Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2044 |
Resumo: | Este artigo propõe-se a discutir a possibilidade de utilizar astecnologias digitais online e as redes sociais como espaço de aprendizagem digital de uma maneira que favoreça a aprendizagem cooperativa entre os estudantes, alicerçado na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Este estudo foi baseado em uma pesquisa-ação, nas aulas de Matemática, realizada com estudantes do ensino médio integrado em informática do IFRS – Campus Osório (RS), em 2011 e 2012-1. Os estudantes demonstraram apropriação deste espaço de aprendizagem digital, como o Facebook, e apontaram que este potencializa a aprendizagem cooperativa no que tange à disciplina deMatemática, por ações colaborativas com a professora. |
id |
UCS-3_4a3337e824698f8e110b7cef43c90f23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/2044 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning spaceEste artigo propõe-se a discutir a possibilidade de utilizar astecnologias digitais online e as redes sociais como espaço de aprendizagem digital de uma maneira que favoreça a aprendizagem cooperativa entre os estudantes, alicerçado na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Este estudo foi baseado em uma pesquisa-ação, nas aulas de Matemática, realizada com estudantes do ensino médio integrado em informática do IFRS – Campus Osório (RS), em 2011 e 2012-1. Os estudantes demonstraram apropriação deste espaço de aprendizagem digital, como o Facebook, e apontaram que este potencializa a aprendizagem cooperativa no que tange à disciplina deMatemática, por ações colaborativas com a professora.Universidade de Caxias do Sulde Azevedo Basso, Marcus ViníciusSilva de Bona, AlinePescador, Cristina MariaKoehler, CristianeCruz Fagundes, Léa da2013-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2044Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 135-149CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 135-1492178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2044/1206info:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-24T14:57:55ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space |
title |
Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space |
spellingShingle |
Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space de Azevedo Basso, Marcus Vinícius |
title_short |
Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space |
title_full |
Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space |
title_fullStr |
Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space |
title_full_unstemmed |
Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space |
title_sort |
Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space |
author |
de Azevedo Basso, Marcus Vinícius |
author_facet |
de Azevedo Basso, Marcus Vinícius Silva de Bona, Aline Pescador, Cristina Maria Koehler, Cristiane Cruz Fagundes, Léa da |
author_role |
author |
author2 |
Silva de Bona, Aline Pescador, Cristina Maria Koehler, Cristiane Cruz Fagundes, Léa da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Azevedo Basso, Marcus Vinícius Silva de Bona, Aline Pescador, Cristina Maria Koehler, Cristiane Cruz Fagundes, Léa da |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo propõe-se a discutir a possibilidade de utilizar astecnologias digitais online e as redes sociais como espaço de aprendizagem digital de uma maneira que favoreça a aprendizagem cooperativa entre os estudantes, alicerçado na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Este estudo foi baseado em uma pesquisa-ação, nas aulas de Matemática, realizada com estudantes do ensino médio integrado em informática do IFRS – Campus Osório (RS), em 2011 e 2012-1. Os estudantes demonstraram apropriação deste espaço de aprendizagem digital, como o Facebook, e apontaram que este potencializa a aprendizagem cooperativa no que tange à disciplina deMatemática, por ações colaborativas com a professora. |
description |
Este artigo propõe-se a discutir a possibilidade de utilizar astecnologias digitais online e as redes sociais como espaço de aprendizagem digital de uma maneira que favoreça a aprendizagem cooperativa entre os estudantes, alicerçado na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Este estudo foi baseado em uma pesquisa-ação, nas aulas de Matemática, realizada com estudantes do ensino médio integrado em informática do IFRS – Campus Osório (RS), em 2011 e 2012-1. Os estudantes demonstraram apropriação deste espaço de aprendizagem digital, como o Facebook, e apontaram que este potencializa a aprendizagem cooperativa no que tange à disciplina deMatemática, por ações colaborativas com a professora. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2044 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2044/1206 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 135-149 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 135-149 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829951428919296 |