Considerações acerca da Educação Infantil: história, representações e formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Milena Cristina Aragão Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Kreutz, Lúcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/174
Resumo:      O presente artigo tem como objetivo chamar a atenção para ahistoricidade do sujeito, em especial daquele atuante na  educação de crianças pequenas. Para tanto, parte do levantamento da trajetória histórica da Educação Infantil no Brasil, analisando os avanços e desafios dessa modalidade educacional. Como foco de debate é discutida a posição da Educação Infantil na sociedade e na cultura e as representações culturais sobre a mulherprofessora no processo de construção de sua identidade profissional. O texto é finalizado abordando as repercussões de tais representações no ser e agir docente e as possibilidades de ação no contexto da formação inicial e continuada, a fim de amenizar tais influências, com vistas à qualidade do trabalho pedagógico.
id UCS-3_52dc9b8e74f61cb5d21da50902b5a821
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/174
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Considerações acerca da Educação Infantil: história, representações e formação docente     O presente artigo tem como objetivo chamar a atenção para ahistoricidade do sujeito, em especial daquele atuante na  educação de crianças pequenas. Para tanto, parte do levantamento da trajetória histórica da Educação Infantil no Brasil, analisando os avanços e desafios dessa modalidade educacional. Como foco de debate é discutida a posição da Educação Infantil na sociedade e na cultura e as representações culturais sobre a mulherprofessora no processo de construção de sua identidade profissional. O texto é finalizado abordando as repercussões de tais representações no ser e agir docente e as possibilidades de ação no contexto da formação inicial e continuada, a fim de amenizar tais influências, com vistas à qualidade do trabalho pedagógico.Universidade de Caxias do Sulde Souza, Milena Cristina Aragão RibeiroKreutz, Lúcio2010-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/174Conjectura: filosofia e educação; v. 15, n. 1CONJECTURA: filosofia e educação; v. 15, n. 12178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/174/165info:eu-repo/semantics/openAccess2010-07-15T17:14:50ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Considerações acerca da Educação Infantil: história, representações e formação docente
title Considerações acerca da Educação Infantil: história, representações e formação docente
spellingShingle Considerações acerca da Educação Infantil: história, representações e formação docente
de Souza, Milena Cristina Aragão Ribeiro
title_short Considerações acerca da Educação Infantil: história, representações e formação docente
title_full Considerações acerca da Educação Infantil: história, representações e formação docente
title_fullStr Considerações acerca da Educação Infantil: história, representações e formação docente
title_full_unstemmed Considerações acerca da Educação Infantil: história, representações e formação docente
title_sort Considerações acerca da Educação Infantil: história, representações e formação docente
author de Souza, Milena Cristina Aragão Ribeiro
author_facet de Souza, Milena Cristina Aragão Ribeiro
Kreutz, Lúcio
author_role author
author2 Kreutz, Lúcio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Milena Cristina Aragão Ribeiro
Kreutz, Lúcio
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv      O presente artigo tem como objetivo chamar a atenção para ahistoricidade do sujeito, em especial daquele atuante na  educação de crianças pequenas. Para tanto, parte do levantamento da trajetória histórica da Educação Infantil no Brasil, analisando os avanços e desafios dessa modalidade educacional. Como foco de debate é discutida a posição da Educação Infantil na sociedade e na cultura e as representações culturais sobre a mulherprofessora no processo de construção de sua identidade profissional. O texto é finalizado abordando as repercussões de tais representações no ser e agir docente e as possibilidades de ação no contexto da formação inicial e continuada, a fim de amenizar tais influências, com vistas à qualidade do trabalho pedagógico.
description      O presente artigo tem como objetivo chamar a atenção para ahistoricidade do sujeito, em especial daquele atuante na  educação de crianças pequenas. Para tanto, parte do levantamento da trajetória histórica da Educação Infantil no Brasil, analisando os avanços e desafios dessa modalidade educacional. Como foco de debate é discutida a posição da Educação Infantil na sociedade e na cultura e as representações culturais sobre a mulherprofessora no processo de construção de sua identidade profissional. O texto é finalizado abordando as repercussões de tais representações no ser e agir docente e as possibilidades de ação no contexto da formação inicial e continuada, a fim de amenizar tais influências, com vistas à qualidade do trabalho pedagógico.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/174
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/174/165
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 15, n. 1
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 15, n. 1
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829951536922624