Formação permanente e em contexto de profissionais da Educação Infantil: contribuições de um projeto de extensão universitária // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.10
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5655 |
Resumo: | Este texto origina-se de uma pesquisa concluída. O estudo foi desenvolvido em um projeto de extensão universitária de formação permanente e em contexto de profissionais de Educação Infantil que atuam em creches e pré-escolas municipais de uma cidade do interior de São Paulo. A pesquisa teve como objetivo levantar e descrever aspectos referentes à participação (estar em formação) dessas profissionais, nesse projeto. Com apoio teórico de autores como Candau e Lelis, Imbernón, Nóvoa, Gatti e Barreto, Libâneo e Pimenta, entre outros, buscamos maior aprofundamento no âmbito da formação de professores. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como instrumento para coleta de dados o grupo focal, com registro de filmagens e transcrição das imagens e áudio. Foram sujeitos da investigação 16 profissionais participantes (13 professoras, 1 diretora, 1 educadora física, 1 merendeira) do referido projeto de extensão. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Para o presente texto, apresentamos um recorte dos resultados, ressaltando aqueles referentes ao “Estar em Coletivo no Projeto” e “Estar Pautado na Prática”. Os resultados revelaram a necessidade de repensar a formação de professores, pautando-se pela formação colaborativa e que considere suas práticas reais e os contextos de trabalho, por meio da relação entre teoria e prática. A pesquisa evidenciou que esses elementos são fundamentais para uma formação significativa e de qualidade, possibilitando incidências sobre a ação. A aproximação da universidade de creches e pré-escolas, por meio desse projeto, possibilitou a formação em contexto desse grupo de profissionais de Educação Infantil, uma vez que os resultados evidenciaram que essa atividade de extensão se constituiu em espaço de colaboração, diálogo, reflexão, aprendizagem, troca de conhecimentos e experiências e, também, em espaço para afirmação profissional e reconhecimento de saberes.Palavras-chave: Formação de professores. Extensão universitária. Teoria e prática. |
id |
UCS-3_c847658fff2e99ebcd9e60c6ccae5ada |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/5655 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Formação permanente e em contexto de profissionais da Educação Infantil: contribuições de um projeto de extensão universitária // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.10Educação; Formação de Professores; Educação InfantilEste texto origina-se de uma pesquisa concluída. O estudo foi desenvolvido em um projeto de extensão universitária de formação permanente e em contexto de profissionais de Educação Infantil que atuam em creches e pré-escolas municipais de uma cidade do interior de São Paulo. A pesquisa teve como objetivo levantar e descrever aspectos referentes à participação (estar em formação) dessas profissionais, nesse projeto. Com apoio teórico de autores como Candau e Lelis, Imbernón, Nóvoa, Gatti e Barreto, Libâneo e Pimenta, entre outros, buscamos maior aprofundamento no âmbito da formação de professores. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como instrumento para coleta de dados o grupo focal, com registro de filmagens e transcrição das imagens e áudio. Foram sujeitos da investigação 16 profissionais participantes (13 professoras, 1 diretora, 1 educadora física, 1 merendeira) do referido projeto de extensão. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Para o presente texto, apresentamos um recorte dos resultados, ressaltando aqueles referentes ao “Estar em Coletivo no Projeto” e “Estar Pautado na Prática”. Os resultados revelaram a necessidade de repensar a formação de professores, pautando-se pela formação colaborativa e que considere suas práticas reais e os contextos de trabalho, por meio da relação entre teoria e prática. A pesquisa evidenciou que esses elementos são fundamentais para uma formação significativa e de qualidade, possibilitando incidências sobre a ação. A aproximação da universidade de creches e pré-escolas, por meio desse projeto, possibilitou a formação em contexto desse grupo de profissionais de Educação Infantil, uma vez que os resultados evidenciaram que essa atividade de extensão se constituiu em espaço de colaboração, diálogo, reflexão, aprendizagem, troca de conhecimentos e experiências e, também, em espaço para afirmação profissional e reconhecimento de saberes.Palavras-chave: Formação de professores. Extensão universitária. Teoria e prática.Universidade de Caxias do SulCAPESSommerhalder, AlineMartins, Andressa de Oliveira2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5655Conjectura: filosofia e educação; v. 23, n. 3; 620-635CONJECTURA: filosofia e educação; v. 23, n. 3; 620-6352178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5655/pdfDireitos autorais 2018 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-26T13:02:53ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação permanente e em contexto de profissionais da Educação Infantil: contribuições de um projeto de extensão universitária // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.10 |
title |
Formação permanente e em contexto de profissionais da Educação Infantil: contribuições de um projeto de extensão universitária // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.10 |
spellingShingle |
Formação permanente e em contexto de profissionais da Educação Infantil: contribuições de um projeto de extensão universitária // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.10 Sommerhalder, Aline Educação; Formação de Professores; Educação Infantil |
title_short |
Formação permanente e em contexto de profissionais da Educação Infantil: contribuições de um projeto de extensão universitária // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.10 |
title_full |
Formação permanente e em contexto de profissionais da Educação Infantil: contribuições de um projeto de extensão universitária // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.10 |
title_fullStr |
Formação permanente e em contexto de profissionais da Educação Infantil: contribuições de um projeto de extensão universitária // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.10 |
title_full_unstemmed |
Formação permanente e em contexto de profissionais da Educação Infantil: contribuições de um projeto de extensão universitária // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.10 |
title_sort |
Formação permanente e em contexto de profissionais da Educação Infantil: contribuições de um projeto de extensão universitária // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.10 |
author |
Sommerhalder, Aline |
author_facet |
Sommerhalder, Aline Martins, Andressa de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Andressa de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sommerhalder, Aline Martins, Andressa de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Formação de Professores; Educação Infantil |
topic |
Educação; Formação de Professores; Educação Infantil |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este texto origina-se de uma pesquisa concluída. O estudo foi desenvolvido em um projeto de extensão universitária de formação permanente e em contexto de profissionais de Educação Infantil que atuam em creches e pré-escolas municipais de uma cidade do interior de São Paulo. A pesquisa teve como objetivo levantar e descrever aspectos referentes à participação (estar em formação) dessas profissionais, nesse projeto. Com apoio teórico de autores como Candau e Lelis, Imbernón, Nóvoa, Gatti e Barreto, Libâneo e Pimenta, entre outros, buscamos maior aprofundamento no âmbito da formação de professores. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como instrumento para coleta de dados o grupo focal, com registro de filmagens e transcrição das imagens e áudio. Foram sujeitos da investigação 16 profissionais participantes (13 professoras, 1 diretora, 1 educadora física, 1 merendeira) do referido projeto de extensão. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Para o presente texto, apresentamos um recorte dos resultados, ressaltando aqueles referentes ao “Estar em Coletivo no Projeto” e “Estar Pautado na Prática”. Os resultados revelaram a necessidade de repensar a formação de professores, pautando-se pela formação colaborativa e que considere suas práticas reais e os contextos de trabalho, por meio da relação entre teoria e prática. A pesquisa evidenciou que esses elementos são fundamentais para uma formação significativa e de qualidade, possibilitando incidências sobre a ação. A aproximação da universidade de creches e pré-escolas, por meio desse projeto, possibilitou a formação em contexto desse grupo de profissionais de Educação Infantil, uma vez que os resultados evidenciaram que essa atividade de extensão se constituiu em espaço de colaboração, diálogo, reflexão, aprendizagem, troca de conhecimentos e experiências e, também, em espaço para afirmação profissional e reconhecimento de saberes.Palavras-chave: Formação de professores. Extensão universitária. Teoria e prática. |
description |
Este texto origina-se de uma pesquisa concluída. O estudo foi desenvolvido em um projeto de extensão universitária de formação permanente e em contexto de profissionais de Educação Infantil que atuam em creches e pré-escolas municipais de uma cidade do interior de São Paulo. A pesquisa teve como objetivo levantar e descrever aspectos referentes à participação (estar em formação) dessas profissionais, nesse projeto. Com apoio teórico de autores como Candau e Lelis, Imbernón, Nóvoa, Gatti e Barreto, Libâneo e Pimenta, entre outros, buscamos maior aprofundamento no âmbito da formação de professores. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como instrumento para coleta de dados o grupo focal, com registro de filmagens e transcrição das imagens e áudio. Foram sujeitos da investigação 16 profissionais participantes (13 professoras, 1 diretora, 1 educadora física, 1 merendeira) do referido projeto de extensão. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Para o presente texto, apresentamos um recorte dos resultados, ressaltando aqueles referentes ao “Estar em Coletivo no Projeto” e “Estar Pautado na Prática”. Os resultados revelaram a necessidade de repensar a formação de professores, pautando-se pela formação colaborativa e que considere suas práticas reais e os contextos de trabalho, por meio da relação entre teoria e prática. A pesquisa evidenciou que esses elementos são fundamentais para uma formação significativa e de qualidade, possibilitando incidências sobre a ação. A aproximação da universidade de creches e pré-escolas, por meio desse projeto, possibilitou a formação em contexto desse grupo de profissionais de Educação Infantil, uma vez que os resultados evidenciaram que essa atividade de extensão se constituiu em espaço de colaboração, diálogo, reflexão, aprendizagem, troca de conhecimentos e experiências e, também, em espaço para afirmação profissional e reconhecimento de saberes.Palavras-chave: Formação de professores. Extensão universitária. Teoria e prática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5655 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5655/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CONJECTURA: filosofia e educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CONJECTURA: filosofia e educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 23, n. 3; 620-635 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 23, n. 3; 620-635 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829951527485441 |