Criticidade e responsabilidade socioambiental a partir da temática lixo urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Darling Katiuscia de Goes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Farias, Sidilene Aquino, de Souza, Katiuscia dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2468
Resumo: Este trabalho investiga como a aprendizagem de atitudes são promovidas no ensino de Química, sob o enfoque da interrelação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Educação Ambiental, a partir da percepção acerca das responsabilidades que envolvem o descarte do lixo urbano. Participaram da pesquisa, treze (13) alunos do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual, em um bairro do município de Manaus construído sobre um antigo lixão. A investigação foi conduzida por meio da pesquisa-ação, com uma abordagem puramente qualitativa em um contexto educacional apoiado na Pedagogia de Projetos. O procedimento de análise baseou-se na Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que inicialmente os alunos tendiam colocar a culpa em terceiros, mas ao final das atividades e das análises desenvolvidas, constatou-se elementos que caracterizam uma maior sensibilização para a responsabilidade de cada cidadão quanto ao tratamento adequado do lixo urbano. Com isso, evidencia-se a importância de associar as diferentes dimensões da aprendizagem de Química com questões sociais e ambientais, destacando possibilidades promissoras para que o ensino de Química torne-se mais significativo a partir da valorização da opinião e do contexto real dos alunos.
id UCS-4_21fb3b5bb62266b5994ef654c4e148f2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2468
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Criticidade e responsabilidade socioambiental a partir da temática lixo urbanoEducação AmbientalCTSEnsino-AprendizagemEste trabalho investiga como a aprendizagem de atitudes são promovidas no ensino de Química, sob o enfoque da interrelação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Educação Ambiental, a partir da percepção acerca das responsabilidades que envolvem o descarte do lixo urbano. Participaram da pesquisa, treze (13) alunos do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual, em um bairro do município de Manaus construído sobre um antigo lixão. A investigação foi conduzida por meio da pesquisa-ação, com uma abordagem puramente qualitativa em um contexto educacional apoiado na Pedagogia de Projetos. O procedimento de análise baseou-se na Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que inicialmente os alunos tendiam colocar a culpa em terceiros, mas ao final das atividades e das análises desenvolvidas, constatou-se elementos que caracterizam uma maior sensibilização para a responsabilidade de cada cidadão quanto ao tratamento adequado do lixo urbano. Com isso, evidencia-se a importância de associar as diferentes dimensões da aprendizagem de Química com questões sociais e ambientais, destacando possibilidades promissoras para que o ensino de Química torne-se mais significativo a partir da valorização da opinião e do contexto real dos alunos.Editora Cruzeiro do Sul2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/246810.26843/rencima.v11i3.2468Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 159-1752179-426X10.26843/rencima.v11i3reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2468/1261https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Darling Katiuscia de Goesde Farias, Sidilene Aquinode Souza, Katiuscia dos Santos2023-04-21T21:03:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2468Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:03:39Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Criticidade e responsabilidade socioambiental a partir da temática lixo urbano
title Criticidade e responsabilidade socioambiental a partir da temática lixo urbano
spellingShingle Criticidade e responsabilidade socioambiental a partir da temática lixo urbano
Borges, Darling Katiuscia de Goes
Educação Ambiental
CTS
Ensino-Aprendizagem
title_short Criticidade e responsabilidade socioambiental a partir da temática lixo urbano
title_full Criticidade e responsabilidade socioambiental a partir da temática lixo urbano
title_fullStr Criticidade e responsabilidade socioambiental a partir da temática lixo urbano
title_full_unstemmed Criticidade e responsabilidade socioambiental a partir da temática lixo urbano
title_sort Criticidade e responsabilidade socioambiental a partir da temática lixo urbano
author Borges, Darling Katiuscia de Goes
author_facet Borges, Darling Katiuscia de Goes
de Farias, Sidilene Aquino
de Souza, Katiuscia dos Santos
author_role author
author2 de Farias, Sidilene Aquino
de Souza, Katiuscia dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Darling Katiuscia de Goes
de Farias, Sidilene Aquino
de Souza, Katiuscia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
CTS
Ensino-Aprendizagem
topic Educação Ambiental
CTS
Ensino-Aprendizagem
description Este trabalho investiga como a aprendizagem de atitudes são promovidas no ensino de Química, sob o enfoque da interrelação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Educação Ambiental, a partir da percepção acerca das responsabilidades que envolvem o descarte do lixo urbano. Participaram da pesquisa, treze (13) alunos do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual, em um bairro do município de Manaus construído sobre um antigo lixão. A investigação foi conduzida por meio da pesquisa-ação, com uma abordagem puramente qualitativa em um contexto educacional apoiado na Pedagogia de Projetos. O procedimento de análise baseou-se na Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que inicialmente os alunos tendiam colocar a culpa em terceiros, mas ao final das atividades e das análises desenvolvidas, constatou-se elementos que caracterizam uma maior sensibilização para a responsabilidade de cada cidadão quanto ao tratamento adequado do lixo urbano. Com isso, evidencia-se a importância de associar as diferentes dimensões da aprendizagem de Química com questões sociais e ambientais, destacando possibilidades promissoras para que o ensino de Química torne-se mais significativo a partir da valorização da opinião e do contexto real dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2468
10.26843/rencima.v11i3.2468
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2468
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i3.2468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2468/1261
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 159-175
2179-426X
10.26843/rencima.v11i3
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306131306184704