Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8448 |
Resumo: | Na área de Educação em Ciências, a Análise de Discurso de linha francesa tem sido utilizada como referencial teórico e metodológico em pesquisas sobre linguagem. Dentre essas, percebemos que o foco sobre textos escritos está geralmente relacionado ao seu funcionamento em situações didáticas na sala de aula de ciências. Buscando contribuir para a ampliação do escopo de pesquisas filiadas aos estudos do discurso, é apresentado um exercício de análise de textos de um livro didático de ciências e de uma revista de divulgação científica utilizando a Análise de Discurso como base teórica para a elaboração de um dispositivo analítico que se divide em três etapas: seleção do corpus, descrição do corpus e interpretação do objeto discursivo buscando caracterizar dois gêneros textuais específicos relacionados a diferentes formações discursivas. Os resultados mostram que os textos do livro didático e de divulgação científica são atravessados por diferentes formações discursivas que se remetem aos discursos da ciência, do cotidiano e do ensino de ciências. |
id |
UNESP-7_f868ec0b87f8a8c3993d6434a6c87147 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8448 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científicaEducação em CiênciasAnálise de Discursolivro didáticotexto de divulgação científicaformações discursivasEducação em CiênciasNa área de Educação em Ciências, a Análise de Discurso de linha francesa tem sido utilizada como referencial teórico e metodológico em pesquisas sobre linguagem. Dentre essas, percebemos que o foco sobre textos escritos está geralmente relacionado ao seu funcionamento em situações didáticas na sala de aula de ciências. Buscando contribuir para a ampliação do escopo de pesquisas filiadas aos estudos do discurso, é apresentado um exercício de análise de textos de um livro didático de ciências e de uma revista de divulgação científica utilizando a Análise de Discurso como base teórica para a elaboração de um dispositivo analítico que se divide em três etapas: seleção do corpus, descrição do corpus e interpretação do objeto discursivo buscando caracterizar dois gêneros textuais específicos relacionados a diferentes formações discursivas. Os resultados mostram que os textos do livro didático e de divulgação científica são atravessados por diferentes formações discursivas que se remetem aos discursos da ciência, do cotidiano e do ensino de ciências.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfapplication/zipapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/844810.18675/1981-8106.vol26.n52.p264-278Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 264-278Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 264-278Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 264-2781981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8448/7667https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8448/9932https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8448/10952Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGalieta, Tatiana2018-04-11T14:17:34Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8448Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T14:17:34EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científica |
title |
Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científica |
spellingShingle |
Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científica Galieta, Tatiana Educação em Ciências Análise de Discurso livro didático texto de divulgação científica formações discursivas Educação em Ciências |
title_short |
Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científica |
title_full |
Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científica |
title_fullStr |
Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científica |
title_full_unstemmed |
Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científica |
title_sort |
Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científica |
author |
Galieta, Tatiana |
author_facet |
Galieta, Tatiana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galieta, Tatiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Ciências Análise de Discurso livro didático texto de divulgação científica formações discursivas Educação em Ciências |
topic |
Educação em Ciências Análise de Discurso livro didático texto de divulgação científica formações discursivas Educação em Ciências |
description |
Na área de Educação em Ciências, a Análise de Discurso de linha francesa tem sido utilizada como referencial teórico e metodológico em pesquisas sobre linguagem. Dentre essas, percebemos que o foco sobre textos escritos está geralmente relacionado ao seu funcionamento em situações didáticas na sala de aula de ciências. Buscando contribuir para a ampliação do escopo de pesquisas filiadas aos estudos do discurso, é apresentado um exercício de análise de textos de um livro didático de ciências e de uma revista de divulgação científica utilizando a Análise de Discurso como base teórica para a elaboração de um dispositivo analítico que se divide em três etapas: seleção do corpus, descrição do corpus e interpretação do objeto discursivo buscando caracterizar dois gêneros textuais específicos relacionados a diferentes formações discursivas. Os resultados mostram que os textos do livro didático e de divulgação científica são atravessados por diferentes formações discursivas que se remetem aos discursos da ciência, do cotidiano e do ensino de ciências. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8448 10.18675/1981-8106.vol26.n52.p264-278 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8448 |
identifier_str_mv |
10.18675/1981-8106.vol26.n52.p264-278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8448/7667 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8448/9932 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8448/10952 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 264-278 Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 264-278 Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 264-278 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215812005429248 |