A ética do gênio: aproximações entre Otto Weininger e Ludwig Wittgenstein // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019027
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6494 |
Resumo: | Em Modern Moral Philosophy (1958), Elisabeth Anscombe aponta para uma atitude tipicamente wittgensteiniana que corresponde a uma crítica e, ao mesmo tempo, uma rejeição às formas tradicionais de pensar a ética. A consequência mais radical dessa crítica rompe de maneira original na exigência de “tornar-se um ser humano melhor”, realizando uma atividade sobre si mesmo, com a finalidade de se constituir enquanto sujeito ético. Tendo essa perspectiva como fundamento, esta pesquisa defende a existência de um itinerário – indicativo, não prescritivo – que conduz para a constituição do sujeito ético na filosofia de Wittgenstein, do qual o gênio resulta como figura central. Para tornar plausível e sustentar essa afirmação, propomos uma aproximação entre o pensamento de Wittgenstein e o pensamento moral de Otto Weininger, registrado nas linhas de Sexo e Caráter.Palavras-chave: Ética. Gênio. Dever. Sujeito ético. |
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A ética do gênio: aproximações entre Otto Weininger e Ludwig Wittgenstein // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019027Filosofia. ÉticaEm Modern Moral Philosophy (1958), Elisabeth Anscombe aponta para uma atitude tipicamente wittgensteiniana que corresponde a uma crítica e, ao mesmo tempo, uma rejeição às formas tradicionais de pensar a ética. A consequência mais radical dessa crítica rompe de maneira original na exigência de “tornar-se um ser humano melhor”, realizando uma atividade sobre si mesmo, com a finalidade de se constituir enquanto sujeito ético. Tendo essa perspectiva como fundamento, esta pesquisa defende a existência de um itinerário – indicativo, não prescritivo – que conduz para a constituição do sujeito ético na filosofia de Wittgenstein, do qual o gênio resulta como figura central. Para tornar plausível e sustentar essa afirmação, propomos uma aproximação entre o pensamento de Wittgenstein e o pensamento moral de Otto Weininger, registrado nas linhas de Sexo e Caráter.Palavras-chave: Ética. Gênio. Dever. Sujeito ético.Universidade de Caxias do SulBrígido, Edimar2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6494Conjectura: filosofia e educação; v. 24 (2019); e019027CONJECTURA: filosofia e educação; v. 24 (2019); e0190272178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6494/pdfDireitos autorais 2019 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-30T19:06:16ZRevista |
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Em Modern Moral Philosophy (1958), Elisabeth Anscombe aponta para uma atitude tipicamente wittgensteiniana que corresponde a uma crítica e, ao mesmo tempo, uma rejeição às formas tradicionais de pensar a ética. A consequência mais radical dessa crítica rompe de maneira original na exigência de “tornar-se um ser humano melhor”, realizando uma atividade sobre si mesmo, com a finalidade de se constituir enquanto sujeito ético. Tendo essa perspectiva como fundamento, esta pesquisa defende a existência de um itinerário – indicativo, não prescritivo – que conduz para a constituição do sujeito ético na filosofia de Wittgenstein, do qual o gênio resulta como figura central. Para tornar plausível e sustentar essa afirmação, propomos uma aproximação entre o pensamento de Wittgenstein e o pensamento moral de Otto Weininger, registrado nas linhas de Sexo e Caráter.Palavras-chave: Ética. Gênio. Dever. Sujeito ético. |
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