A educação como produto e o trabalho docente // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019024

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cescon, Everaldo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7698
Resumo: O artigo discute o trabalho docente em instituições de educação superior, a partir das mudanças na conjuntura da educação superior marcada pelo processo de mundialização do capital, da ofensiva neoliberal pós crise de 2008 e a reestruturação produtiva, levando à ruína de direitos sociais conquistados, além do processo de mercantilização e produtivismo neste espaço que tem levado ao trabalho docente elementos estranhos à educação, como meritocracia, o cumprimento de metas, a avaliação quantitativa da ciência e que parece ter estimulado a concorrência intra e extra-institucional.Palavras-chave: Trabalho docente. Educação como produto. Mercantilização. 
id UCS-3_788717ab838f1c0681dcc8ce4c978200
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/7698
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling A educação como produto e o trabalho docente // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019024Filosofia da Educação; Sociologia da Educação.O artigo discute o trabalho docente em instituições de educação superior, a partir das mudanças na conjuntura da educação superior marcada pelo processo de mundialização do capital, da ofensiva neoliberal pós crise de 2008 e a reestruturação produtiva, levando à ruína de direitos sociais conquistados, além do processo de mercantilização e produtivismo neste espaço que tem levado ao trabalho docente elementos estranhos à educação, como meritocracia, o cumprimento de metas, a avaliação quantitativa da ciência e que parece ter estimulado a concorrência intra e extra-institucional.Palavras-chave: Trabalho docente. Educação como produto. Mercantilização. Universidade de Caxias do SulCescon, Everaldo2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7698Conjectura: filosofia e educação; v. 24 (2019); e019024CONJECTURA: filosofia e educação; v. 24 (2019); e0190242178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7698/pdfDireitos autorais 2019 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-30T19:06:16ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv A educação como produto e o trabalho docente // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019024
title A educação como produto e o trabalho docente // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019024
spellingShingle A educação como produto e o trabalho docente // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019024
Cescon, Everaldo
Filosofia da Educação; Sociologia da Educação.
title_short A educação como produto e o trabalho docente // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019024
title_full A educação como produto e o trabalho docente // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019024
title_fullStr A educação como produto e o trabalho docente // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019024
title_full_unstemmed A educação como produto e o trabalho docente // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019024
title_sort A educação como produto e o trabalho docente // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019024
author Cescon, Everaldo
author_facet Cescon, Everaldo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cescon, Everaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia da Educação; Sociologia da Educação.
topic Filosofia da Educação; Sociologia da Educação.
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo discute o trabalho docente em instituições de educação superior, a partir das mudanças na conjuntura da educação superior marcada pelo processo de mundialização do capital, da ofensiva neoliberal pós crise de 2008 e a reestruturação produtiva, levando à ruína de direitos sociais conquistados, além do processo de mercantilização e produtivismo neste espaço que tem levado ao trabalho docente elementos estranhos à educação, como meritocracia, o cumprimento de metas, a avaliação quantitativa da ciência e que parece ter estimulado a concorrência intra e extra-institucional.Palavras-chave: Trabalho docente. Educação como produto. Mercantilização. 
description O artigo discute o trabalho docente em instituições de educação superior, a partir das mudanças na conjuntura da educação superior marcada pelo processo de mundialização do capital, da ofensiva neoliberal pós crise de 2008 e a reestruturação produtiva, levando à ruína de direitos sociais conquistados, além do processo de mercantilização e produtivismo neste espaço que tem levado ao trabalho docente elementos estranhos à educação, como meritocracia, o cumprimento de metas, a avaliação quantitativa da ciência e que parece ter estimulado a concorrência intra e extra-institucional.Palavras-chave: Trabalho docente. Educação como produto. Mercantilização. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7698
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7698/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CONJECTURA: filosofia e educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CONJECTURA: filosofia e educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 24 (2019); e019024
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 24 (2019); e019024
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829950444306432