Nietzsche-Schopenhauer e a pedagogia da vontade // Nietzsche-Schopenhauer and the pedagogy of will
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2434 |
Resumo: | O presente artigo trata do conceito schopenhauriano de Vontade. Nesse sentido, utiliza a obra O mundo como vontade e representação como uma espécie de mapa filosófico para abordar tal conceito. Interessa as transformações desse conceito na obra do jovem Nietzsche até se completar naquilo que ele chama de Vontade de Potência (Wille zur Macht). A partir disso, esse artigo lança o desafio de pensar uma Pedagogia da Vontade, inspirada no pensamento trágico de Nietzsche-Schopenhauer. Desse modo, observa as ressonâncias das ideias, mas também a diferença de posturas entre os filósofos. Assim, situa o papel do educador nessa pedagogia, analisa a função do Estado e da cultura, procurando destacar a necessidade de se repensar o paradigma ético-estético na educação. |
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Nietzsche-Schopenhauer e a pedagogia da vontade // Nietzsche-Schopenhauer and the pedagogy of willEducação; Filosofia da EducaçãoO presente artigo trata do conceito schopenhauriano de Vontade. Nesse sentido, utiliza a obra O mundo como vontade e representação como uma espécie de mapa filosófico para abordar tal conceito. Interessa as transformações desse conceito na obra do jovem Nietzsche até se completar naquilo que ele chama de Vontade de Potência (Wille zur Macht). A partir disso, esse artigo lança o desafio de pensar uma Pedagogia da Vontade, inspirada no pensamento trágico de Nietzsche-Schopenhauer. Desse modo, observa as ressonâncias das ideias, mas também a diferença de posturas entre os filósofos. Assim, situa o papel do educador nessa pedagogia, analisa a função do Estado e da cultura, procurando destacar a necessidade de se repensar o paradigma ético-estético na educação. Universidade de Caxias do SulNicolay, Deniz Alcione2014-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2434Conjectura: filosofia e educação; v. 19, n. 2; 162-177CONJECTURA: filosofia e educação; v. 19, n. 2; 162-1772178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2434/pdf_249info:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-26T12:56:03ZRevista |
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O presente artigo trata do conceito schopenhauriano de Vontade. Nesse sentido, utiliza a obra O mundo como vontade e representação como uma espécie de mapa filosófico para abordar tal conceito. Interessa as transformações desse conceito na obra do jovem Nietzsche até se completar naquilo que ele chama de Vontade de Potência (Wille zur Macht). A partir disso, esse artigo lança o desafio de pensar uma Pedagogia da Vontade, inspirada no pensamento trágico de Nietzsche-Schopenhauer. Desse modo, observa as ressonâncias das ideias, mas também a diferença de posturas entre os filósofos. Assim, situa o papel do educador nessa pedagogia, analisa a função do Estado e da cultura, procurando destacar a necessidade de se repensar o paradigma ético-estético na educação. |
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