As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2449 |
Resumo: | Os jogos digitais apresentam-se promissores no desenvolvimento de habilidades matemáticas em qualquer etapa da escolarização. Nesse sentido, este artigo busca apresentar um mapeamento do estado da arte, limitado a investigar em teses de doutorado e dissertações de mestrado brasileiras o que emerge a respeito de game design nas pesquisas que tratam de jogos digitais voltados aos processos de ensino e aprendizagem de matemática, no período compreendido entre 2008 a 2018. Observou-se que parte considerável das teses e dissertações investigadas apresentam traços ou elementos de game design na perspectiva de Schell (2008). No entanto, há um predomínio de preocupação dos desenvolvedores de jogos digitais relacionados principalmente aos elementos da Mecânica e Tecnologia. Diante disso, conclui-se que há necessidade de outras investigações na relação de game design para o desenvolvimento de jogos digitais pensados para os processos de ensino e aprendizagem de matemática, considerando, com a mesma relevância, os demais elementos de game design. |
id |
UCS-4_7ab45e55197625cf750ef2c143ef4b9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2449 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no BrasilOs jogos digitais apresentam-se promissores no desenvolvimento de habilidades matemáticas em qualquer etapa da escolarização. Nesse sentido, este artigo busca apresentar um mapeamento do estado da arte, limitado a investigar em teses de doutorado e dissertações de mestrado brasileiras o que emerge a respeito de game design nas pesquisas que tratam de jogos digitais voltados aos processos de ensino e aprendizagem de matemática, no período compreendido entre 2008 a 2018. Observou-se que parte considerável das teses e dissertações investigadas apresentam traços ou elementos de game design na perspectiva de Schell (2008). No entanto, há um predomínio de preocupação dos desenvolvedores de jogos digitais relacionados principalmente aos elementos da Mecânica e Tecnologia. Diante disso, conclui-se que há necessidade de outras investigações na relação de game design para o desenvolvimento de jogos digitais pensados para os processos de ensino e aprendizagem de matemática, considerando, com a mesma relevância, os demais elementos de game design.Editora Cruzeiro do Sul2019-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/244910.26843/rencima.v10i4.2449Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 10 n. 4 (2019): jul.; 20-382179-426X10.26843/rencima.v10i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2449/1144https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira da Silva, DanielSilveira, Ismar Frango2023-04-21T02:12:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2449Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T02:12:07Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no Brasil |
title |
As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no Brasil |
spellingShingle |
As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no Brasil Moreira da Silva, Daniel |
title_short |
As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no Brasil |
title_full |
As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no Brasil |
title_fullStr |
As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no Brasil |
title_full_unstemmed |
As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no Brasil |
title_sort |
As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no Brasil |
author |
Moreira da Silva, Daniel |
author_facet |
Moreira da Silva, Daniel Silveira, Ismar Frango |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Ismar Frango |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira da Silva, Daniel Silveira, Ismar Frango |
description |
Os jogos digitais apresentam-se promissores no desenvolvimento de habilidades matemáticas em qualquer etapa da escolarização. Nesse sentido, este artigo busca apresentar um mapeamento do estado da arte, limitado a investigar em teses de doutorado e dissertações de mestrado brasileiras o que emerge a respeito de game design nas pesquisas que tratam de jogos digitais voltados aos processos de ensino e aprendizagem de matemática, no período compreendido entre 2008 a 2018. Observou-se que parte considerável das teses e dissertações investigadas apresentam traços ou elementos de game design na perspectiva de Schell (2008). No entanto, há um predomínio de preocupação dos desenvolvedores de jogos digitais relacionados principalmente aos elementos da Mecânica e Tecnologia. Diante disso, conclui-se que há necessidade de outras investigações na relação de game design para o desenvolvimento de jogos digitais pensados para os processos de ensino e aprendizagem de matemática, considerando, com a mesma relevância, os demais elementos de game design. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2449 10.26843/rencima.v10i4.2449 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2449 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v10i4.2449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2449/1144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 10 n. 4 (2019): jul.; 20-38 2179-426X 10.26843/rencima.v10i4 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306131296747520 |