A educação como produto e o trabalho docente // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019024
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7698 |
Resumo: | O artigo discute o trabalho docente em instituições de educação superior, a partir das mudanças na conjuntura da educação superior marcada pelo processo de mundialização do capital, da ofensiva neoliberal pós crise de 2008 e a reestruturação produtiva, levando à ruína de direitos sociais conquistados, além do processo de mercantilização e produtivismo neste espaço que tem levado ao trabalho docente elementos estranhos à educação, como meritocracia, o cumprimento de metas, a avaliação quantitativa da ciência e que parece ter estimulado a concorrência intra e extra-institucional.Palavras-chave: Trabalho docente. Educação como produto. Mercantilização. |
id |
UCS-3_788717ab838f1c0681dcc8ce4c978200 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/7698 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
A educação como produto e o trabalho docente // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019024Filosofia da Educação; Sociologia da Educação.O artigo discute o trabalho docente em instituições de educação superior, a partir das mudanças na conjuntura da educação superior marcada pelo processo de mundialização do capital, da ofensiva neoliberal pós crise de 2008 e a reestruturação produtiva, levando à ruína de direitos sociais conquistados, além do processo de mercantilização e produtivismo neste espaço que tem levado ao trabalho docente elementos estranhos à educação, como meritocracia, o cumprimento de metas, a avaliação quantitativa da ciência e que parece ter estimulado a concorrência intra e extra-institucional.Palavras-chave: Trabalho docente. Educação como produto. Mercantilização. Universidade de Caxias do SulCescon, Everaldo2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7698Conjectura: filosofia e educação; v. 24 (2019); e019024CONJECTURA: filosofia e educação; v. 24 (2019); e0190242178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7698/pdfDireitos autorais 2019 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-30T19:06:16ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação como produto e o trabalho docente // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019024 |
title |
A educação como produto e o trabalho docente // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019024 |
spellingShingle |
A educação como produto e o trabalho docente // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019024 Cescon, Everaldo Filosofia da Educação; Sociologia da Educação. |
title_short |
A educação como produto e o trabalho docente // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019024 |
title_full |
A educação como produto e o trabalho docente // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019024 |
title_fullStr |
A educação como produto e o trabalho docente // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019024 |
title_full_unstemmed |
A educação como produto e o trabalho docente // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019024 |
title_sort |
A educação como produto e o trabalho docente // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019024 |
author |
Cescon, Everaldo |
author_facet |
Cescon, Everaldo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cescon, Everaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia da Educação; Sociologia da Educação. |
topic |
Filosofia da Educação; Sociologia da Educação. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O artigo discute o trabalho docente em instituições de educação superior, a partir das mudanças na conjuntura da educação superior marcada pelo processo de mundialização do capital, da ofensiva neoliberal pós crise de 2008 e a reestruturação produtiva, levando à ruína de direitos sociais conquistados, além do processo de mercantilização e produtivismo neste espaço que tem levado ao trabalho docente elementos estranhos à educação, como meritocracia, o cumprimento de metas, a avaliação quantitativa da ciência e que parece ter estimulado a concorrência intra e extra-institucional.Palavras-chave: Trabalho docente. Educação como produto. Mercantilização. |
description |
O artigo discute o trabalho docente em instituições de educação superior, a partir das mudanças na conjuntura da educação superior marcada pelo processo de mundialização do capital, da ofensiva neoliberal pós crise de 2008 e a reestruturação produtiva, levando à ruína de direitos sociais conquistados, além do processo de mercantilização e produtivismo neste espaço que tem levado ao trabalho docente elementos estranhos à educação, como meritocracia, o cumprimento de metas, a avaliação quantitativa da ciência e que parece ter estimulado a concorrência intra e extra-institucional.Palavras-chave: Trabalho docente. Educação como produto. Mercantilização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7698 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7698/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CONJECTURA: filosofia e educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CONJECTURA: filosofia e educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 24 (2019); e019024 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 24 (2019); e019024 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829950444306432 |