Formação de professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019003

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Richit, Adriana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Hupalo, Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5821
Resumo: O artigo examina as perspectivas de formação pedagógica de professores, no âmbito da educação profissional no Brasil, olhando-as a partir de resultados de estudos. A investigação consiste em uma análise qualitativa e interpretativa, baseada em uma análise de conteúdo, sobre dissertações e teses voltadas à temática ‘formação pedagógica de professores na educação profissional’, produzidas no período compreendido entre 2005-2015. Este recorte temporal foi estabelecido tendo em vista a expansão dos estudos sobre esta temática, concomitante a expansão da própria educação profissional em nosso país. Os dados foram analisados sob a luz das perspectivas teóricas relacionadas à profissionalidade e constituição docente, esboçadas por Maurice Tardif, José Contreras e José Gimeno Sacristán. Os resultados evidenciaram perspectivas distintas de formação pedagógica docente, das quais duas são discutidas neste artigo: formação profissional docente que prioriza a articulação entre teoria e prática e a complementaridade entre disciplinas e dimensões formativas, na medida em que os docentes reconhecem a importância e valorizam a dimensão pedagógica da formação para a concretização da prática profissional; e formação profissional docente que se concretiza mediante a constituição profissional do professor e a prática pedagógica, visto que para um grupo de professores desta modalidade de educação o conhecimento prático assume centralidade na constituição docente.Palavras-chave: Formação de professores. Educação Profissional.Formação pedagógica. Profissionalidade.
id UCS-3_ac18421f554043707a9770946dfa7025
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/5821
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Formação de professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019003EducaçãoO artigo examina as perspectivas de formação pedagógica de professores, no âmbito da educação profissional no Brasil, olhando-as a partir de resultados de estudos. A investigação consiste em uma análise qualitativa e interpretativa, baseada em uma análise de conteúdo, sobre dissertações e teses voltadas à temática ‘formação pedagógica de professores na educação profissional’, produzidas no período compreendido entre 2005-2015. Este recorte temporal foi estabelecido tendo em vista a expansão dos estudos sobre esta temática, concomitante a expansão da própria educação profissional em nosso país. Os dados foram analisados sob a luz das perspectivas teóricas relacionadas à profissionalidade e constituição docente, esboçadas por Maurice Tardif, José Contreras e José Gimeno Sacristán. Os resultados evidenciaram perspectivas distintas de formação pedagógica docente, das quais duas são discutidas neste artigo: formação profissional docente que prioriza a articulação entre teoria e prática e a complementaridade entre disciplinas e dimensões formativas, na medida em que os docentes reconhecem a importância e valorizam a dimensão pedagógica da formação para a concretização da prática profissional; e formação profissional docente que se concretiza mediante a constituição profissional do professor e a prática pedagógica, visto que para um grupo de professores desta modalidade de educação o conhecimento prático assume centralidade na constituição docente.Palavras-chave: Formação de professores. Educação Profissional.Formação pedagógica. Profissionalidade.Universidade de Caxias do SulRichit, AdrianaHupalo, Leandro2019-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5821Conjectura: filosofia e educação; v. 24 (2019); e019003CONJECTURA: filosofia e educação; v. 24 (2019); e0190032178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5821/pdfDireitos autorais 2019 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-30T19:06:16ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019003
title Formação de professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019003
spellingShingle Formação de professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019003
Richit, Adriana
Educação
title_short Formação de professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019003
title_full Formação de professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019003
title_fullStr Formação de professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019003
title_full_unstemmed Formação de professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019003
title_sort Formação de professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019003
author Richit, Adriana
author_facet Richit, Adriana
Hupalo, Leandro
author_role author
author2 Hupalo, Leandro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Richit, Adriana
Hupalo, Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo examina as perspectivas de formação pedagógica de professores, no âmbito da educação profissional no Brasil, olhando-as a partir de resultados de estudos. A investigação consiste em uma análise qualitativa e interpretativa, baseada em uma análise de conteúdo, sobre dissertações e teses voltadas à temática ‘formação pedagógica de professores na educação profissional’, produzidas no período compreendido entre 2005-2015. Este recorte temporal foi estabelecido tendo em vista a expansão dos estudos sobre esta temática, concomitante a expansão da própria educação profissional em nosso país. Os dados foram analisados sob a luz das perspectivas teóricas relacionadas à profissionalidade e constituição docente, esboçadas por Maurice Tardif, José Contreras e José Gimeno Sacristán. Os resultados evidenciaram perspectivas distintas de formação pedagógica docente, das quais duas são discutidas neste artigo: formação profissional docente que prioriza a articulação entre teoria e prática e a complementaridade entre disciplinas e dimensões formativas, na medida em que os docentes reconhecem a importância e valorizam a dimensão pedagógica da formação para a concretização da prática profissional; e formação profissional docente que se concretiza mediante a constituição profissional do professor e a prática pedagógica, visto que para um grupo de professores desta modalidade de educação o conhecimento prático assume centralidade na constituição docente.Palavras-chave: Formação de professores. Educação Profissional.Formação pedagógica. Profissionalidade.
description O artigo examina as perspectivas de formação pedagógica de professores, no âmbito da educação profissional no Brasil, olhando-as a partir de resultados de estudos. A investigação consiste em uma análise qualitativa e interpretativa, baseada em uma análise de conteúdo, sobre dissertações e teses voltadas à temática ‘formação pedagógica de professores na educação profissional’, produzidas no período compreendido entre 2005-2015. Este recorte temporal foi estabelecido tendo em vista a expansão dos estudos sobre esta temática, concomitante a expansão da própria educação profissional em nosso país. Os dados foram analisados sob a luz das perspectivas teóricas relacionadas à profissionalidade e constituição docente, esboçadas por Maurice Tardif, José Contreras e José Gimeno Sacristán. Os resultados evidenciaram perspectivas distintas de formação pedagógica docente, das quais duas são discutidas neste artigo: formação profissional docente que prioriza a articulação entre teoria e prática e a complementaridade entre disciplinas e dimensões formativas, na medida em que os docentes reconhecem a importância e valorizam a dimensão pedagógica da formação para a concretização da prática profissional; e formação profissional docente que se concretiza mediante a constituição profissional do professor e a prática pedagógica, visto que para um grupo de professores desta modalidade de educação o conhecimento prático assume centralidade na constituição docente.Palavras-chave: Formação de professores. Educação Profissional.Formação pedagógica. Profissionalidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5821
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5821/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CONJECTURA: filosofia e educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CONJECTURA: filosofia e educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 24 (2019); e019003
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 24 (2019); e019003
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829949645291520