Relações educacionais do podcast com as hierarquias expressivas online // Educational relations of brazilian podcast with expressive hierarchies online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2366 |
Resumo: | Dominique Wolton sustenta que as tecnologias da informática encontram-se aptas a promover um exercício tecnológico nos quais os usuários se encontrem em situação de igualdade. A partir dessa perspectiva, torna-se válido esperar que a vasta disseminação do uso de ferramentas on-line no Brasil repercuta o fenômeno referido, constituindo um contexto pautado pela cessão igualitária de visibilidade à expressão dos diversos indivíduos ali inseridos, instituindo, assim, um cenário apto ao diálogo educativo por permear-se por um tratamento igualitário dispensado a seus diversos falantes. O presente artigo, oriundo da tese “Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação”, busca investigar se a derrocada hierárquica aludida realmente ocorre no âmbito nacional on-line do podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda. Para isso, este trabalho irá analisar a origem produtiva dos podcasts de maior visibilidade na internet brasileira, considerando do mesmo modo as esferas dos blogs e micro-blogs, de modo a relativizá-las ao cenário do podcast. Os resultados desta investigação indicaram que, ao contrário do que se observou em outras esferas on-line, o uso nacional do podcast demonstrou promover a superação de hierarquias que privilegiam certos indivíduos, especialmente àqueles referidos como “celebridades”, em detrimento dos demais na visibilidade de suas expressões em meios tecnológicos. |
id |
UCS-3_6212f0f8e250309582abf4ad630641b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/2366 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Relações educacionais do podcast com as hierarquias expressivas online // Educational relations of brazilian podcast with expressive hierarchies onlineEducação; Tecnologia Educacional Dominique Wolton sustenta que as tecnologias da informática encontram-se aptas a promover um exercício tecnológico nos quais os usuários se encontrem em situação de igualdade. A partir dessa perspectiva, torna-se válido esperar que a vasta disseminação do uso de ferramentas on-line no Brasil repercuta o fenômeno referido, constituindo um contexto pautado pela cessão igualitária de visibilidade à expressão dos diversos indivíduos ali inseridos, instituindo, assim, um cenário apto ao diálogo educativo por permear-se por um tratamento igualitário dispensado a seus diversos falantes. O presente artigo, oriundo da tese “Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação”, busca investigar se a derrocada hierárquica aludida realmente ocorre no âmbito nacional on-line do podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda. Para isso, este trabalho irá analisar a origem produtiva dos podcasts de maior visibilidade na internet brasileira, considerando do mesmo modo as esferas dos blogs e micro-blogs, de modo a relativizá-las ao cenário do podcast. Os resultados desta investigação indicaram que, ao contrário do que se observou em outras esferas on-line, o uso nacional do podcast demonstrou promover a superação de hierarquias que privilegiam certos indivíduos, especialmente àqueles referidos como “celebridades”, em detrimento dos demais na visibilidade de suas expressões em meios tecnológicos. Universidade de Caxias do SulCAPESFreire, Eugênio Paccelli Aguiar2014-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2366Conjectura: filosofia e educação; v. 19, n. 2; 55-67CONJECTURA: filosofia e educação; v. 19, n. 2; 55-672178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2366/pdf_243info:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-26T12:56:03ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações educacionais do podcast com as hierarquias expressivas online // Educational relations of brazilian podcast with expressive hierarchies online |
title |
Relações educacionais do podcast com as hierarquias expressivas online // Educational relations of brazilian podcast with expressive hierarchies online |
spellingShingle |
Relações educacionais do podcast com as hierarquias expressivas online // Educational relations of brazilian podcast with expressive hierarchies online Freire, Eugênio Paccelli Aguiar Educação; Tecnologia Educacional |
title_short |
Relações educacionais do podcast com as hierarquias expressivas online // Educational relations of brazilian podcast with expressive hierarchies online |
title_full |
Relações educacionais do podcast com as hierarquias expressivas online // Educational relations of brazilian podcast with expressive hierarchies online |
title_fullStr |
Relações educacionais do podcast com as hierarquias expressivas online // Educational relations of brazilian podcast with expressive hierarchies online |
title_full_unstemmed |
Relações educacionais do podcast com as hierarquias expressivas online // Educational relations of brazilian podcast with expressive hierarchies online |
title_sort |
Relações educacionais do podcast com as hierarquias expressivas online // Educational relations of brazilian podcast with expressive hierarchies online |
author |
Freire, Eugênio Paccelli Aguiar |
author_facet |
Freire, Eugênio Paccelli Aguiar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Eugênio Paccelli Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Tecnologia Educacional |
topic |
Educação; Tecnologia Educacional |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Dominique Wolton sustenta que as tecnologias da informática encontram-se aptas a promover um exercício tecnológico nos quais os usuários se encontrem em situação de igualdade. A partir dessa perspectiva, torna-se válido esperar que a vasta disseminação do uso de ferramentas on-line no Brasil repercuta o fenômeno referido, constituindo um contexto pautado pela cessão igualitária de visibilidade à expressão dos diversos indivíduos ali inseridos, instituindo, assim, um cenário apto ao diálogo educativo por permear-se por um tratamento igualitário dispensado a seus diversos falantes. O presente artigo, oriundo da tese “Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação”, busca investigar se a derrocada hierárquica aludida realmente ocorre no âmbito nacional on-line do podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda. Para isso, este trabalho irá analisar a origem produtiva dos podcasts de maior visibilidade na internet brasileira, considerando do mesmo modo as esferas dos blogs e micro-blogs, de modo a relativizá-las ao cenário do podcast. Os resultados desta investigação indicaram que, ao contrário do que se observou em outras esferas on-line, o uso nacional do podcast demonstrou promover a superação de hierarquias que privilegiam certos indivíduos, especialmente àqueles referidos como “celebridades”, em detrimento dos demais na visibilidade de suas expressões em meios tecnológicos. |
description |
Dominique Wolton sustenta que as tecnologias da informática encontram-se aptas a promover um exercício tecnológico nos quais os usuários se encontrem em situação de igualdade. A partir dessa perspectiva, torna-se válido esperar que a vasta disseminação do uso de ferramentas on-line no Brasil repercuta o fenômeno referido, constituindo um contexto pautado pela cessão igualitária de visibilidade à expressão dos diversos indivíduos ali inseridos, instituindo, assim, um cenário apto ao diálogo educativo por permear-se por um tratamento igualitário dispensado a seus diversos falantes. O presente artigo, oriundo da tese “Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação”, busca investigar se a derrocada hierárquica aludida realmente ocorre no âmbito nacional on-line do podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda. Para isso, este trabalho irá analisar a origem produtiva dos podcasts de maior visibilidade na internet brasileira, considerando do mesmo modo as esferas dos blogs e micro-blogs, de modo a relativizá-las ao cenário do podcast. Os resultados desta investigação indicaram que, ao contrário do que se observou em outras esferas on-line, o uso nacional do podcast demonstrou promover a superação de hierarquias que privilegiam certos indivíduos, especialmente àqueles referidos como “celebridades”, em detrimento dos demais na visibilidade de suas expressões em meios tecnológicos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2366 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2366/pdf_243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 19, n. 2; 55-67 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 19, n. 2; 55-67 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829951907069952 |