A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1900 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo evidenciar as contribuições da História Oral como um importante caminho metodológico para os estudos das culturas escolares. Para tanto, o texto inicia discutindo as mudanças ocorridas no campo da História, que deram voz aos sujeitos do cotidiano. Em seguida o conceito de culturas escolares é entrelaçado à História Oral, sendo abordada como uma das possibilidades para recuperar os registros do passado através da subjetividade dos sujeitos de hoje. O artigo é concluído através de uma reflexão sobre as contribuições desta abordagem metodológica para a História da Educação e os estudos das culturas escolares, bem como sinalizandoa importância de os agentes da escola perceberem-se como protagonistas da história, questionando certezas, dualidades, a fim de colaborar na compreensão da sua construção sociocultural, bem como dos espaços em que atuam. |
id |
UCS-3_33e4df49931fd25265e0d401b4dd7549 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/1900 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school culturesHistória da Educação; EducaçãoO presente artigo tem como objetivo evidenciar as contribuições da História Oral como um importante caminho metodológico para os estudos das culturas escolares. Para tanto, o texto inicia discutindo as mudanças ocorridas no campo da História, que deram voz aos sujeitos do cotidiano. Em seguida o conceito de culturas escolares é entrelaçado à História Oral, sendo abordada como uma das possibilidades para recuperar os registros do passado através da subjetividade dos sujeitos de hoje. O artigo é concluído através de uma reflexão sobre as contribuições desta abordagem metodológica para a História da Educação e os estudos das culturas escolares, bem como sinalizandoa importância de os agentes da escola perceberem-se como protagonistas da história, questionando certezas, dualidades, a fim de colaborar na compreensão da sua construção sociocultural, bem como dos espaços em que atuam.Universidade de Caxias do SulFapitec/SEPROSUP/CAPESAragão, MilenaTimm, Jordana WruckKreutz, Lúcio2013-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1900Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 2; 28-41CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 2; 28-412178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1900/pdf_128info:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-03T23:14:14ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures |
title |
A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures |
spellingShingle |
A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures Aragão, Milena História da Educação; Educação |
title_short |
A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures |
title_full |
A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures |
title_fullStr |
A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures |
title_full_unstemmed |
A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures |
title_sort |
A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures |
author |
Aragão, Milena |
author_facet |
Aragão, Milena Timm, Jordana Wruck Kreutz, Lúcio |
author_role |
author |
author2 |
Timm, Jordana Wruck Kreutz, Lúcio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fapitec/SE PROSUP/CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aragão, Milena Timm, Jordana Wruck Kreutz, Lúcio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação; Educação |
topic |
História da Educação; Educação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo tem como objetivo evidenciar as contribuições da História Oral como um importante caminho metodológico para os estudos das culturas escolares. Para tanto, o texto inicia discutindo as mudanças ocorridas no campo da História, que deram voz aos sujeitos do cotidiano. Em seguida o conceito de culturas escolares é entrelaçado à História Oral, sendo abordada como uma das possibilidades para recuperar os registros do passado através da subjetividade dos sujeitos de hoje. O artigo é concluído através de uma reflexão sobre as contribuições desta abordagem metodológica para a História da Educação e os estudos das culturas escolares, bem como sinalizandoa importância de os agentes da escola perceberem-se como protagonistas da história, questionando certezas, dualidades, a fim de colaborar na compreensão da sua construção sociocultural, bem como dos espaços em que atuam. |
description |
O presente artigo tem como objetivo evidenciar as contribuições da História Oral como um importante caminho metodológico para os estudos das culturas escolares. Para tanto, o texto inicia discutindo as mudanças ocorridas no campo da História, que deram voz aos sujeitos do cotidiano. Em seguida o conceito de culturas escolares é entrelaçado à História Oral, sendo abordada como uma das possibilidades para recuperar os registros do passado através da subjetividade dos sujeitos de hoje. O artigo é concluído através de uma reflexão sobre as contribuições desta abordagem metodológica para a História da Educação e os estudos das culturas escolares, bem como sinalizandoa importância de os agentes da escola perceberem-se como protagonistas da história, questionando certezas, dualidades, a fim de colaborar na compreensão da sua construção sociocultural, bem como dos espaços em que atuam. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1900 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1900/pdf_128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 2; 28-41 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 2; 28-41 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829951891341312 |