Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher’s symbolic universe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rita Sartore, Anna
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Prado, Edna Cristina do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2045
Resumo: O presenta artigo se constitui em um estudo interpretativo a respeito dos efeitos da inserção maciça de tecnologias conectadas à rede mundial de computadores, em nossa cultura. Celebradas a ponto de se alastrarem comoobjeto de desejo por toda a parte, essas tecnologias, sobretudo as mídias móveis, têm se tornado ubíquas e não há um único segmento da sociedade que não tenha sido tocado por essa inserção. A educação formal em nossopaís, por meio de políticas públicas como o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo, procurou introduzir nas escolas da rede recursos para agregar qualidade ao nosso ensino básico, sabidamente precário. Entretanto a iniciativa se depara com resistências de toda a sorte, tanto por parte de gestores quanto de professores. Esse artigo pondera sobre essas resistências procurando ultrapassas questões, tais como falta de capacitação dos gestores, incidência de problemas técnicos ou mera falta interesse nas tecnologias. Busca pistas dessa oposição silenciosa a partir das alteraçõespromovidas pela “virtualidade” na relação simbólica do sujeito com o meio, incidindo na esfera de sua identidade.
id UCS-3_cf72170a04a0e194579055b621ad1072
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/2045
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher’s symbolic universeO presenta artigo se constitui em um estudo interpretativo a respeito dos efeitos da inserção maciça de tecnologias conectadas à rede mundial de computadores, em nossa cultura. Celebradas a ponto de se alastrarem comoobjeto de desejo por toda a parte, essas tecnologias, sobretudo as mídias móveis, têm se tornado ubíquas e não há um único segmento da sociedade que não tenha sido tocado por essa inserção. A educação formal em nossopaís, por meio de políticas públicas como o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo, procurou introduzir nas escolas da rede recursos para agregar qualidade ao nosso ensino básico, sabidamente precário. Entretanto a iniciativa se depara com resistências de toda a sorte, tanto por parte de gestores quanto de professores. Esse artigo pondera sobre essas resistências procurando ultrapassas questões, tais como falta de capacitação dos gestores, incidência de problemas técnicos ou mera falta interesse nas tecnologias. Busca pistas dessa oposição silenciosa a partir das alteraçõespromovidas pela “virtualidade” na relação simbólica do sujeito com o meio, incidindo na esfera de sua identidade.Universidade de Caxias do SulRita Sartore, AnnaPrado, Edna Cristina do2013-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2045Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 150-163CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 150-1632178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2045/pdf_112info:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T17:41:10ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher’s symbolic universe
title Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher’s symbolic universe
spellingShingle Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher’s symbolic universe
Rita Sartore, Anna
title_short Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher’s symbolic universe
title_full Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher’s symbolic universe
title_fullStr Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher’s symbolic universe
title_full_unstemmed Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher’s symbolic universe
title_sort Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher’s symbolic universe
author Rita Sartore, Anna
author_facet Rita Sartore, Anna
Prado, Edna Cristina do
author_role author
author2 Prado, Edna Cristina do
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rita Sartore, Anna
Prado, Edna Cristina do
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O presenta artigo se constitui em um estudo interpretativo a respeito dos efeitos da inserção maciça de tecnologias conectadas à rede mundial de computadores, em nossa cultura. Celebradas a ponto de se alastrarem comoobjeto de desejo por toda a parte, essas tecnologias, sobretudo as mídias móveis, têm se tornado ubíquas e não há um único segmento da sociedade que não tenha sido tocado por essa inserção. A educação formal em nossopaís, por meio de políticas públicas como o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo, procurou introduzir nas escolas da rede recursos para agregar qualidade ao nosso ensino básico, sabidamente precário. Entretanto a iniciativa se depara com resistências de toda a sorte, tanto por parte de gestores quanto de professores. Esse artigo pondera sobre essas resistências procurando ultrapassas questões, tais como falta de capacitação dos gestores, incidência de problemas técnicos ou mera falta interesse nas tecnologias. Busca pistas dessa oposição silenciosa a partir das alteraçõespromovidas pela “virtualidade” na relação simbólica do sujeito com o meio, incidindo na esfera de sua identidade.
description O presenta artigo se constitui em um estudo interpretativo a respeito dos efeitos da inserção maciça de tecnologias conectadas à rede mundial de computadores, em nossa cultura. Celebradas a ponto de se alastrarem comoobjeto de desejo por toda a parte, essas tecnologias, sobretudo as mídias móveis, têm se tornado ubíquas e não há um único segmento da sociedade que não tenha sido tocado por essa inserção. A educação formal em nossopaís, por meio de políticas públicas como o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo, procurou introduzir nas escolas da rede recursos para agregar qualidade ao nosso ensino básico, sabidamente precário. Entretanto a iniciativa se depara com resistências de toda a sorte, tanto por parte de gestores quanto de professores. Esse artigo pondera sobre essas resistências procurando ultrapassas questões, tais como falta de capacitação dos gestores, incidência de problemas técnicos ou mera falta interesse nas tecnologias. Busca pistas dessa oposição silenciosa a partir das alteraçõespromovidas pela “virtualidade” na relação simbólica do sujeito com o meio, incidindo na esfera de sua identidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2045
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2045/pdf_112
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 150-163
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 1; 150-163
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829949966155776