As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira da Silva, Daniel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silveira, Ismar Frango
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2449
Resumo: Os jogos digitais apresentam-se promissores no desenvolvimento de habilidades matemáticas em qualquer etapa da escolarização. Nesse sentido, este artigo busca apresentar um mapeamento do estado da arte, limitado a investigar em teses de doutorado e dissertações de mestrado brasileiras o que emerge a respeito de game design nas pesquisas que tratam de jogos digitais voltados aos processos de ensino e aprendizagem de matemática, no período compreendido entre 2008 a 2018. Observou-se que parte considerável das teses e dissertações investigadas apresentam traços ou elementos de game design na perspectiva de Schell (2008). No entanto, há um predomínio de preocupação dos desenvolvedores de jogos digitais relacionados principalmente aos elementos da Mecânica e Tecnologia. Diante disso, conclui-se que há necessidade de outras investigações na relação de game design para o desenvolvimento de jogos digitais pensados para os processos de ensino e aprendizagem de matemática, considerando, com a mesma relevância, os demais elementos de game design.
id UCS-4_7ab45e55197625cf750ef2c143ef4b9a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2449
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no BrasilOs jogos digitais apresentam-se promissores no desenvolvimento de habilidades matemáticas em qualquer etapa da escolarização. Nesse sentido, este artigo busca apresentar um mapeamento do estado da arte, limitado a investigar em teses de doutorado e dissertações de mestrado brasileiras o que emerge a respeito de game design nas pesquisas que tratam de jogos digitais voltados aos processos de ensino e aprendizagem de matemática, no período compreendido entre 2008 a 2018. Observou-se que parte considerável das teses e dissertações investigadas apresentam traços ou elementos de game design na perspectiva de Schell (2008). No entanto, há um predomínio de preocupação dos desenvolvedores de jogos digitais relacionados principalmente aos elementos da Mecânica e Tecnologia. Diante disso, conclui-se que há necessidade de outras investigações na relação de game design para o desenvolvimento de jogos digitais pensados para os processos de ensino e aprendizagem de matemática, considerando, com a mesma relevância, os demais elementos de game design.Editora Cruzeiro do Sul2019-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/244910.26843/rencima.v10i4.2449Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 10 n. 4 (2019): jul.; 20-382179-426X10.26843/rencima.v10i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2449/1144https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira da Silva, DanielSilveira, Ismar Frango2023-04-21T02:12:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2449Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T02:12:07Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no Brasil
title As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no Brasil
spellingShingle As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no Brasil
Moreira da Silva, Daniel
title_short As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no Brasil
title_full As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no Brasil
title_fullStr As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no Brasil
title_full_unstemmed As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no Brasil
title_sort As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no Brasil
author Moreira da Silva, Daniel
author_facet Moreira da Silva, Daniel
Silveira, Ismar Frango
author_role author
author2 Silveira, Ismar Frango
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira da Silva, Daniel
Silveira, Ismar Frango
description Os jogos digitais apresentam-se promissores no desenvolvimento de habilidades matemáticas em qualquer etapa da escolarização. Nesse sentido, este artigo busca apresentar um mapeamento do estado da arte, limitado a investigar em teses de doutorado e dissertações de mestrado brasileiras o que emerge a respeito de game design nas pesquisas que tratam de jogos digitais voltados aos processos de ensino e aprendizagem de matemática, no período compreendido entre 2008 a 2018. Observou-se que parte considerável das teses e dissertações investigadas apresentam traços ou elementos de game design na perspectiva de Schell (2008). No entanto, há um predomínio de preocupação dos desenvolvedores de jogos digitais relacionados principalmente aos elementos da Mecânica e Tecnologia. Diante disso, conclui-se que há necessidade de outras investigações na relação de game design para o desenvolvimento de jogos digitais pensados para os processos de ensino e aprendizagem de matemática, considerando, com a mesma relevância, os demais elementos de game design.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2449
10.26843/rencima.v10i4.2449
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2449
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v10i4.2449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2449/1144
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 10 n. 4 (2019): jul.; 20-38
2179-426X
10.26843/rencima.v10i4
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306131296747520