O que é conservadorismo em educação? // What is conservatism in education?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Wilson Francisco
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/767
Resumo: Resumo O tema deste trabalho é "conservadorismo em educação". Problematiza indagando: como o pensamento conservador, sobretudo que expressa a visão política durante os anos 1990, manifestou-se no campo educacional? O objetivo deste artigo é o de evidenciar que o pensamento conservador interferiu no campo educacional durante as reformas educacionais realizadas nos anos 1990, mediante rearranjos curriculares, face às necessidades do sistema capitalista, então globalizado ou mundializado. A metodologia utilizada neste trabalho segue as diretrizes da pesquisa conceitual, implicando o tratamento bibliográfico-documental da literatura especializada em Filosofia da Educação. A título de resultados, o trabalho mostra que, hoje, vivemos na vigência de marcos legais e diretrizes filosófico-pedagógicas lastreadas nos imperativos que orientaram as reformas político-econômicas, ideológico-culturais e epistêmico-educativas afeitas às necessidades do sistema capitalista, então hegemônico no período pós-Guerra-Fria.     WHAT IS CONSERVATISM IN EDUCATION? Abstract The theme of this work is "conservatism in education”. It presents a research problem by asking: how conservative thought, particularly the one expressing the political point of view during the 1990s, manifested itself in the educational field? This to evidence that conservative thought has manifested itself in the educational field for the educational reforms during the 1990s through curriculum rearrangements, for the needs of the capitalist system, then globalized or in world wide range. The methodology used in this work follows the guidelines of conceptual research, involving the treatment of bibliographic and documentary specialized literature in Philosophy of Education. As a result, the study demonstrates that today we live in the presence of legal and philosophical-pedagogical guidelines based on the imperatives that have guided the political and economic, ideological, cultural and epistemic-educational reforms related to the needs of the capitalist system, hegemonic during the post-Cold War period. Keywords: Education, Conservatism, Capitalism, Educational Reform
id UCS-3_f7586eafdaccbd0aac0b850ca485e214
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/767
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling O que é conservadorismo em educação? // What is conservatism in education?Filosofia da Educação; Currículo; Educação e Políticas Educacionais Resumo O tema deste trabalho é "conservadorismo em educação". Problematiza indagando: como o pensamento conservador, sobretudo que expressa a visão política durante os anos 1990, manifestou-se no campo educacional? O objetivo deste artigo é o de evidenciar que o pensamento conservador interferiu no campo educacional durante as reformas educacionais realizadas nos anos 1990, mediante rearranjos curriculares, face às necessidades do sistema capitalista, então globalizado ou mundializado. A metodologia utilizada neste trabalho segue as diretrizes da pesquisa conceitual, implicando o tratamento bibliográfico-documental da literatura especializada em Filosofia da Educação. A título de resultados, o trabalho mostra que, hoje, vivemos na vigência de marcos legais e diretrizes filosófico-pedagógicas lastreadas nos imperativos que orientaram as reformas político-econômicas, ideológico-culturais e epistêmico-educativas afeitas às necessidades do sistema capitalista, então hegemônico no período pós-Guerra-Fria.     WHAT IS CONSERVATISM IN EDUCATION? Abstract The theme of this work is "conservatism in education”. It presents a research problem by asking: how conservative thought, particularly the one expressing the political point of view during the 1990s, manifested itself in the educational field? This to evidence that conservative thought has manifested itself in the educational field for the educational reforms during the 1990s through curriculum rearrangements, for the needs of the capitalist system, then globalized or in world wide range. The methodology used in this work follows the guidelines of conceptual research, involving the treatment of bibliographic and documentary specialized literature in Philosophy of Education. As a result, the study demonstrates that today we live in the presence of legal and philosophical-pedagogical guidelines based on the imperatives that have guided the political and economic, ideological, cultural and epistemic-educational reforms related to the needs of the capitalist system, hegemonic during the post-Cold War period. Keywords: Education, Conservatism, Capitalism, Educational ReformUniversidade de Caxias do SulNão se aplicaCorreia, Wilson Francisco2013-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/767Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 2; 78-90CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 2; 78-902178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/767/pdf_132info:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-03T23:14:14ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv O que é conservadorismo em educação? // What is conservatism in education?
title O que é conservadorismo em educação? // What is conservatism in education?
spellingShingle O que é conservadorismo em educação? // What is conservatism in education?
Correia, Wilson Francisco
Filosofia da Educação; Currículo; Educação e Políticas Educacionais
title_short O que é conservadorismo em educação? // What is conservatism in education?
title_full O que é conservadorismo em educação? // What is conservatism in education?
title_fullStr O que é conservadorismo em educação? // What is conservatism in education?
title_full_unstemmed O que é conservadorismo em educação? // What is conservatism in education?
title_sort O que é conservadorismo em educação? // What is conservatism in education?
author Correia, Wilson Francisco
author_facet Correia, Wilson Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Não se aplica
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Wilson Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia da Educação; Currículo; Educação e Políticas Educacionais
topic Filosofia da Educação; Currículo; Educação e Políticas Educacionais
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo O tema deste trabalho é "conservadorismo em educação". Problematiza indagando: como o pensamento conservador, sobretudo que expressa a visão política durante os anos 1990, manifestou-se no campo educacional? O objetivo deste artigo é o de evidenciar que o pensamento conservador interferiu no campo educacional durante as reformas educacionais realizadas nos anos 1990, mediante rearranjos curriculares, face às necessidades do sistema capitalista, então globalizado ou mundializado. A metodologia utilizada neste trabalho segue as diretrizes da pesquisa conceitual, implicando o tratamento bibliográfico-documental da literatura especializada em Filosofia da Educação. A título de resultados, o trabalho mostra que, hoje, vivemos na vigência de marcos legais e diretrizes filosófico-pedagógicas lastreadas nos imperativos que orientaram as reformas político-econômicas, ideológico-culturais e epistêmico-educativas afeitas às necessidades do sistema capitalista, então hegemônico no período pós-Guerra-Fria.     WHAT IS CONSERVATISM IN EDUCATION? Abstract The theme of this work is "conservatism in education”. It presents a research problem by asking: how conservative thought, particularly the one expressing the political point of view during the 1990s, manifested itself in the educational field? This to evidence that conservative thought has manifested itself in the educational field for the educational reforms during the 1990s through curriculum rearrangements, for the needs of the capitalist system, then globalized or in world wide range. The methodology used in this work follows the guidelines of conceptual research, involving the treatment of bibliographic and documentary specialized literature in Philosophy of Education. As a result, the study demonstrates that today we live in the presence of legal and philosophical-pedagogical guidelines based on the imperatives that have guided the political and economic, ideological, cultural and epistemic-educational reforms related to the needs of the capitalist system, hegemonic during the post-Cold War period. Keywords: Education, Conservatism, Capitalism, Educational Reform
description Resumo O tema deste trabalho é "conservadorismo em educação". Problematiza indagando: como o pensamento conservador, sobretudo que expressa a visão política durante os anos 1990, manifestou-se no campo educacional? O objetivo deste artigo é o de evidenciar que o pensamento conservador interferiu no campo educacional durante as reformas educacionais realizadas nos anos 1990, mediante rearranjos curriculares, face às necessidades do sistema capitalista, então globalizado ou mundializado. A metodologia utilizada neste trabalho segue as diretrizes da pesquisa conceitual, implicando o tratamento bibliográfico-documental da literatura especializada em Filosofia da Educação. A título de resultados, o trabalho mostra que, hoje, vivemos na vigência de marcos legais e diretrizes filosófico-pedagógicas lastreadas nos imperativos que orientaram as reformas político-econômicas, ideológico-culturais e epistêmico-educativas afeitas às necessidades do sistema capitalista, então hegemônico no período pós-Guerra-Fria.     WHAT IS CONSERVATISM IN EDUCATION? Abstract The theme of this work is "conservatism in education”. It presents a research problem by asking: how conservative thought, particularly the one expressing the political point of view during the 1990s, manifested itself in the educational field? This to evidence that conservative thought has manifested itself in the educational field for the educational reforms during the 1990s through curriculum rearrangements, for the needs of the capitalist system, then globalized or in world wide range. The methodology used in this work follows the guidelines of conceptual research, involving the treatment of bibliographic and documentary specialized literature in Philosophy of Education. As a result, the study demonstrates that today we live in the presence of legal and philosophical-pedagogical guidelines based on the imperatives that have guided the political and economic, ideological, cultural and epistemic-educational reforms related to the needs of the capitalist system, hegemonic during the post-Cold War period. Keywords: Education, Conservatism, Capitalism, Educational Reform
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/767
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/767/pdf_132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 18, n. 2; 78-90
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 18, n. 2; 78-90
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829951504416768