisar o Cotidiano Escolar por meio das influencias da Pós-Modernidade. Como método, recorreu se a pesquisa bibliográfica, ao qual foram analisados teóricos pós-modernistas e cotidianista. Conclui se que tanto o fracasso escolar quanto o sucesso escolar tem a gênesis no contexto histórico-sócio-cultural relacionadas às inovações e comportamentos contemporâneos, possibilitando assim uma análise pedagógica, para o crescimento intelectual dos sujeitos que desempenham suas funções no contexto educacional em que estão inseridos. Os resultados do estudo indicam a necessidade de uma compreensão mais efetiva pela comunidade escolar, a partir de estudos e pesquisas que giram em torno de um espaço em plena mutação.
id UFAC-2_ec6ba01a20ce20827cc9d86cd0f80576
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1617
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling INFLUÊNCIAS DA PÓS-MODERNIDADE NO COTIDIANO ESCOLARConflitos. Cotidiano escolar. Educação Básica. Pós-ModernidadeCom adventos tecnológicos, as relações entre o macro (sociedade) e o micro (escola) aproximaram diretamente da Educação Básica e essa instituição educacional, por sua vez, passa a ser o palco da concentração de culturas pós-moderna. O artigo tem como objetivo principal analisar o Cotidiano Escolar por meio das influencias da Pós-Modernidade. Como método, recorreu se a pesquisa bibliográfica, ao qual foram analisados teóricos pós-modernistas e cotidianista. Conclui se que tanto o fracasso escolar quanto o sucesso escolar tem a gênesis no contexto histórico-sócio-cultural relacionadas às inovações e comportamentos contemporâneos, possibilitando assim uma análise pedagógica, para o crescimento intelectual dos sujeitos que desempenham suas funções no contexto educacional em que estão inseridos. Os resultados do estudo indicam a necessidade de uma compreensão mais efetiva pela comunidade escolar, a partir de estudos e pesquisas que giram em torno de um espaço em plena mutação.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2018-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1617Communitas; v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 41-58Communitas; Vol. 2 No. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 41-58Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 41-582526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1617/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessAvelino, Wagner Feitosa2018-07-11T23:05:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1617Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2018-07-11T23:05:43Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIAS DA PÓS-MODERNIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR
title INFLUÊNCIAS DA PÓS-MODERNIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR
spellingShingle INFLUÊNCIAS DA PÓS-MODERNIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR
Avelino, Wagner Feitosa
Conflitos. Cotidiano escolar. Educação Básica. Pós-Modernidade
title_short INFLUÊNCIAS DA PÓS-MODERNIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR
title_full INFLUÊNCIAS DA PÓS-MODERNIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR
title_fullStr INFLUÊNCIAS DA PÓS-MODERNIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR
title_full_unstemmed INFLUÊNCIAS DA PÓS-MODERNIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR
title_sort INFLUÊNCIAS DA PÓS-MODERNIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR
author Avelino, Wagner Feitosa
author_facet Avelino, Wagner Feitosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avelino, Wagner Feitosa
dc.subject.por.fl_str_mv Conflitos. Cotidiano escolar. Educação Básica. Pós-Modernidade
topic Conflitos. Cotidiano escolar. Educação Básica. Pós-Modernidade
description Com adventos tecnológicos, as relações entre o macro (sociedade) e o micro (escola) aproximaram diretamente da Educação Básica e essa instituição educacional, por sua vez, passa a ser o palco da concentração de culturas pós-moderna. O artigo tem como objetivo principal analisar o Cotidiano Escolar por meio das influencias da Pós-Modernidade. Como método, recorreu se a pesquisa bibliográfica, ao qual foram analisados teóricos pós-modernistas e cotidianista. Conclui se que tanto o fracasso escolar quanto o sucesso escolar tem a gênesis no contexto histórico-sócio-cultural relacionadas às inovações e comportamentos contemporâneos, possibilitando assim uma análise pedagógica, para o crescimento intelectual dos sujeitos que desempenham suas funções no contexto educacional em que estão inseridos. Os resultados do estudo indicam a necessidade de uma compreensão mais efetiva pela comunidade escolar, a partir de estudos e pesquisas que giram em torno de um espaço em plena mutação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1617
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1617/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 41-58
Communitas; Vol. 2 No. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 41-58
Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 41-58
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313222846021632