Uma boa educação para além do aprenderismo: considerações acerca do pensamento de Gert Biesta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ana Lúcia Souza de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mello, Ana Paula Bopp de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7642
Resumo: O artigo apresenta um estudo teórico sobre o pensamento de Gert Biesta, filósofo e educador holandês, internacionalmente reconhecido como referência no campo da Pedagogia Crítica. Tem como objetivo pôr em discussão o conceito learnification, criado pelo autor e posteriormente traduzido por aprenderismo, considerando ser esse uma importante referência para orientar estudos e práticas na perspectiva de problematizar o discurso educacional dominante. Como método, apresenta um procedimento complementar aos estudos bibliográficos, qual seja, a análise de vídeos referentes a palestras disponibilizadas pelo autor no ambiente virtual YouTube. Com base na Análise Textual Discursiva (ATD), foram tomados como objeto de estudo três vídeos, a saber: “Good education in the age of measurement”; “Being home in the world” e “The beautiful risk of education”. Os vídeos correspondem, respectivamente, a palestras realizadas pelo autor, em diferentes eventos educacionais, entre os anos de 2013 e 2017, perfazendo um período de seis anos e contando com umintervalo de dois anos entre cada palestra selecionada. Resulta deste estudo uma compreensão ampliada do conceito, cuja complexidade buscamos expressar a partir de quatro palavras-chave: mensuração, qualificação, mercantilização e egocentrismo. Cada uma das referidas palavras-chave dá pistas para compreender o conceito, bem como para sugerir a continuidade de estudos sobre o pensamento do autor. Nesse sentido, as considerações finais apresentam questionamentos, com vistas ao aprofundamento de estudos, convidando ao diálogo. Como conclusão, reitera-se a importância do pensamento de Gert Biesta e a relevância da compreensão acerca do conceito learnification/aprenderismo, concebendo-o como significativa contribuição para orientar estudos e práticas no campo da Pedagogia Critica, na perspectiva de pensar/fazer uma boa Educação na era da mensuração.  
id UCS-3_c67ce22b355ebb82623c736ec3325052
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/7642
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Uma boa educação para além do aprenderismo: considerações acerca do pensamento de Gert BiestaLearnification. Aprenderismo. Pedagogia Crítica. Gert Biesta. Ensino.O artigo apresenta um estudo teórico sobre o pensamento de Gert Biesta, filósofo e educador holandês, internacionalmente reconhecido como referência no campo da Pedagogia Crítica. Tem como objetivo pôr em discussão o conceito learnification, criado pelo autor e posteriormente traduzido por aprenderismo, considerando ser esse uma importante referência para orientar estudos e práticas na perspectiva de problematizar o discurso educacional dominante. Como método, apresenta um procedimento complementar aos estudos bibliográficos, qual seja, a análise de vídeos referentes a palestras disponibilizadas pelo autor no ambiente virtual YouTube. Com base na Análise Textual Discursiva (ATD), foram tomados como objeto de estudo três vídeos, a saber: “Good education in the age of measurement”; “Being home in the world” e “The beautiful risk of education”. Os vídeos correspondem, respectivamente, a palestras realizadas pelo autor, em diferentes eventos educacionais, entre os anos de 2013 e 2017, perfazendo um período de seis anos e contando com umintervalo de dois anos entre cada palestra selecionada. Resulta deste estudo uma compreensão ampliada do conceito, cuja complexidade buscamos expressar a partir de quatro palavras-chave: mensuração, qualificação, mercantilização e egocentrismo. Cada uma das referidas palavras-chave dá pistas para compreender o conceito, bem como para sugerir a continuidade de estudos sobre o pensamento do autor. Nesse sentido, as considerações finais apresentam questionamentos, com vistas ao aprofundamento de estudos, convidando ao diálogo. Como conclusão, reitera-se a importância do pensamento de Gert Biesta e a relevância da compreensão acerca do conceito learnification/aprenderismo, concebendo-o como significativa contribuição para orientar estudos e práticas no campo da Pedagogia Critica, na perspectiva de pensar/fazer uma boa Educação na era da mensuração.  Universidade de Caxias do SulFreitas, Ana Lúcia Souza deMello, Ana Paula Bopp de2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/764210.18226/21784612.v25.dossie.5Conjectura: filosofia e educação; v. 25 (2020): Dossiê: Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica: preocupações e tendências atuais; 78-89CONJECTURA: filosofia e educação; v. 25 (2020): Dossiê: Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica: preocupações e tendências atuais; 78-892178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7642/pdfDireitos autorais 2020 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-07T21:55:44ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Uma boa educação para além do aprenderismo: considerações acerca do pensamento de Gert Biesta
title Uma boa educação para além do aprenderismo: considerações acerca do pensamento de Gert Biesta
spellingShingle Uma boa educação para além do aprenderismo: considerações acerca do pensamento de Gert Biesta
Freitas, Ana Lúcia Souza de
Learnification. Aprenderismo. Pedagogia Crítica. Gert Biesta. Ensino.
title_short Uma boa educação para além do aprenderismo: considerações acerca do pensamento de Gert Biesta
title_full Uma boa educação para além do aprenderismo: considerações acerca do pensamento de Gert Biesta
title_fullStr Uma boa educação para além do aprenderismo: considerações acerca do pensamento de Gert Biesta
title_full_unstemmed Uma boa educação para além do aprenderismo: considerações acerca do pensamento de Gert Biesta
title_sort Uma boa educação para além do aprenderismo: considerações acerca do pensamento de Gert Biesta
author Freitas, Ana Lúcia Souza de
author_facet Freitas, Ana Lúcia Souza de
Mello, Ana Paula Bopp de
author_role author
author2 Mello, Ana Paula Bopp de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Ana Lúcia Souza de
Mello, Ana Paula Bopp de
dc.subject.por.fl_str_mv Learnification. Aprenderismo. Pedagogia Crítica. Gert Biesta. Ensino.
topic Learnification. Aprenderismo. Pedagogia Crítica. Gert Biesta. Ensino.
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo apresenta um estudo teórico sobre o pensamento de Gert Biesta, filósofo e educador holandês, internacionalmente reconhecido como referência no campo da Pedagogia Crítica. Tem como objetivo pôr em discussão o conceito learnification, criado pelo autor e posteriormente traduzido por aprenderismo, considerando ser esse uma importante referência para orientar estudos e práticas na perspectiva de problematizar o discurso educacional dominante. Como método, apresenta um procedimento complementar aos estudos bibliográficos, qual seja, a análise de vídeos referentes a palestras disponibilizadas pelo autor no ambiente virtual YouTube. Com base na Análise Textual Discursiva (ATD), foram tomados como objeto de estudo três vídeos, a saber: “Good education in the age of measurement”; “Being home in the world” e “The beautiful risk of education”. Os vídeos correspondem, respectivamente, a palestras realizadas pelo autor, em diferentes eventos educacionais, entre os anos de 2013 e 2017, perfazendo um período de seis anos e contando com umintervalo de dois anos entre cada palestra selecionada. Resulta deste estudo uma compreensão ampliada do conceito, cuja complexidade buscamos expressar a partir de quatro palavras-chave: mensuração, qualificação, mercantilização e egocentrismo. Cada uma das referidas palavras-chave dá pistas para compreender o conceito, bem como para sugerir a continuidade de estudos sobre o pensamento do autor. Nesse sentido, as considerações finais apresentam questionamentos, com vistas ao aprofundamento de estudos, convidando ao diálogo. Como conclusão, reitera-se a importância do pensamento de Gert Biesta e a relevância da compreensão acerca do conceito learnification/aprenderismo, concebendo-o como significativa contribuição para orientar estudos e práticas no campo da Pedagogia Critica, na perspectiva de pensar/fazer uma boa Educação na era da mensuração.  
description O artigo apresenta um estudo teórico sobre o pensamento de Gert Biesta, filósofo e educador holandês, internacionalmente reconhecido como referência no campo da Pedagogia Crítica. Tem como objetivo pôr em discussão o conceito learnification, criado pelo autor e posteriormente traduzido por aprenderismo, considerando ser esse uma importante referência para orientar estudos e práticas na perspectiva de problematizar o discurso educacional dominante. Como método, apresenta um procedimento complementar aos estudos bibliográficos, qual seja, a análise de vídeos referentes a palestras disponibilizadas pelo autor no ambiente virtual YouTube. Com base na Análise Textual Discursiva (ATD), foram tomados como objeto de estudo três vídeos, a saber: “Good education in the age of measurement”; “Being home in the world” e “The beautiful risk of education”. Os vídeos correspondem, respectivamente, a palestras realizadas pelo autor, em diferentes eventos educacionais, entre os anos de 2013 e 2017, perfazendo um período de seis anos e contando com umintervalo de dois anos entre cada palestra selecionada. Resulta deste estudo uma compreensão ampliada do conceito, cuja complexidade buscamos expressar a partir de quatro palavras-chave: mensuração, qualificação, mercantilização e egocentrismo. Cada uma das referidas palavras-chave dá pistas para compreender o conceito, bem como para sugerir a continuidade de estudos sobre o pensamento do autor. Nesse sentido, as considerações finais apresentam questionamentos, com vistas ao aprofundamento de estudos, convidando ao diálogo. Como conclusão, reitera-se a importância do pensamento de Gert Biesta e a relevância da compreensão acerca do conceito learnification/aprenderismo, concebendo-o como significativa contribuição para orientar estudos e práticas no campo da Pedagogia Critica, na perspectiva de pensar/fazer uma boa Educação na era da mensuração.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7642
10.18226/21784612.v25.dossie.5
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7642
identifier_str_mv 10.18226/21784612.v25.dossie.5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7642/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CONJECTURA: filosofia e educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CONJECTURA: filosofia e educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 25 (2020): Dossiê: Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica: preocupações e tendências atuais; 78-89
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 25 (2020): Dossiê: Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica: preocupações e tendências atuais; 78-89
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829949591814144