Formação de professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019003
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5821 |
Resumo: | O artigo examina as perspectivas de formação pedagógica de professores, no âmbito da educação profissional no Brasil, olhando-as a partir de resultados de estudos. A investigação consiste em uma análise qualitativa e interpretativa, baseada em uma análise de conteúdo, sobre dissertações e teses voltadas à temática ‘formação pedagógica de professores na educação profissional’, produzidas no período compreendido entre 2005-2015. Este recorte temporal foi estabelecido tendo em vista a expansão dos estudos sobre esta temática, concomitante a expansão da própria educação profissional em nosso país. Os dados foram analisados sob a luz das perspectivas teóricas relacionadas à profissionalidade e constituição docente, esboçadas por Maurice Tardif, José Contreras e José Gimeno Sacristán. Os resultados evidenciaram perspectivas distintas de formação pedagógica docente, das quais duas são discutidas neste artigo: formação profissional docente que prioriza a articulação entre teoria e prática e a complementaridade entre disciplinas e dimensões formativas, na medida em que os docentes reconhecem a importância e valorizam a dimensão pedagógica da formação para a concretização da prática profissional; e formação profissional docente que se concretiza mediante a constituição profissional do professor e a prática pedagógica, visto que para um grupo de professores desta modalidade de educação o conhecimento prático assume centralidade na constituição docente.Palavras-chave: Formação de professores. Educação Profissional.Formação pedagógica. Profissionalidade. |
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Formação de professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019003EducaçãoO artigo examina as perspectivas de formação pedagógica de professores, no âmbito da educação profissional no Brasil, olhando-as a partir de resultados de estudos. A investigação consiste em uma análise qualitativa e interpretativa, baseada em uma análise de conteúdo, sobre dissertações e teses voltadas à temática ‘formação pedagógica de professores na educação profissional’, produzidas no período compreendido entre 2005-2015. Este recorte temporal foi estabelecido tendo em vista a expansão dos estudos sobre esta temática, concomitante a expansão da própria educação profissional em nosso país. Os dados foram analisados sob a luz das perspectivas teóricas relacionadas à profissionalidade e constituição docente, esboçadas por Maurice Tardif, José Contreras e José Gimeno Sacristán. Os resultados evidenciaram perspectivas distintas de formação pedagógica docente, das quais duas são discutidas neste artigo: formação profissional docente que prioriza a articulação entre teoria e prática e a complementaridade entre disciplinas e dimensões formativas, na medida em que os docentes reconhecem a importância e valorizam a dimensão pedagógica da formação para a concretização da prática profissional; e formação profissional docente que se concretiza mediante a constituição profissional do professor e a prática pedagógica, visto que para um grupo de professores desta modalidade de educação o conhecimento prático assume centralidade na constituição docente.Palavras-chave: Formação de professores. Educação Profissional.Formação pedagógica. Profissionalidade.Universidade de Caxias do SulRichit, AdrianaHupalo, Leandro2019-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5821Conjectura: filosofia e educação; v. 24 (2019); e019003CONJECTURA: filosofia e educação; v. 24 (2019); e0190032178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5821/pdfDireitos autorais 2019 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-30T19:06:16ZRevista |
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O artigo examina as perspectivas de formação pedagógica de professores, no âmbito da educação profissional no Brasil, olhando-as a partir de resultados de estudos. A investigação consiste em uma análise qualitativa e interpretativa, baseada em uma análise de conteúdo, sobre dissertações e teses voltadas à temática ‘formação pedagógica de professores na educação profissional’, produzidas no período compreendido entre 2005-2015. Este recorte temporal foi estabelecido tendo em vista a expansão dos estudos sobre esta temática, concomitante a expansão da própria educação profissional em nosso país. Os dados foram analisados sob a luz das perspectivas teóricas relacionadas à profissionalidade e constituição docente, esboçadas por Maurice Tardif, José Contreras e José Gimeno Sacristán. Os resultados evidenciaram perspectivas distintas de formação pedagógica docente, das quais duas são discutidas neste artigo: formação profissional docente que prioriza a articulação entre teoria e prática e a complementaridade entre disciplinas e dimensões formativas, na medida em que os docentes reconhecem a importância e valorizam a dimensão pedagógica da formação para a concretização da prática profissional; e formação profissional docente que se concretiza mediante a constituição profissional do professor e a prática pedagógica, visto que para um grupo de professores desta modalidade de educação o conhecimento prático assume centralidade na constituição docente.Palavras-chave: Formação de professores. Educação Profissional.Formação pedagógica. Profissionalidade. |
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