Cultura digital e aprendizagem cooperativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226189 |
Resumo: | O trabalho é uma pesquisa bibliográfica de conceitos importantes para a área da Informática na Educação como: redes, ciberespaço, cibercultura, interação e aprendizagem cooperativa na cultura digital. A base teórica para aprendizagem está alicerçada nos conceitos de colaboração e cooperação dos Estudos Sociológicos de Jean Piaget de 1973, e tais conceitos são conectados e elucidados com duas pesquisas na área da Educação Matemática: os Portfólios de Matemática e o Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática, realizada por um dos autores. O objetivo deste é proporcionar um momento de reflexão, a partir de resultados obtidos nas duas pesquisas supracitadas que articulam prática e teoria, aos professores e pesquisadores da área, sobre tais conceitos, valendo-se da necessidade de se escutar os estudantes para assim contribuir para a melhoria da educação no Brasil. Nesta pesquisas verifica-se a construção dos conceitos de matemática pelos estudantes da escola básica, sendo um resultado positivo da articulação destes conceitos discutidos no artigo. |
id |
UFRGS-2_086d0d43b38ec6dab137cfbe6df86594 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226189 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bona, Aline Silva deMorais, Anuar Daian deBasso, Marcus Vinicius de AzevedoFagundes, Léa da Cruz2021-08-26T04:09:43Z20121679-1916http://hdl.handle.net/10183/226189000902368O trabalho é uma pesquisa bibliográfica de conceitos importantes para a área da Informática na Educação como: redes, ciberespaço, cibercultura, interação e aprendizagem cooperativa na cultura digital. A base teórica para aprendizagem está alicerçada nos conceitos de colaboração e cooperação dos Estudos Sociológicos de Jean Piaget de 1973, e tais conceitos são conectados e elucidados com duas pesquisas na área da Educação Matemática: os Portfólios de Matemática e o Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática, realizada por um dos autores. O objetivo deste é proporcionar um momento de reflexão, a partir de resultados obtidos nas duas pesquisas supracitadas que articulam prática e teoria, aos professores e pesquisadores da área, sobre tais conceitos, valendo-se da necessidade de se escutar os estudantes para assim contribuir para a melhoria da educação no Brasil. Nesta pesquisas verifica-se a construção dos conceitos de matemática pelos estudantes da escola básica, sendo um resultado positivo da articulação destes conceitos discutidos no artigo.The work is a bibliographic research of important concepts for the area of Computing in Education as networks, cyberspace, cyberculture, interaction and cooperative learning in the digital culture. The theoretical basis for learning is based on the concepts of collaboration and cooperation of Sociological Studies of Jean Piaget, 1973, and such concepts are elucidated with two connected and research in Mathematics Education: Portfolios of the Mathematics and Space Digital Learning of Mathematics, performed by one of the authors. The objective is to provide a moment of reflection, the results from both surveys supracidas that link theory and practice, teachers and researchers on these concepts, using the need to listen to the students so as to contribute to improving education in Brazil. In this research there is the construction of math concepts by elementary school students, a positive result of the articulation of the concepts discussed.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (2012), 11 p.Tecnologia digitalAprendizagem cooperativaCybercultureDigital cultureCooperative learningInteractionCollaborationCultura digital e aprendizagem cooperativaDigital culture and learning cooperative info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000902368.pdf.txt000902368.pdf.txtExtracted Texttext/plain32111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226189/2/000902368.pdf.txt220bbe589449bda0201c60cb70fc7f05MD52ORIGINAL000902368.pdfTexto completoapplication/pdf73426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226189/1/000902368.pdfa6b4fe47a7648919d0c32d60f759ee71MD5110183/2261892021-09-19 04:34:47.641404oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226189Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-09-19T07:34:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cultura digital e aprendizagem cooperativa |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Digital culture and learning cooperative |
title |
Cultura digital e aprendizagem cooperativa |
spellingShingle |
Cultura digital e aprendizagem cooperativa Bona, Aline Silva de Tecnologia digital Aprendizagem cooperativa Cyberculture Digital culture Cooperative learning Interaction Collaboration |
title_short |
Cultura digital e aprendizagem cooperativa |
title_full |
Cultura digital e aprendizagem cooperativa |
title_fullStr |
Cultura digital e aprendizagem cooperativa |
title_full_unstemmed |
Cultura digital e aprendizagem cooperativa |
title_sort |
Cultura digital e aprendizagem cooperativa |
author |
Bona, Aline Silva de |
author_facet |
Bona, Aline Silva de Morais, Anuar Daian de Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Morais, Anuar Daian de Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bona, Aline Silva de Morais, Anuar Daian de Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia digital Aprendizagem cooperativa |
topic |
Tecnologia digital Aprendizagem cooperativa Cyberculture Digital culture Cooperative learning Interaction Collaboration |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cyberculture Digital culture Cooperative learning Interaction Collaboration |
description |
O trabalho é uma pesquisa bibliográfica de conceitos importantes para a área da Informática na Educação como: redes, ciberespaço, cibercultura, interação e aprendizagem cooperativa na cultura digital. A base teórica para aprendizagem está alicerçada nos conceitos de colaboração e cooperação dos Estudos Sociológicos de Jean Piaget de 1973, e tais conceitos são conectados e elucidados com duas pesquisas na área da Educação Matemática: os Portfólios de Matemática e o Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática, realizada por um dos autores. O objetivo deste é proporcionar um momento de reflexão, a partir de resultados obtidos nas duas pesquisas supracitadas que articulam prática e teoria, aos professores e pesquisadores da área, sobre tais conceitos, valendo-se da necessidade de se escutar os estudantes para assim contribuir para a melhoria da educação no Brasil. Nesta pesquisas verifica-se a construção dos conceitos de matemática pelos estudantes da escola básica, sendo um resultado positivo da articulação destes conceitos discutidos no artigo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-26T04:09:43Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/226189 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000902368 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000902368 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/226189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (2012), 11 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226189/2/000902368.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226189/1/000902368.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
220bbe589449bda0201c60cb70fc7f05 a6b4fe47a7648919d0c32d60f759ee71 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725112565104640 |