Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galieta, Tatiana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8448
Resumo: Na área de Educação em Ciências, a Análise de Discurso de linha francesa tem sido utilizada como referencial teórico e metodológico em pesquisas sobre linguagem. Dentre essas, percebemos que o foco sobre textos escritos está geralmente relacionado ao seu funcionamento em situações didáticas na sala de aula de ciências. Buscando contribuir para a ampliação do escopo de pesquisas filiadas aos estudos do discurso, é apresentado um exercício de análise de textos de um livro didático de ciências e de uma revista de divulgação científica utilizando a Análise de Discurso como base teórica para a elaboração de um dispositivo analítico que se divide em três etapas: seleção do corpus, descrição do corpus e interpretação do objeto discursivo buscando caracterizar dois gêneros textuais específicos relacionados a diferentes formações discursivas. Os resultados mostram que os textos do livro didático e de divulgação científica são atravessados por diferentes formações discursivas que se remetem aos discursos da ciência, do cotidiano e do ensino de ciências.
id UNESP-7_f868ec0b87f8a8c3993d6434a6c87147
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8448
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científicaEducação em CiênciasAnálise de Discursolivro didáticotexto de divulgação científicaformações discursivasEducação em CiênciasNa área de Educação em Ciências, a Análise de Discurso de linha francesa tem sido utilizada como referencial teórico e metodológico em pesquisas sobre linguagem. Dentre essas, percebemos que o foco sobre textos escritos está geralmente relacionado ao seu funcionamento em situações didáticas na sala de aula de ciências. Buscando contribuir para a ampliação do escopo de pesquisas filiadas aos estudos do discurso, é apresentado um exercício de análise de textos de um livro didático de ciências e de uma revista de divulgação científica utilizando a Análise de Discurso como base teórica para a elaboração de um dispositivo analítico que se divide em três etapas: seleção do corpus, descrição do corpus e interpretação do objeto discursivo buscando caracterizar dois gêneros textuais específicos relacionados a diferentes formações discursivas. Os resultados mostram que os textos do livro didático e de divulgação científica são atravessados por diferentes formações discursivas que se remetem aos discursos da ciência, do cotidiano e do ensino de ciências.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfapplication/zipapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/844810.18675/1981-8106.vol26.n52.p264-278Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 264-278Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 264-278Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 264-2781981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8448/7667https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8448/9932https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8448/10952Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGalieta, Tatiana2018-04-11T14:17:34Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8448Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T14:17:34EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científica
title Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científica
spellingShingle Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científica
Galieta, Tatiana
Educação em Ciências
Análise de Discurso
livro didático
texto de divulgação científica
formações discursivas
Educação em Ciências
title_short Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científica
title_full Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científica
title_fullStr Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científica
title_full_unstemmed Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científica
title_sort Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científica
author Galieta, Tatiana
author_facet Galieta, Tatiana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galieta, Tatiana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Ciências
Análise de Discurso
livro didático
texto de divulgação científica
formações discursivas
Educação em Ciências
topic Educação em Ciências
Análise de Discurso
livro didático
texto de divulgação científica
formações discursivas
Educação em Ciências
description Na área de Educação em Ciências, a Análise de Discurso de linha francesa tem sido utilizada como referencial teórico e metodológico em pesquisas sobre linguagem. Dentre essas, percebemos que o foco sobre textos escritos está geralmente relacionado ao seu funcionamento em situações didáticas na sala de aula de ciências. Buscando contribuir para a ampliação do escopo de pesquisas filiadas aos estudos do discurso, é apresentado um exercício de análise de textos de um livro didático de ciências e de uma revista de divulgação científica utilizando a Análise de Discurso como base teórica para a elaboração de um dispositivo analítico que se divide em três etapas: seleção do corpus, descrição do corpus e interpretação do objeto discursivo buscando caracterizar dois gêneros textuais específicos relacionados a diferentes formações discursivas. Os resultados mostram que os textos do livro didático e de divulgação científica são atravessados por diferentes formações discursivas que se remetem aos discursos da ciência, do cotidiano e do ensino de ciências.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8448
10.18675/1981-8106.vol26.n52.p264-278
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8448
identifier_str_mv 10.18675/1981-8106.vol26.n52.p264-278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8448/7667
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8448/9932
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8448/10952
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 264-278
Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 264-278
Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 264-278
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215812005429248