Criticidade e responsabilidade socioambiental a partir da temática lixo urbano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2468 |
Resumo: | Este trabalho investiga como a aprendizagem de atitudes são promovidas no ensino de Química, sob o enfoque da interrelação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Educação Ambiental, a partir da percepção acerca das responsabilidades que envolvem o descarte do lixo urbano. Participaram da pesquisa, treze (13) alunos do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual, em um bairro do município de Manaus construído sobre um antigo lixão. A investigação foi conduzida por meio da pesquisa-ação, com uma abordagem puramente qualitativa em um contexto educacional apoiado na Pedagogia de Projetos. O procedimento de análise baseou-se na Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que inicialmente os alunos tendiam colocar a culpa em terceiros, mas ao final das atividades e das análises desenvolvidas, constatou-se elementos que caracterizam uma maior sensibilização para a responsabilidade de cada cidadão quanto ao tratamento adequado do lixo urbano. Com isso, evidencia-se a importância de associar as diferentes dimensões da aprendizagem de Química com questões sociais e ambientais, destacando possibilidades promissoras para que o ensino de Química torne-se mais significativo a partir da valorização da opinião e do contexto real dos alunos. |
id |
UCS-4_21fb3b5bb62266b5994ef654c4e148f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2468 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Criticidade e responsabilidade socioambiental a partir da temática lixo urbanoEducação AmbientalCTSEnsino-AprendizagemEste trabalho investiga como a aprendizagem de atitudes são promovidas no ensino de Química, sob o enfoque da interrelação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Educação Ambiental, a partir da percepção acerca das responsabilidades que envolvem o descarte do lixo urbano. Participaram da pesquisa, treze (13) alunos do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual, em um bairro do município de Manaus construído sobre um antigo lixão. A investigação foi conduzida por meio da pesquisa-ação, com uma abordagem puramente qualitativa em um contexto educacional apoiado na Pedagogia de Projetos. O procedimento de análise baseou-se na Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que inicialmente os alunos tendiam colocar a culpa em terceiros, mas ao final das atividades e das análises desenvolvidas, constatou-se elementos que caracterizam uma maior sensibilização para a responsabilidade de cada cidadão quanto ao tratamento adequado do lixo urbano. Com isso, evidencia-se a importância de associar as diferentes dimensões da aprendizagem de Química com questões sociais e ambientais, destacando possibilidades promissoras para que o ensino de Química torne-se mais significativo a partir da valorização da opinião e do contexto real dos alunos.Editora Cruzeiro do Sul2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/246810.26843/rencima.v11i3.2468Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 159-1752179-426X10.26843/rencima.v11i3reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2468/1261https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Darling Katiuscia de Goesde Farias, Sidilene Aquinode Souza, Katiuscia dos Santos2023-04-21T21:03:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2468Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:03:39Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criticidade e responsabilidade socioambiental a partir da temática lixo urbano |
title |
Criticidade e responsabilidade socioambiental a partir da temática lixo urbano |
spellingShingle |
Criticidade e responsabilidade socioambiental a partir da temática lixo urbano Borges, Darling Katiuscia de Goes Educação Ambiental CTS Ensino-Aprendizagem |
title_short |
Criticidade e responsabilidade socioambiental a partir da temática lixo urbano |
title_full |
Criticidade e responsabilidade socioambiental a partir da temática lixo urbano |
title_fullStr |
Criticidade e responsabilidade socioambiental a partir da temática lixo urbano |
title_full_unstemmed |
Criticidade e responsabilidade socioambiental a partir da temática lixo urbano |
title_sort |
Criticidade e responsabilidade socioambiental a partir da temática lixo urbano |
author |
Borges, Darling Katiuscia de Goes |
author_facet |
Borges, Darling Katiuscia de Goes de Farias, Sidilene Aquino de Souza, Katiuscia dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
de Farias, Sidilene Aquino de Souza, Katiuscia dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Darling Katiuscia de Goes de Farias, Sidilene Aquino de Souza, Katiuscia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental CTS Ensino-Aprendizagem |
topic |
Educação Ambiental CTS Ensino-Aprendizagem |
description |
Este trabalho investiga como a aprendizagem de atitudes são promovidas no ensino de Química, sob o enfoque da interrelação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Educação Ambiental, a partir da percepção acerca das responsabilidades que envolvem o descarte do lixo urbano. Participaram da pesquisa, treze (13) alunos do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual, em um bairro do município de Manaus construído sobre um antigo lixão. A investigação foi conduzida por meio da pesquisa-ação, com uma abordagem puramente qualitativa em um contexto educacional apoiado na Pedagogia de Projetos. O procedimento de análise baseou-se na Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que inicialmente os alunos tendiam colocar a culpa em terceiros, mas ao final das atividades e das análises desenvolvidas, constatou-se elementos que caracterizam uma maior sensibilização para a responsabilidade de cada cidadão quanto ao tratamento adequado do lixo urbano. Com isso, evidencia-se a importância de associar as diferentes dimensões da aprendizagem de Química com questões sociais e ambientais, destacando possibilidades promissoras para que o ensino de Química torne-se mais significativo a partir da valorização da opinião e do contexto real dos alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2468 10.26843/rencima.v11i3.2468 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2468 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v11i3.2468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2468/1261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 159-175 2179-426X 10.26843/rencima.v11i3 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306131306184704 |