Cultura digital e aprendizagem cooperativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bona, Aline Silva de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Morais, Anuar Daian de, Basso, Marcus Vinicius de Azevedo, Fagundes, Léa da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226189
Resumo: O trabalho é uma pesquisa bibliográfica de conceitos importantes para a área da Informática na Educação como: redes, ciberespaço, cibercultura, interação e aprendizagem cooperativa na cultura digital. A base teórica para aprendizagem está alicerçada nos conceitos de colaboração e cooperação dos Estudos Sociológicos de Jean Piaget de 1973, e tais conceitos são conectados e elucidados com duas pesquisas na área da Educação Matemática: os Portfólios de Matemática e o Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática, realizada por um dos autores. O objetivo deste é proporcionar um momento de reflexão, a partir de resultados obtidos nas duas pesquisas supracitadas que articulam prática e teoria, aos professores e pesquisadores da área, sobre tais conceitos, valendo-se da necessidade de se escutar os estudantes para assim contribuir para a melhoria da educação no Brasil. Nesta pesquisas verifica-se a construção dos conceitos de matemática pelos estudantes da escola básica, sendo um resultado positivo da articulação destes conceitos discutidos no artigo.
id UFRGS-2_086d0d43b38ec6dab137cfbe6df86594
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226189
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bona, Aline Silva deMorais, Anuar Daian deBasso, Marcus Vinicius de AzevedoFagundes, Léa da Cruz2021-08-26T04:09:43Z20121679-1916http://hdl.handle.net/10183/226189000902368O trabalho é uma pesquisa bibliográfica de conceitos importantes para a área da Informática na Educação como: redes, ciberespaço, cibercultura, interação e aprendizagem cooperativa na cultura digital. A base teórica para aprendizagem está alicerçada nos conceitos de colaboração e cooperação dos Estudos Sociológicos de Jean Piaget de 1973, e tais conceitos são conectados e elucidados com duas pesquisas na área da Educação Matemática: os Portfólios de Matemática e o Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática, realizada por um dos autores. O objetivo deste é proporcionar um momento de reflexão, a partir de resultados obtidos nas duas pesquisas supracitadas que articulam prática e teoria, aos professores e pesquisadores da área, sobre tais conceitos, valendo-se da necessidade de se escutar os estudantes para assim contribuir para a melhoria da educação no Brasil. Nesta pesquisas verifica-se a construção dos conceitos de matemática pelos estudantes da escola básica, sendo um resultado positivo da articulação destes conceitos discutidos no artigo.The work is a bibliographic research of important concepts for the area of Computing in Education as networks, cyberspace, cyberculture, interaction and cooperative learning in the digital culture. The theoretical basis for learning is based on the concepts of collaboration and cooperation of Sociological Studies of Jean Piaget, 1973, and such concepts are elucidated with two connected and research in Mathematics Education: Portfolios of the Mathematics and Space Digital Learning of Mathematics, performed by one of the authors. The objective is to provide a moment of reflection, the results from both surveys supracidas that link theory and practice, teachers and researchers on these concepts, using the need to listen to the students so as to contribute to improving education in Brazil. In this research there is the construction of math concepts by elementary school students, a positive result of the articulation of the concepts discussed.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (2012), 11 p.Tecnologia digitalAprendizagem cooperativaCybercultureDigital cultureCooperative learningInteractionCollaborationCultura digital e aprendizagem cooperativaDigital culture and learning cooperative info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000902368.pdf.txt000902368.pdf.txtExtracted Texttext/plain32111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226189/2/000902368.pdf.txt220bbe589449bda0201c60cb70fc7f05MD52ORIGINAL000902368.pdfTexto completoapplication/pdf73426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226189/1/000902368.pdfa6b4fe47a7648919d0c32d60f759ee71MD5110183/2261892021-09-19 04:34:47.641404oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226189Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:34:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura digital e aprendizagem cooperativa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Digital culture and learning cooperative
title Cultura digital e aprendizagem cooperativa
spellingShingle Cultura digital e aprendizagem cooperativa
Bona, Aline Silva de
Tecnologia digital
Aprendizagem cooperativa
Cyberculture
Digital culture
Cooperative learning
Interaction
Collaboration
title_short Cultura digital e aprendizagem cooperativa
title_full Cultura digital e aprendizagem cooperativa
title_fullStr Cultura digital e aprendizagem cooperativa
title_full_unstemmed Cultura digital e aprendizagem cooperativa
title_sort Cultura digital e aprendizagem cooperativa
author Bona, Aline Silva de
author_facet Bona, Aline Silva de
Morais, Anuar Daian de
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
author_role author
author2 Morais, Anuar Daian de
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bona, Aline Silva de
Morais, Anuar Daian de
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Aprendizagem cooperativa
topic Tecnologia digital
Aprendizagem cooperativa
Cyberculture
Digital culture
Cooperative learning
Interaction
Collaboration
dc.subject.eng.fl_str_mv Cyberculture
Digital culture
Cooperative learning
Interaction
Collaboration
description O trabalho é uma pesquisa bibliográfica de conceitos importantes para a área da Informática na Educação como: redes, ciberespaço, cibercultura, interação e aprendizagem cooperativa na cultura digital. A base teórica para aprendizagem está alicerçada nos conceitos de colaboração e cooperação dos Estudos Sociológicos de Jean Piaget de 1973, e tais conceitos são conectados e elucidados com duas pesquisas na área da Educação Matemática: os Portfólios de Matemática e o Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática, realizada por um dos autores. O objetivo deste é proporcionar um momento de reflexão, a partir de resultados obtidos nas duas pesquisas supracitadas que articulam prática e teoria, aos professores e pesquisadores da área, sobre tais conceitos, valendo-se da necessidade de se escutar os estudantes para assim contribuir para a melhoria da educação no Brasil. Nesta pesquisas verifica-se a construção dos conceitos de matemática pelos estudantes da escola básica, sendo um resultado positivo da articulação destes conceitos discutidos no artigo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-26T04:09:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226189
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000902368
identifier_str_mv 1679-1916
000902368
url http://hdl.handle.net/10183/226189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (2012), 11 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226189/2/000902368.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226189/1/000902368.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 220bbe589449bda0201c60cb70fc7f05
a6b4fe47a7648919d0c32d60f759ee71
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225033831415808