PAULO FREIRE E GERT BIESTA: UM DIÁLOGO FECUNDO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44003 |
Resumo: | A aproximação entre Paulo Freire e Gert Biesta foi realizada a partir de estudos bibliográficos, tendo como foco a compreensão de ambos acerca das relações entre risco e educação. Por que é importante compreender (e exercer) a educação como risco? Qual a função dos educadores que assumem a educação como risco? São os questionamentos que orientam o desenvolvimento do estudo realizado, o qual proporcionou a compreensão de que o conceito de learnification, traduzido como aprenderismo, e a concepção de educação como risco são relevantes proposições do pensamento de Gert Biesta que contribuem para a atualização e recriação do pensamento freireano diante dos desafios contemporâneos, como o de reinventar a linguagem da educação. |
id |
UFG-3_10afde424a67452ecd87c437237f7746 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/44003 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PAULO FREIRE E GERT BIESTA: UM DIÁLOGO FECUNDO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEMPaulo FreireGert BiestariscolearnificationaprenderismoA aproximação entre Paulo Freire e Gert Biesta foi realizada a partir de estudos bibliográficos, tendo como foco a compreensão de ambos acerca das relações entre risco e educação. Por que é importante compreender (e exercer) a educação como risco? Qual a função dos educadores que assumem a educação como risco? São os questionamentos que orientam o desenvolvimento do estudo realizado, o qual proporcionou a compreensão de que o conceito de learnification, traduzido como aprenderismo, e a concepção de educação como risco são relevantes proposições do pensamento de Gert Biesta que contribuem para a atualização e recriação do pensamento freireano diante dos desafios contemporâneos, como o de reinventar a linguagem da educação.Faculdade de Educação (UFG)2017-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4400310.5216/ia.v42i1.44003Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 069-086Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 069-086Revista Inter-Ação; v. 42 n. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 069-0861981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44003/23207Copyright (c) 2017 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuilherme, Alexandre AnselmoSouza de Freitas, Ana Lucia2017-06-09T13:32:14Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/44003Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:44.482873Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PAULO FREIRE E GERT BIESTA: UM DIÁLOGO FECUNDO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
title |
PAULO FREIRE E GERT BIESTA: UM DIÁLOGO FECUNDO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
PAULO FREIRE E GERT BIESTA: UM DIÁLOGO FECUNDO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM Guilherme, Alexandre Anselmo Paulo Freire Gert Biesta risco learnification aprenderismo |
title_short |
PAULO FREIRE E GERT BIESTA: UM DIÁLOGO FECUNDO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
title_full |
PAULO FREIRE E GERT BIESTA: UM DIÁLOGO FECUNDO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
PAULO FREIRE E GERT BIESTA: UM DIÁLOGO FECUNDO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
PAULO FREIRE E GERT BIESTA: UM DIÁLOGO FECUNDO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
title_sort |
PAULO FREIRE E GERT BIESTA: UM DIÁLOGO FECUNDO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
author |
Guilherme, Alexandre Anselmo |
author_facet |
Guilherme, Alexandre Anselmo Souza de Freitas, Ana Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Souza de Freitas, Ana Lucia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guilherme, Alexandre Anselmo Souza de Freitas, Ana Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paulo Freire Gert Biesta risco learnification aprenderismo |
topic |
Paulo Freire Gert Biesta risco learnification aprenderismo |
description |
A aproximação entre Paulo Freire e Gert Biesta foi realizada a partir de estudos bibliográficos, tendo como foco a compreensão de ambos acerca das relações entre risco e educação. Por que é importante compreender (e exercer) a educação como risco? Qual a função dos educadores que assumem a educação como risco? São os questionamentos que orientam o desenvolvimento do estudo realizado, o qual proporcionou a compreensão de que o conceito de learnification, traduzido como aprenderismo, e a concepção de educação como risco são relevantes proposições do pensamento de Gert Biesta que contribuem para a atualização e recriação do pensamento freireano diante dos desafios contemporâneos, como o de reinventar a linguagem da educação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44003 10.5216/ia.v42i1.44003 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44003 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v42i1.44003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44003/23207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 069-086 Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 069-086 Revista Inter-Ação; v. 42 n. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 069-086 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763049402368 |