História das disciplinas escolares e história oral: alguns apontamentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://linhamestra24.files.wordpress.com/2014/07/linha_mestra_24_19_cole_11_comunicacoes_paula_roziane.pdf http://hdl.handle.net/11449/115245 |
Resumo: | Este artigo resultou de trabalhos realizados no âmbito do projeto integrado de pesquisa A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil (1827-2011) , o qual se desenvolve junto a um programa de pesquisa com o mesmo título e objetivos gerais, a saber: identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos da didática, como disciplina e campo de conhecimento em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Trata-se de investigações inseridas no campo de investigação conhecido como história das disciplinas escolares, cujo quadro teórico-metodológico é constituído, sobretudo, segundo as formulações de Ivor Goodson e André Chervel. Para esses pesquisadores, a constituição dos saberes escolares específicos de cada disciplina, do currículo, é resultado de um complexo processo envolvendo conflitos, mediações diferentes por diversos sujeitos e instituições, diante dos papéis que, em cada época e sociedade, são atribuídos à escola. Nesse sentido, estudar a história das disciplinas, considerando o saber professoral que as embalou em cada instituição de formação de professores no Brasil, significa dar margem a aspectos de um conjunto heterogêneo de vozes e saberes que contribui para a compreensão do campo de conhecimento sobre a história da formação de professores no Brasil. Daí nossas opções metodológicas pautadas na história oral. Assim, neste artigo, nosso objetivo central é apresentar alguns apontamentos acerca das contribuições da história oral para a pesquisa em história das disciplinas escolares. |
id |
UNSP_2a19e2c393bbda2a2d2954f7a36a474d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/115245 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
História das disciplinas escolares e história oral: alguns apontamentosEducaçãoHistória da Educaçãohistoria das disciplinas escolareshistória oralEste artigo resultou de trabalhos realizados no âmbito do projeto integrado de pesquisa A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil (1827-2011) , o qual se desenvolve junto a um programa de pesquisa com o mesmo título e objetivos gerais, a saber: identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos da didática, como disciplina e campo de conhecimento em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Trata-se de investigações inseridas no campo de investigação conhecido como história das disciplinas escolares, cujo quadro teórico-metodológico é constituído, sobretudo, segundo as formulações de Ivor Goodson e André Chervel. Para esses pesquisadores, a constituição dos saberes escolares específicos de cada disciplina, do currículo, é resultado de um complexo processo envolvendo conflitos, mediações diferentes por diversos sujeitos e instituições, diante dos papéis que, em cada época e sociedade, são atribuídos à escola. Nesse sentido, estudar a história das disciplinas, considerando o saber professoral que as embalou em cada instituição de formação de professores no Brasil, significa dar margem a aspectos de um conjunto heterogêneo de vozes e saberes que contribui para a compreensão do campo de conhecimento sobre a história da formação de professores no Brasil. Daí nossas opções metodológicas pautadas na história oral. Assim, neste artigo, nosso objetivo central é apresentar alguns apontamentos acerca das contribuições da história oral para a pesquisa em história das disciplinas escolares.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525950, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525950, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Castro, Rosane Michelli de [UNESP]Reis, Viviane Cássia Teixeira [UNESP]Reis, Karina Cássia Oliveira [UNESP]2015-02-24T13:57:55Z2015-02-24T13:57:55Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article2931-2934application/pdfhttps://linhamestra24.files.wordpress.com/2014/07/linha_mestra_24_19_cole_11_comunicacoes_paula_roziane.pdfLinha Mestra, n. 24, p. 2931-2934, 2014.1980-9026http://hdl.handle.net/11449/115245ISSN19809026-2014-08-24-2931-2934.pdf8973177509376264Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporLinha Mestrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115245Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:42Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História das disciplinas escolares e história oral: alguns apontamentos |
title |
História das disciplinas escolares e história oral: alguns apontamentos |
spellingShingle |
História das disciplinas escolares e história oral: alguns apontamentos Castro, Rosane Michelli de [UNESP] Educação História da Educação historia das disciplinas escolares história oral |
title_short |
História das disciplinas escolares e história oral: alguns apontamentos |
title_full |
História das disciplinas escolares e história oral: alguns apontamentos |
title_fullStr |
História das disciplinas escolares e história oral: alguns apontamentos |
title_full_unstemmed |
História das disciplinas escolares e história oral: alguns apontamentos |
title_sort |
História das disciplinas escolares e história oral: alguns apontamentos |
author |
Castro, Rosane Michelli de [UNESP] |
author_facet |
Castro, Rosane Michelli de [UNESP] Reis, Viviane Cássia Teixeira [UNESP] Reis, Karina Cássia Oliveira [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Viviane Cássia Teixeira [UNESP] Reis, Karina Cássia Oliveira [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Rosane Michelli de [UNESP] Reis, Viviane Cássia Teixeira [UNESP] Reis, Karina Cássia Oliveira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação História da Educação historia das disciplinas escolares história oral |
topic |
Educação História da Educação historia das disciplinas escolares história oral |
description |
Este artigo resultou de trabalhos realizados no âmbito do projeto integrado de pesquisa A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil (1827-2011) , o qual se desenvolve junto a um programa de pesquisa com o mesmo título e objetivos gerais, a saber: identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos da didática, como disciplina e campo de conhecimento em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Trata-se de investigações inseridas no campo de investigação conhecido como história das disciplinas escolares, cujo quadro teórico-metodológico é constituído, sobretudo, segundo as formulações de Ivor Goodson e André Chervel. Para esses pesquisadores, a constituição dos saberes escolares específicos de cada disciplina, do currículo, é resultado de um complexo processo envolvendo conflitos, mediações diferentes por diversos sujeitos e instituições, diante dos papéis que, em cada época e sociedade, são atribuídos à escola. Nesse sentido, estudar a história das disciplinas, considerando o saber professoral que as embalou em cada instituição de formação de professores no Brasil, significa dar margem a aspectos de um conjunto heterogêneo de vozes e saberes que contribui para a compreensão do campo de conhecimento sobre a história da formação de professores no Brasil. Daí nossas opções metodológicas pautadas na história oral. Assim, neste artigo, nosso objetivo central é apresentar alguns apontamentos acerca das contribuições da história oral para a pesquisa em história das disciplinas escolares. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-02-24T13:57:55Z 2015-02-24T13:57:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://linhamestra24.files.wordpress.com/2014/07/linha_mestra_24_19_cole_11_comunicacoes_paula_roziane.pdf Linha Mestra, n. 24, p. 2931-2934, 2014. 1980-9026 http://hdl.handle.net/11449/115245 ISSN19809026-2014-08-24-2931-2934.pdf 8973177509376264 |
url |
https://linhamestra24.files.wordpress.com/2014/07/linha_mestra_24_19_cole_11_comunicacoes_paula_roziane.pdf http://hdl.handle.net/11449/115245 |
identifier_str_mv |
Linha Mestra, n. 24, p. 2931-2934, 2014. 1980-9026 ISSN19809026-2014-08-24-2931-2934.pdf 8973177509376264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Linha Mestra |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2931-2934 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128157248651264 |