Os processos de governamentalidade na escola e as lutas transversais // Governmentality process at school and the transversal struggles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcos Carneiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3342
Resumo: O texto apresenta um modesto diagnóstico do presente, em tempos de muitas manifestações e inquietudes, inclusive, no meio educacional. Aceita a provocação de pensar o presente e, como tal, alia-se aos pensamentos de Michel Foucault, tentando refletir, ética e politicamente, desconfiando de todos os projetos políticos voltados ao pretenso bem comum. Segundo o filósofo francês, vivemos agora, mais do que antes, no interior de uma combinação complexa de técnicas de individuação e processos totalizantes, que mascaram as relações de poder. O estudo será organizado com a abordagem inicial do papel da disciplina e da norma; em seguida, serão desenvolvidos os conceitos de governamentalidade, sujeito e poder e relações de biopoder imbricadas em situações ético-políticas. Logo após, serão apresentadas algumas alternativas denominadas de lutas transversais, como possibilidades de construção de novas subjetividades, que serão incorporadas, neste estudo, como possíveis formas de aproveitamento no sistema escolar.Palavras-chave: Educação. Governamentalidade. Biopoder. Lutas transversais.
id UCS-3_4b22308f57eabcf51f801121f25e4ae1
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/3342
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Os processos de governamentalidade na escola e as lutas transversais // Governmentality process at school and the transversal strugglesFilosofia, EducaçãoO texto apresenta um modesto diagnóstico do presente, em tempos de muitas manifestações e inquietudes, inclusive, no meio educacional. Aceita a provocação de pensar o presente e, como tal, alia-se aos pensamentos de Michel Foucault, tentando refletir, ética e politicamente, desconfiando de todos os projetos políticos voltados ao pretenso bem comum. Segundo o filósofo francês, vivemos agora, mais do que antes, no interior de uma combinação complexa de técnicas de individuação e processos totalizantes, que mascaram as relações de poder. O estudo será organizado com a abordagem inicial do papel da disciplina e da norma; em seguida, serão desenvolvidos os conceitos de governamentalidade, sujeito e poder e relações de biopoder imbricadas em situações ético-políticas. Logo após, serão apresentadas algumas alternativas denominadas de lutas transversais, como possibilidades de construção de novas subjetividades, que serão incorporadas, neste estudo, como possíveis formas de aproveitamento no sistema escolar.Palavras-chave: Educação. Governamentalidade. Biopoder. Lutas transversais.Universidade de Caxias do SulSilva, Marcos Carneiro2015-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3342Conjectura: filosofia e educação; v. 20, n. 3; 38-55CONJECTURA: filosofia e educação; v. 20, n. 3; 38-552178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3342/pdf_447info:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-30T01:43:49ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Os processos de governamentalidade na escola e as lutas transversais // Governmentality process at school and the transversal struggles
title Os processos de governamentalidade na escola e as lutas transversais // Governmentality process at school and the transversal struggles
spellingShingle Os processos de governamentalidade na escola e as lutas transversais // Governmentality process at school and the transversal struggles
Silva, Marcos Carneiro
Filosofia, Educação
title_short Os processos de governamentalidade na escola e as lutas transversais // Governmentality process at school and the transversal struggles
title_full Os processos de governamentalidade na escola e as lutas transversais // Governmentality process at school and the transversal struggles
title_fullStr Os processos de governamentalidade na escola e as lutas transversais // Governmentality process at school and the transversal struggles
title_full_unstemmed Os processos de governamentalidade na escola e as lutas transversais // Governmentality process at school and the transversal struggles
title_sort Os processos de governamentalidade na escola e as lutas transversais // Governmentality process at school and the transversal struggles
author Silva, Marcos Carneiro
author_facet Silva, Marcos Carneiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcos Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia, Educação
topic Filosofia, Educação
dc.description.none.fl_txt_mv O texto apresenta um modesto diagnóstico do presente, em tempos de muitas manifestações e inquietudes, inclusive, no meio educacional. Aceita a provocação de pensar o presente e, como tal, alia-se aos pensamentos de Michel Foucault, tentando refletir, ética e politicamente, desconfiando de todos os projetos políticos voltados ao pretenso bem comum. Segundo o filósofo francês, vivemos agora, mais do que antes, no interior de uma combinação complexa de técnicas de individuação e processos totalizantes, que mascaram as relações de poder. O estudo será organizado com a abordagem inicial do papel da disciplina e da norma; em seguida, serão desenvolvidos os conceitos de governamentalidade, sujeito e poder e relações de biopoder imbricadas em situações ético-políticas. Logo após, serão apresentadas algumas alternativas denominadas de lutas transversais, como possibilidades de construção de novas subjetividades, que serão incorporadas, neste estudo, como possíveis formas de aproveitamento no sistema escolar.Palavras-chave: Educação. Governamentalidade. Biopoder. Lutas transversais.
description O texto apresenta um modesto diagnóstico do presente, em tempos de muitas manifestações e inquietudes, inclusive, no meio educacional. Aceita a provocação de pensar o presente e, como tal, alia-se aos pensamentos de Michel Foucault, tentando refletir, ética e politicamente, desconfiando de todos os projetos políticos voltados ao pretenso bem comum. Segundo o filósofo francês, vivemos agora, mais do que antes, no interior de uma combinação complexa de técnicas de individuação e processos totalizantes, que mascaram as relações de poder. O estudo será organizado com a abordagem inicial do papel da disciplina e da norma; em seguida, serão desenvolvidos os conceitos de governamentalidade, sujeito e poder e relações de biopoder imbricadas em situações ético-políticas. Logo após, serão apresentadas algumas alternativas denominadas de lutas transversais, como possibilidades de construção de novas subjetividades, que serão incorporadas, neste estudo, como possíveis formas de aproveitamento no sistema escolar.Palavras-chave: Educação. Governamentalidade. Biopoder. Lutas transversais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3342
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3342/pdf_447
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 20, n. 3; 38-55
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 20, n. 3; 38-55
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829950519803904