Concepções sobre a função da escola e do conhecimento nas propostas de Ciclos de Aprendizagem // Conceptions about the role of the school and knowledge in Cycles of Learning projects
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2130 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise das concepções do papel da escola e do conhecimento presentes nos textos oficiais de sete redes municipais de ensino brasileiras que adotam os Ciclos de Aprendizagem. A análise evidenciou que os textos das redes pesquisadas apresentavam concepções explícitas sobre o papel da escola e do conhecimento. Os autores argumentam que a) a análise de textos oficiais de políticas ocupa um lugar importante, uma vez que neles estão contidas as declarações de valores, as intenções, os objetivos, bem como os princípios e fundamentos das políticas; b) a explicitação da concepção sobre o papel da escola e do conhecimento é um aspecto essencial, pois poderá balizar as definições relacionadas ao currículo, avaliação, metodologia, formação continuada de professores, etc; c) a explicitação de tais aspectos emerge como altamente necessária para a escola atual (em séries e em ciclos), uma vez que as avaliações em larga escala e diversas pesquisas evidenciam que uma parcela significativa de alunos das escolas públicas do Ensino Fundamental apresenta domínio insatisfatório dos conhecimentos básicos; e d) a explicitação do papel da escola e do conhecimento é fundamental pois o contexto educacional atual caracteriza-se pela dispersão do conhecimento escolar, diante de materiais didáticos e orientações metodológicas de projetos diversos, os quais nem sempre estão fundamentados em concepções convergentes sobre o papel da escola e do conhecimento. |
id |
UCS-3_182980994788df9907ab43d154457903 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/2130 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Concepções sobre a função da escola e do conhecimento nas propostas de Ciclos de Aprendizagem // Conceptions about the role of the school and knowledge in Cycles of Learning projectsEscola em ciclos. Ciclos de Aprendizagem. Política educacional. Papel da escola. Papel do conhecimento. Textos oficiais de políticas.Este artigo apresenta uma análise das concepções do papel da escola e do conhecimento presentes nos textos oficiais de sete redes municipais de ensino brasileiras que adotam os Ciclos de Aprendizagem. A análise evidenciou que os textos das redes pesquisadas apresentavam concepções explícitas sobre o papel da escola e do conhecimento. Os autores argumentam que a) a análise de textos oficiais de políticas ocupa um lugar importante, uma vez que neles estão contidas as declarações de valores, as intenções, os objetivos, bem como os princípios e fundamentos das políticas; b) a explicitação da concepção sobre o papel da escola e do conhecimento é um aspecto essencial, pois poderá balizar as definições relacionadas ao currículo, avaliação, metodologia, formação continuada de professores, etc; c) a explicitação de tais aspectos emerge como altamente necessária para a escola atual (em séries e em ciclos), uma vez que as avaliações em larga escala e diversas pesquisas evidenciam que uma parcela significativa de alunos das escolas públicas do Ensino Fundamental apresenta domínio insatisfatório dos conhecimentos básicos; e d) a explicitação do papel da escola e do conhecimento é fundamental pois o contexto educacional atual caracteriza-se pela dispersão do conhecimento escolar, diante de materiais didáticos e orientações metodológicas de projetos diversos, os quais nem sempre estão fundamentados em concepções convergentes sobre o papel da escola e do conhecimento.Universidade de Caxias do SulCapes e CNPqStremel, SilvanaMainardes, Jefferson2013-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2130Conjectura: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 81-97CONJECTURA: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 81-972178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2130/pdf_189info:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-10T16:15:53ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções sobre a função da escola e do conhecimento nas propostas de Ciclos de Aprendizagem // Conceptions about the role of the school and knowledge in Cycles of Learning projects |
title |
Concepções sobre a função da escola e do conhecimento nas propostas de Ciclos de Aprendizagem // Conceptions about the role of the school and knowledge in Cycles of Learning projects |
spellingShingle |
Concepções sobre a função da escola e do conhecimento nas propostas de Ciclos de Aprendizagem // Conceptions about the role of the school and knowledge in Cycles of Learning projects Stremel, Silvana Escola em ciclos. Ciclos de Aprendizagem. Política educacional. Papel da escola. Papel do conhecimento. Textos oficiais de políticas. |
title_short |
Concepções sobre a função da escola e do conhecimento nas propostas de Ciclos de Aprendizagem // Conceptions about the role of the school and knowledge in Cycles of Learning projects |
title_full |
Concepções sobre a função da escola e do conhecimento nas propostas de Ciclos de Aprendizagem // Conceptions about the role of the school and knowledge in Cycles of Learning projects |
title_fullStr |
Concepções sobre a função da escola e do conhecimento nas propostas de Ciclos de Aprendizagem // Conceptions about the role of the school and knowledge in Cycles of Learning projects |
title_full_unstemmed |
Concepções sobre a função da escola e do conhecimento nas propostas de Ciclos de Aprendizagem // Conceptions about the role of the school and knowledge in Cycles of Learning projects |
title_sort |
Concepções sobre a função da escola e do conhecimento nas propostas de Ciclos de Aprendizagem // Conceptions about the role of the school and knowledge in Cycles of Learning projects |
author |
Stremel, Silvana |
author_facet |
Stremel, Silvana Mainardes, Jefferson |
author_role |
author |
author2 |
Mainardes, Jefferson |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes e CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stremel, Silvana Mainardes, Jefferson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola em ciclos. Ciclos de Aprendizagem. Política educacional. Papel da escola. Papel do conhecimento. Textos oficiais de políticas. |
topic |
Escola em ciclos. Ciclos de Aprendizagem. Política educacional. Papel da escola. Papel do conhecimento. Textos oficiais de políticas. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo apresenta uma análise das concepções do papel da escola e do conhecimento presentes nos textos oficiais de sete redes municipais de ensino brasileiras que adotam os Ciclos de Aprendizagem. A análise evidenciou que os textos das redes pesquisadas apresentavam concepções explícitas sobre o papel da escola e do conhecimento. Os autores argumentam que a) a análise de textos oficiais de políticas ocupa um lugar importante, uma vez que neles estão contidas as declarações de valores, as intenções, os objetivos, bem como os princípios e fundamentos das políticas; b) a explicitação da concepção sobre o papel da escola e do conhecimento é um aspecto essencial, pois poderá balizar as definições relacionadas ao currículo, avaliação, metodologia, formação continuada de professores, etc; c) a explicitação de tais aspectos emerge como altamente necessária para a escola atual (em séries e em ciclos), uma vez que as avaliações em larga escala e diversas pesquisas evidenciam que uma parcela significativa de alunos das escolas públicas do Ensino Fundamental apresenta domínio insatisfatório dos conhecimentos básicos; e d) a explicitação do papel da escola e do conhecimento é fundamental pois o contexto educacional atual caracteriza-se pela dispersão do conhecimento escolar, diante de materiais didáticos e orientações metodológicas de projetos diversos, os quais nem sempre estão fundamentados em concepções convergentes sobre o papel da escola e do conhecimento. |
description |
Este artigo apresenta uma análise das concepções do papel da escola e do conhecimento presentes nos textos oficiais de sete redes municipais de ensino brasileiras que adotam os Ciclos de Aprendizagem. A análise evidenciou que os textos das redes pesquisadas apresentavam concepções explícitas sobre o papel da escola e do conhecimento. Os autores argumentam que a) a análise de textos oficiais de políticas ocupa um lugar importante, uma vez que neles estão contidas as declarações de valores, as intenções, os objetivos, bem como os princípios e fundamentos das políticas; b) a explicitação da concepção sobre o papel da escola e do conhecimento é um aspecto essencial, pois poderá balizar as definições relacionadas ao currículo, avaliação, metodologia, formação continuada de professores, etc; c) a explicitação de tais aspectos emerge como altamente necessária para a escola atual (em séries e em ciclos), uma vez que as avaliações em larga escala e diversas pesquisas evidenciam que uma parcela significativa de alunos das escolas públicas do Ensino Fundamental apresenta domínio insatisfatório dos conhecimentos básicos; e d) a explicitação do papel da escola e do conhecimento é fundamental pois o contexto educacional atual caracteriza-se pela dispersão do conhecimento escolar, diante de materiais didáticos e orientações metodológicas de projetos diversos, os quais nem sempre estão fundamentados em concepções convergentes sobre o papel da escola e do conhecimento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2130 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2130/pdf_189 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 81-97 CONJECTURA: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 81-97 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829949977690112 |