Análise da natureza da ciência em textos de divulgação científica sobre genética inseridos em livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2436 |
Resumo: | A Divulgação Científica (DC) caracteriza-se por ser um recurso capaz de veicular o conhecimento científico para o público em geral. Neste estudo, a DC encontra-se inserida em Livros Didáticos (LD) e, por isso, procurou-se problematizar questões sobre Genética, uma vez que este tema pode trazer à tona questões éticas, sociais, tecnológicas, políticas e econômicas relacionadas ao conhecimento científico. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar os aspectos referentes à Natureza da Ciência (NdC) de textos de DC inseridos nos LD de Biologia e em suas fontes originais. Foram analisados dezessete textos de uma coleção didática. Os resultados indicaram que a maioria destes textos apresentou uma visão de ciência neutra, com visões analíticas e aproblemáticas do conhecimento científico. Portanto, recomenda-se que o docente, ao trabalhar esses textos de DC em sala de aula, utilize ambas as fontes (original e do LD) de maneira a proporcionar uma reflexão crítica sobre os avanços e os caminhos da ciência. |
id |
UCS-4_6aa6a7b7542e37eacae08905c480c9d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2436 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da natureza da ciência em textos de divulgação científica sobre genética inseridos em livros didáticosDivulgação CientíficaGenéticaLivros DidáticosNatureza da CiênciaA Divulgação Científica (DC) caracteriza-se por ser um recurso capaz de veicular o conhecimento científico para o público em geral. Neste estudo, a DC encontra-se inserida em Livros Didáticos (LD) e, por isso, procurou-se problematizar questões sobre Genética, uma vez que este tema pode trazer à tona questões éticas, sociais, tecnológicas, políticas e econômicas relacionadas ao conhecimento científico. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar os aspectos referentes à Natureza da Ciência (NdC) de textos de DC inseridos nos LD de Biologia e em suas fontes originais. Foram analisados dezessete textos de uma coleção didática. Os resultados indicaram que a maioria destes textos apresentou uma visão de ciência neutra, com visões analíticas e aproblemáticas do conhecimento científico. Portanto, recomenda-se que o docente, ao trabalhar esses textos de DC em sala de aula, utilize ambas as fontes (original e do LD) de maneira a proporcionar uma reflexão crítica sobre os avanços e os caminhos da ciência.Editora Cruzeiro do Sul2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/243610.26843/rencima.v11i3.2436Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 37-552179-426X10.26843/rencima.v11i3reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2436/1254https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiceli, Bruna SarpaRocha, Marcelo Borges2023-04-21T21:01:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2436Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:01:11Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da natureza da ciência em textos de divulgação científica sobre genética inseridos em livros didáticos |
title |
Análise da natureza da ciência em textos de divulgação científica sobre genética inseridos em livros didáticos |
spellingShingle |
Análise da natureza da ciência em textos de divulgação científica sobre genética inseridos em livros didáticos Miceli, Bruna Sarpa Divulgação Científica Genética Livros Didáticos Natureza da Ciência |
title_short |
Análise da natureza da ciência em textos de divulgação científica sobre genética inseridos em livros didáticos |
title_full |
Análise da natureza da ciência em textos de divulgação científica sobre genética inseridos em livros didáticos |
title_fullStr |
Análise da natureza da ciência em textos de divulgação científica sobre genética inseridos em livros didáticos |
title_full_unstemmed |
Análise da natureza da ciência em textos de divulgação científica sobre genética inseridos em livros didáticos |
title_sort |
Análise da natureza da ciência em textos de divulgação científica sobre genética inseridos em livros didáticos |
author |
Miceli, Bruna Sarpa |
author_facet |
Miceli, Bruna Sarpa Rocha, Marcelo Borges |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Marcelo Borges |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miceli, Bruna Sarpa Rocha, Marcelo Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divulgação Científica Genética Livros Didáticos Natureza da Ciência |
topic |
Divulgação Científica Genética Livros Didáticos Natureza da Ciência |
description |
A Divulgação Científica (DC) caracteriza-se por ser um recurso capaz de veicular o conhecimento científico para o público em geral. Neste estudo, a DC encontra-se inserida em Livros Didáticos (LD) e, por isso, procurou-se problematizar questões sobre Genética, uma vez que este tema pode trazer à tona questões éticas, sociais, tecnológicas, políticas e econômicas relacionadas ao conhecimento científico. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar os aspectos referentes à Natureza da Ciência (NdC) de textos de DC inseridos nos LD de Biologia e em suas fontes originais. Foram analisados dezessete textos de uma coleção didática. Os resultados indicaram que a maioria destes textos apresentou uma visão de ciência neutra, com visões analíticas e aproblemáticas do conhecimento científico. Portanto, recomenda-se que o docente, ao trabalhar esses textos de DC em sala de aula, utilize ambas as fontes (original e do LD) de maneira a proporcionar uma reflexão crítica sobre os avanços e os caminhos da ciência. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2436 10.26843/rencima.v11i3.2436 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2436 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v11i3.2436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2436/1254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 37-55 2179-426X 10.26843/rencima.v11i3 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306131284164608 |