A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, Milena
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Timm, Jordana Wruck, Kreutz, Lúcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1900
Resumo: O presente artigo tem como objetivo evidenciar as contribuições da História Oral como um importante caminho metodológico para os estudos das culturas escolares. Para tanto, o texto inicia discutindo as mudanças ocorridas no campo da História, que deram voz aos sujeitos do cotidiano. Em seguida o conceito de culturas escolares é entrelaçado à História Oral, sendo abordada como uma das possibilidades para recuperar os registros do passado através da subjetividade dos sujeitos de hoje. O artigo é concluído através de uma reflexão sobre as contribuições desta abordagem metodológica para a História da Educação e os estudos das culturas escolares, bem como sinalizandoa importância de os agentes da escola perceberem-se como protagonistas da história, questionando certezas, dualidades, a fim de colaborar na compreensão da sua construção sociocultural, bem como dos espaços em que atuam.
id UCS-3_33e4df49931fd25265e0d401b4dd7549
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/1900
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school culturesHistória da Educação; EducaçãoO presente artigo tem como objetivo evidenciar as contribuições da História Oral como um importante caminho metodológico para os estudos das culturas escolares. Para tanto, o texto inicia discutindo as mudanças ocorridas no campo da História, que deram voz aos sujeitos do cotidiano. Em seguida o conceito de culturas escolares é entrelaçado à História Oral, sendo abordada como uma das possibilidades para recuperar os registros do passado através da subjetividade dos sujeitos de hoje. O artigo é concluído através de uma reflexão sobre as contribuições desta abordagem metodológica para a História da Educação e os estudos das culturas escolares, bem como sinalizandoa importância de os agentes da escola perceberem-se como protagonistas da história, questionando certezas, dualidades, a fim de colaborar na compreensão da sua construção sociocultural, bem como dos espaços em que atuam.Universidade de Caxias do SulFapitec/SEPROSUP/CAPESAragão, MilenaTimm, Jordana WruckKreutz, Lúcio2013-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1900Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 2; 28-41CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 2; 28-412178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1900/pdf_128info:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-03T23:14:14ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures
title A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures
spellingShingle A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures
Aragão, Milena
História da Educação; Educação
title_short A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures
title_full A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures
title_fullStr A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures
title_full_unstemmed A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures
title_sort A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures
author Aragão, Milena
author_facet Aragão, Milena
Timm, Jordana Wruck
Kreutz, Lúcio
author_role author
author2 Timm, Jordana Wruck
Kreutz, Lúcio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fapitec/SE
PROSUP/CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragão, Milena
Timm, Jordana Wruck
Kreutz, Lúcio
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação; Educação
topic História da Educação; Educação
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo tem como objetivo evidenciar as contribuições da História Oral como um importante caminho metodológico para os estudos das culturas escolares. Para tanto, o texto inicia discutindo as mudanças ocorridas no campo da História, que deram voz aos sujeitos do cotidiano. Em seguida o conceito de culturas escolares é entrelaçado à História Oral, sendo abordada como uma das possibilidades para recuperar os registros do passado através da subjetividade dos sujeitos de hoje. O artigo é concluído através de uma reflexão sobre as contribuições desta abordagem metodológica para a História da Educação e os estudos das culturas escolares, bem como sinalizandoa importância de os agentes da escola perceberem-se como protagonistas da história, questionando certezas, dualidades, a fim de colaborar na compreensão da sua construção sociocultural, bem como dos espaços em que atuam.
description O presente artigo tem como objetivo evidenciar as contribuições da História Oral como um importante caminho metodológico para os estudos das culturas escolares. Para tanto, o texto inicia discutindo as mudanças ocorridas no campo da História, que deram voz aos sujeitos do cotidiano. Em seguida o conceito de culturas escolares é entrelaçado à História Oral, sendo abordada como uma das possibilidades para recuperar os registros do passado através da subjetividade dos sujeitos de hoje. O artigo é concluído através de uma reflexão sobre as contribuições desta abordagem metodológica para a História da Educação e os estudos das culturas escolares, bem como sinalizandoa importância de os agentes da escola perceberem-se como protagonistas da história, questionando certezas, dualidades, a fim de colaborar na compreensão da sua construção sociocultural, bem como dos espaços em que atuam.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1900
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1900/pdf_128
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 2; 28-41
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 2; 28-41
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829951891341312