Os processos de governamentalidade na escola e as lutas transversais // Governmentality process at school and the transversal struggles
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3342 |
Resumo: | O texto apresenta um modesto diagnóstico do presente, em tempos de muitas manifestações e inquietudes, inclusive, no meio educacional. Aceita a provocação de pensar o presente e, como tal, alia-se aos pensamentos de Michel Foucault, tentando refletir, ética e politicamente, desconfiando de todos os projetos políticos voltados ao pretenso bem comum. Segundo o filósofo francês, vivemos agora, mais do que antes, no interior de uma combinação complexa de técnicas de individuação e processos totalizantes, que mascaram as relações de poder. O estudo será organizado com a abordagem inicial do papel da disciplina e da norma; em seguida, serão desenvolvidos os conceitos de governamentalidade, sujeito e poder e relações de biopoder imbricadas em situações ético-políticas. Logo após, serão apresentadas algumas alternativas denominadas de lutas transversais, como possibilidades de construção de novas subjetividades, que serão incorporadas, neste estudo, como possíveis formas de aproveitamento no sistema escolar.Palavras-chave: Educação. Governamentalidade. Biopoder. Lutas transversais. |
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Os processos de governamentalidade na escola e as lutas transversais // Governmentality process at school and the transversal strugglesFilosofia, EducaçãoO texto apresenta um modesto diagnóstico do presente, em tempos de muitas manifestações e inquietudes, inclusive, no meio educacional. Aceita a provocação de pensar o presente e, como tal, alia-se aos pensamentos de Michel Foucault, tentando refletir, ética e politicamente, desconfiando de todos os projetos políticos voltados ao pretenso bem comum. Segundo o filósofo francês, vivemos agora, mais do que antes, no interior de uma combinação complexa de técnicas de individuação e processos totalizantes, que mascaram as relações de poder. O estudo será organizado com a abordagem inicial do papel da disciplina e da norma; em seguida, serão desenvolvidos os conceitos de governamentalidade, sujeito e poder e relações de biopoder imbricadas em situações ético-políticas. Logo após, serão apresentadas algumas alternativas denominadas de lutas transversais, como possibilidades de construção de novas subjetividades, que serão incorporadas, neste estudo, como possíveis formas de aproveitamento no sistema escolar.Palavras-chave: Educação. Governamentalidade. Biopoder. Lutas transversais.Universidade de Caxias do SulSilva, Marcos Carneiro2015-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3342Conjectura: filosofia e educação; v. 20, n. 3; 38-55CONJECTURA: filosofia e educação; v. 20, n. 3; 38-552178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3342/pdf_447info:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-30T01:43:49ZRevista |
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O texto apresenta um modesto diagnóstico do presente, em tempos de muitas manifestações e inquietudes, inclusive, no meio educacional. Aceita a provocação de pensar o presente e, como tal, alia-se aos pensamentos de Michel Foucault, tentando refletir, ética e politicamente, desconfiando de todos os projetos políticos voltados ao pretenso bem comum. Segundo o filósofo francês, vivemos agora, mais do que antes, no interior de uma combinação complexa de técnicas de individuação e processos totalizantes, que mascaram as relações de poder. O estudo será organizado com a abordagem inicial do papel da disciplina e da norma; em seguida, serão desenvolvidos os conceitos de governamentalidade, sujeito e poder e relações de biopoder imbricadas em situações ético-políticas. Logo após, serão apresentadas algumas alternativas denominadas de lutas transversais, como possibilidades de construção de novas subjetividades, que serão incorporadas, neste estudo, como possíveis formas de aproveitamento no sistema escolar.Palavras-chave: Educação. Governamentalidade. Biopoder. Lutas transversais. |
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