Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher’s symbolic universe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2045 |
Resumo: | O presenta artigo se constitui em um estudo interpretativo a respeito dos efeitos da inserção maciça de tecnologias conectadas à rede mundial de computadores, em nossa cultura. Celebradas a ponto de se alastrarem comoobjeto de desejo por toda a parte, essas tecnologias, sobretudo as mídias móveis, têm se tornado ubíquas e não há um único segmento da sociedade que não tenha sido tocado por essa inserção. A educação formal em nossopaís, por meio de políticas públicas como o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo, procurou introduzir nas escolas da rede recursos para agregar qualidade ao nosso ensino básico, sabidamente precário. Entretanto a iniciativa se depara com resistências de toda a sorte, tanto por parte de gestores quanto de professores. Esse artigo pondera sobre essas resistências procurando ultrapassas questões, tais como falta de capacitação dos gestores, incidência de problemas técnicos ou mera falta interesse nas tecnologias. Busca pistas dessa oposição silenciosa a partir das alteraçõespromovidas pela “virtualidade” na relação simbólica do sujeito com o meio, incidindo na esfera de sua identidade. |
id |
UCS-3_cf72170a04a0e194579055b621ad1072 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/2045 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher’s symbolic universeO presenta artigo se constitui em um estudo interpretativo a respeito dos efeitos da inserção maciça de tecnologias conectadas à rede mundial de computadores, em nossa cultura. Celebradas a ponto de se alastrarem comoobjeto de desejo por toda a parte, essas tecnologias, sobretudo as mídias móveis, têm se tornado ubíquas e não há um único segmento da sociedade que não tenha sido tocado por essa inserção. A educação formal em nossopaís, por meio de políticas públicas como o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo, procurou introduzir nas escolas da rede recursos para agregar qualidade ao nosso ensino básico, sabidamente precário. Entretanto a iniciativa se depara com resistências de toda a sorte, tanto por parte de gestores quanto de professores. Esse artigo pondera sobre essas resistências procurando ultrapassas questões, tais como falta de capacitação dos gestores, incidência de problemas técnicos ou mera falta interesse nas tecnologias. Busca pistas dessa oposição silenciosa a partir das alteraçõespromovidas pela “virtualidade” na relação simbólica do sujeito com o meio, incidindo na esfera de sua identidade.Universidade de Caxias do SulRita Sartore, AnnaPrado, Edna Cristina do2013-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2045Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 150-163CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 150-1632178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2045/pdf_112info:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T17:41:10ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher’s symbolic universe |
title |
Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher’s symbolic universe |
spellingShingle |
Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher’s symbolic universe Rita Sartore, Anna |
title_short |
Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher’s symbolic universe |
title_full |
Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher’s symbolic universe |
title_fullStr |
Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher’s symbolic universe |
title_full_unstemmed |
Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher’s symbolic universe |
title_sort |
Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher’s symbolic universe |
author |
Rita Sartore, Anna |
author_facet |
Rita Sartore, Anna Prado, Edna Cristina do |
author_role |
author |
author2 |
Prado, Edna Cristina do |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rita Sartore, Anna Prado, Edna Cristina do |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presenta artigo se constitui em um estudo interpretativo a respeito dos efeitos da inserção maciça de tecnologias conectadas à rede mundial de computadores, em nossa cultura. Celebradas a ponto de se alastrarem comoobjeto de desejo por toda a parte, essas tecnologias, sobretudo as mídias móveis, têm se tornado ubíquas e não há um único segmento da sociedade que não tenha sido tocado por essa inserção. A educação formal em nossopaís, por meio de políticas públicas como o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo, procurou introduzir nas escolas da rede recursos para agregar qualidade ao nosso ensino básico, sabidamente precário. Entretanto a iniciativa se depara com resistências de toda a sorte, tanto por parte de gestores quanto de professores. Esse artigo pondera sobre essas resistências procurando ultrapassas questões, tais como falta de capacitação dos gestores, incidência de problemas técnicos ou mera falta interesse nas tecnologias. Busca pistas dessa oposição silenciosa a partir das alteraçõespromovidas pela “virtualidade” na relação simbólica do sujeito com o meio, incidindo na esfera de sua identidade. |
description |
O presenta artigo se constitui em um estudo interpretativo a respeito dos efeitos da inserção maciça de tecnologias conectadas à rede mundial de computadores, em nossa cultura. Celebradas a ponto de se alastrarem comoobjeto de desejo por toda a parte, essas tecnologias, sobretudo as mídias móveis, têm se tornado ubíquas e não há um único segmento da sociedade que não tenha sido tocado por essa inserção. A educação formal em nossopaís, por meio de políticas públicas como o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo, procurou introduzir nas escolas da rede recursos para agregar qualidade ao nosso ensino básico, sabidamente precário. Entretanto a iniciativa se depara com resistências de toda a sorte, tanto por parte de gestores quanto de professores. Esse artigo pondera sobre essas resistências procurando ultrapassas questões, tais como falta de capacitação dos gestores, incidência de problemas técnicos ou mera falta interesse nas tecnologias. Busca pistas dessa oposição silenciosa a partir das alteraçõespromovidas pela “virtualidade” na relação simbólica do sujeito com o meio, incidindo na esfera de sua identidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2045 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2045/pdf_112 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 150-163 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 150-163 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829949966155776 |