Perfis biológico, sociobiológico e cultural nas concepções de estudantes do ensino médio sobre animais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moul, Renato Araújo Torres de Melo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moura, Maria Iracema Barbosa de, Araújo, Monica Lopes Folena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1518
Resumo: O ensino sobre animais como o concebemos hoje na Educação Básica iniciou-se na Grécia Antiga, a partir do pensamento de Aristóteles, no qual todos os organismos eram agrupados em um sistema de classificação sem abordar o parentesco evolutivo. Pesquisas recentes sugerem a inserção da sistemática filogenética no ensino de Zoologia, a fim de facilitar a compreensão deste conteúdo por parte dos estudantes. Neste sentido, buscamos conhecer em quais perfis epistemológicos o conhecimento sobre animais se ancora, em relação a quarenta estudantes de ensino médio que dissertaram sobre o que é um animal. Suas respectivas respostas foram interpretadas à luz da análise do conteúdo. Observamos que grande parte do conhecimento se ancora em um perfil biológico, que considera a diversidade de hábitats e modos de vida, e ainda a diversidade anatômica e fisiológica. Entretanto, muitas concepções ancoradas em uma visão utilitarista de animal, demonstram um pensamento que não enxerga o homem como pertencente ao mesmo reino, principalmente pelo uso do critério de racionalidade, presente em muitas respostas. 
id UCS-4_15e71cb6a60cf6d7391f9b6a7f24be73
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1518
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Perfis biológico, sociobiológico e cultural nas concepções de estudantes do ensino médio sobre animaiszoologiaensinoconcepçõesanimalO ensino sobre animais como o concebemos hoje na Educação Básica iniciou-se na Grécia Antiga, a partir do pensamento de Aristóteles, no qual todos os organismos eram agrupados em um sistema de classificação sem abordar o parentesco evolutivo. Pesquisas recentes sugerem a inserção da sistemática filogenética no ensino de Zoologia, a fim de facilitar a compreensão deste conteúdo por parte dos estudantes. Neste sentido, buscamos conhecer em quais perfis epistemológicos o conhecimento sobre animais se ancora, em relação a quarenta estudantes de ensino médio que dissertaram sobre o que é um animal. Suas respectivas respostas foram interpretadas à luz da análise do conteúdo. Observamos que grande parte do conhecimento se ancora em um perfil biológico, que considera a diversidade de hábitats e modos de vida, e ainda a diversidade anatômica e fisiológica. Entretanto, muitas concepções ancoradas em uma visão utilitarista de animal, demonstram um pensamento que não enxerga o homem como pertencente ao mesmo reino, principalmente pelo uso do critério de racionalidade, presente em muitas respostas. Editora Cruzeiro do Sul2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/151810.26843/rencima.v11i4.1518Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 293-3102179-426X10.26843/rencima.v11i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1518/1293https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoul, Renato Araújo Torres de MeloMoura, Maria Iracema Barbosa deAraújo, Monica Lopes Folena2023-04-21T21:15:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1518Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:15:20Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfis biológico, sociobiológico e cultural nas concepções de estudantes do ensino médio sobre animais
title Perfis biológico, sociobiológico e cultural nas concepções de estudantes do ensino médio sobre animais
spellingShingle Perfis biológico, sociobiológico e cultural nas concepções de estudantes do ensino médio sobre animais
Moul, Renato Araújo Torres de Melo
zoologia
ensino
concepções
animal
title_short Perfis biológico, sociobiológico e cultural nas concepções de estudantes do ensino médio sobre animais
title_full Perfis biológico, sociobiológico e cultural nas concepções de estudantes do ensino médio sobre animais
title_fullStr Perfis biológico, sociobiológico e cultural nas concepções de estudantes do ensino médio sobre animais
title_full_unstemmed Perfis biológico, sociobiológico e cultural nas concepções de estudantes do ensino médio sobre animais
title_sort Perfis biológico, sociobiológico e cultural nas concepções de estudantes do ensino médio sobre animais
author Moul, Renato Araújo Torres de Melo
author_facet Moul, Renato Araújo Torres de Melo
Moura, Maria Iracema Barbosa de
Araújo, Monica Lopes Folena
author_role author
author2 Moura, Maria Iracema Barbosa de
Araújo, Monica Lopes Folena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moul, Renato Araújo Torres de Melo
Moura, Maria Iracema Barbosa de
Araújo, Monica Lopes Folena
dc.subject.por.fl_str_mv zoologia
ensino
concepções
animal
topic zoologia
ensino
concepções
animal
description O ensino sobre animais como o concebemos hoje na Educação Básica iniciou-se na Grécia Antiga, a partir do pensamento de Aristóteles, no qual todos os organismos eram agrupados em um sistema de classificação sem abordar o parentesco evolutivo. Pesquisas recentes sugerem a inserção da sistemática filogenética no ensino de Zoologia, a fim de facilitar a compreensão deste conteúdo por parte dos estudantes. Neste sentido, buscamos conhecer em quais perfis epistemológicos o conhecimento sobre animais se ancora, em relação a quarenta estudantes de ensino médio que dissertaram sobre o que é um animal. Suas respectivas respostas foram interpretadas à luz da análise do conteúdo. Observamos que grande parte do conhecimento se ancora em um perfil biológico, que considera a diversidade de hábitats e modos de vida, e ainda a diversidade anatômica e fisiológica. Entretanto, muitas concepções ancoradas em uma visão utilitarista de animal, demonstram um pensamento que não enxerga o homem como pertencente ao mesmo reino, principalmente pelo uso do critério de racionalidade, presente em muitas respostas. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1518
10.26843/rencima.v11i4.1518
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1518
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i4.1518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1518/1293
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 293-310
2179-426X
10.26843/rencima.v11i4
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130218811392