Aprendizagem no ciberespaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: John Scheid, Neusa Maria
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Casagrande, Cledes Antonio, Meurer, César Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/324
Resumo: Entendida em sentido amplo, como reconstrução autotranscendente, aaprendizagem requer, para potencializar a razão crítico-discursiva, uma dimensão intersubjetiva e uma relação assimétrica entre professor e estudante. No ciberespaço, âmbito linguístico específicoque ocasiona processos de socialização e de individualização, o entendimento do que constitui aprendizagem válida passa, necessariamente, pelo diálogo entre educadores. A partir de  interrogações de índole epistemológica, o artigo insere-senesse diálogo. Depois de caracterizar a hipermídia como a linguagem do ciberespaço e identificar diferentes perfis de leitores de hipermídia, duas afirmações são ensaiadas: (i) as tecnologias digitais possuem potencial para amplificar a aprendizagem; e (ii) as tecnologias digitaisnão minimizam a importância da mediação docente na forma escolar da aprendizagem.
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