Perfis biológico, sociobiológico e cultural nas concepções de estudantes do ensino médio sobre animais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1518 |
Resumo: | O ensino sobre animais como o concebemos hoje na Educação Básica iniciou-se na Grécia Antiga, a partir do pensamento de Aristóteles, no qual todos os organismos eram agrupados em um sistema de classificação sem abordar o parentesco evolutivo. Pesquisas recentes sugerem a inserção da sistemática filogenética no ensino de Zoologia, a fim de facilitar a compreensão deste conteúdo por parte dos estudantes. Neste sentido, buscamos conhecer em quais perfis epistemológicos o conhecimento sobre animais se ancora, em relação a quarenta estudantes de ensino médio que dissertaram sobre o que é um animal. Suas respectivas respostas foram interpretadas à luz da análise do conteúdo. Observamos que grande parte do conhecimento se ancora em um perfil biológico, que considera a diversidade de hábitats e modos de vida, e ainda a diversidade anatômica e fisiológica. Entretanto, muitas concepções ancoradas em uma visão utilitarista de animal, demonstram um pensamento que não enxerga o homem como pertencente ao mesmo reino, principalmente pelo uso do critério de racionalidade, presente em muitas respostas. |
id |
UCS-4_15e71cb6a60cf6d7391f9b6a7f24be73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1518 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfis biológico, sociobiológico e cultural nas concepções de estudantes do ensino médio sobre animaiszoologiaensinoconcepçõesanimalO ensino sobre animais como o concebemos hoje na Educação Básica iniciou-se na Grécia Antiga, a partir do pensamento de Aristóteles, no qual todos os organismos eram agrupados em um sistema de classificação sem abordar o parentesco evolutivo. Pesquisas recentes sugerem a inserção da sistemática filogenética no ensino de Zoologia, a fim de facilitar a compreensão deste conteúdo por parte dos estudantes. Neste sentido, buscamos conhecer em quais perfis epistemológicos o conhecimento sobre animais se ancora, em relação a quarenta estudantes de ensino médio que dissertaram sobre o que é um animal. Suas respectivas respostas foram interpretadas à luz da análise do conteúdo. Observamos que grande parte do conhecimento se ancora em um perfil biológico, que considera a diversidade de hábitats e modos de vida, e ainda a diversidade anatômica e fisiológica. Entretanto, muitas concepções ancoradas em uma visão utilitarista de animal, demonstram um pensamento que não enxerga o homem como pertencente ao mesmo reino, principalmente pelo uso do critério de racionalidade, presente em muitas respostas. Editora Cruzeiro do Sul2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/151810.26843/rencima.v11i4.1518Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 293-3102179-426X10.26843/rencima.v11i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1518/1293https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoul, Renato Araújo Torres de MeloMoura, Maria Iracema Barbosa deAraújo, Monica Lopes Folena2023-04-21T21:15:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1518Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:15:20Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfis biológico, sociobiológico e cultural nas concepções de estudantes do ensino médio sobre animais |
title |
Perfis biológico, sociobiológico e cultural nas concepções de estudantes do ensino médio sobre animais |
spellingShingle |
Perfis biológico, sociobiológico e cultural nas concepções de estudantes do ensino médio sobre animais Moul, Renato Araújo Torres de Melo zoologia ensino concepções animal |
title_short |
Perfis biológico, sociobiológico e cultural nas concepções de estudantes do ensino médio sobre animais |
title_full |
Perfis biológico, sociobiológico e cultural nas concepções de estudantes do ensino médio sobre animais |
title_fullStr |
Perfis biológico, sociobiológico e cultural nas concepções de estudantes do ensino médio sobre animais |
title_full_unstemmed |
Perfis biológico, sociobiológico e cultural nas concepções de estudantes do ensino médio sobre animais |
title_sort |
Perfis biológico, sociobiológico e cultural nas concepções de estudantes do ensino médio sobre animais |
author |
Moul, Renato Araújo Torres de Melo |
author_facet |
Moul, Renato Araújo Torres de Melo Moura, Maria Iracema Barbosa de Araújo, Monica Lopes Folena |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Maria Iracema Barbosa de Araújo, Monica Lopes Folena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moul, Renato Araújo Torres de Melo Moura, Maria Iracema Barbosa de Araújo, Monica Lopes Folena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
zoologia ensino concepções animal |
topic |
zoologia ensino concepções animal |
description |
O ensino sobre animais como o concebemos hoje na Educação Básica iniciou-se na Grécia Antiga, a partir do pensamento de Aristóteles, no qual todos os organismos eram agrupados em um sistema de classificação sem abordar o parentesco evolutivo. Pesquisas recentes sugerem a inserção da sistemática filogenética no ensino de Zoologia, a fim de facilitar a compreensão deste conteúdo por parte dos estudantes. Neste sentido, buscamos conhecer em quais perfis epistemológicos o conhecimento sobre animais se ancora, em relação a quarenta estudantes de ensino médio que dissertaram sobre o que é um animal. Suas respectivas respostas foram interpretadas à luz da análise do conteúdo. Observamos que grande parte do conhecimento se ancora em um perfil biológico, que considera a diversidade de hábitats e modos de vida, e ainda a diversidade anatômica e fisiológica. Entretanto, muitas concepções ancoradas em uma visão utilitarista de animal, demonstram um pensamento que não enxerga o homem como pertencente ao mesmo reino, principalmente pelo uso do critério de racionalidade, presente em muitas respostas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1518 10.26843/rencima.v11i4.1518 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1518 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v11i4.1518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1518/1293 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 293-310 2179-426X 10.26843/rencima.v11i4 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306130218811392 |