Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Azevedo Basso, Marcus Vinícius
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva de Bona, Aline, Pescador, Cristina Maria, Koehler, Cristiane, Cruz Fagundes, Léa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2044
Resumo: Este artigo propõe-se a discutir a possibilidade de utilizar astecnologias digitais online e as redes sociais como espaço de aprendizagem digital de uma maneira que favoreça a aprendizagem cooperativa entre os estudantes, alicerçado na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Este estudo foi baseado em uma pesquisa-ação, nas aulas de Matemática, realizada com estudantes do ensino médio integrado em informática do IFRS – Campus Osório (RS), em 2011 e 2012-1. Os estudantes demonstraram apropriação deste espaço de aprendizagem digital, como o Facebook, e apontaram que este potencializa a aprendizagem cooperativa no que tange à disciplina deMatemática, por ações colaborativas com a professora.
id UCS-3_4a3337e824698f8e110b7cef43c90f23
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/2044
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning spaceEste artigo propõe-se a discutir a possibilidade de utilizar astecnologias digitais online e as redes sociais como espaço de aprendizagem digital de uma maneira que favoreça a aprendizagem cooperativa entre os estudantes, alicerçado na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Este estudo foi baseado em uma pesquisa-ação, nas aulas de Matemática, realizada com estudantes do ensino médio integrado em informática do IFRS – Campus Osório (RS), em 2011 e 2012-1. Os estudantes demonstraram apropriação deste espaço de aprendizagem digital, como o Facebook, e apontaram que este potencializa a aprendizagem cooperativa no que tange à disciplina deMatemática, por ações colaborativas com a professora.Universidade de Caxias do Sulde Azevedo Basso, Marcus ViníciusSilva de Bona, AlinePescador, Cristina MariaKoehler, CristianeCruz Fagundes, Léa da2013-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2044Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 135-149CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 135-1492178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2044/1206info:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-24T14:57:55ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space
title Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space
spellingShingle Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space
de Azevedo Basso, Marcus Vinícius
title_short Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space
title_full Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space
title_fullStr Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space
title_full_unstemmed Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space
title_sort Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space
author de Azevedo Basso, Marcus Vinícius
author_facet de Azevedo Basso, Marcus Vinícius
Silva de Bona, Aline
Pescador, Cristina Maria
Koehler, Cristiane
Cruz Fagundes, Léa da
author_role author
author2 Silva de Bona, Aline
Pescador, Cristina Maria
Koehler, Cristiane
Cruz Fagundes, Léa da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Azevedo Basso, Marcus Vinícius
Silva de Bona, Aline
Pescador, Cristina Maria
Koehler, Cristiane
Cruz Fagundes, Léa da
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo propõe-se a discutir a possibilidade de utilizar astecnologias digitais online e as redes sociais como espaço de aprendizagem digital de uma maneira que favoreça a aprendizagem cooperativa entre os estudantes, alicerçado na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Este estudo foi baseado em uma pesquisa-ação, nas aulas de Matemática, realizada com estudantes do ensino médio integrado em informática do IFRS – Campus Osório (RS), em 2011 e 2012-1. Os estudantes demonstraram apropriação deste espaço de aprendizagem digital, como o Facebook, e apontaram que este potencializa a aprendizagem cooperativa no que tange à disciplina deMatemática, por ações colaborativas com a professora.
description Este artigo propõe-se a discutir a possibilidade de utilizar astecnologias digitais online e as redes sociais como espaço de aprendizagem digital de uma maneira que favoreça a aprendizagem cooperativa entre os estudantes, alicerçado na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Este estudo foi baseado em uma pesquisa-ação, nas aulas de Matemática, realizada com estudantes do ensino médio integrado em informática do IFRS – Campus Osório (RS), em 2011 e 2012-1. Os estudantes demonstraram apropriação deste espaço de aprendizagem digital, como o Facebook, e apontaram que este potencializa a aprendizagem cooperativa no que tange à disciplina deMatemática, por ações colaborativas com a professora.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2044
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2044/1206
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 135-149
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 135-149
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829951428919296