O tratamento de água como tema potencial no ensino de Química e sua contribuição no processo de formação cidadã na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Willian Ayala
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barros, Hebert Lee Barbosa Veríssimo de, Pereira, Ademir Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1414
Resumo: A proposta Ciência, Tecnologia e sociedade (CTS) busca orientar a inserção de temas sociais no currículo escolar. O presente trabalho apresenta o uso da proposta CTS, como objetivo, na investigação do tema “Qualidade da água” na busca por: reflexão, desenvolvimento da autonomia no exercício da cidadania, e do conhecimento técnico e científico que permeia o assunto. A avaliação da proposta ocorreu por Análise Textual Discursiva (ATD). O uso do tema propiciou contribuição no processo de formação social, conhecimento de conceitos científicos voltados para o fim estudado, assim como o conhecimento do uso de tecnologias envolvidas no processo de tratamento de água propiciando a integração do conhecimento cientifico atribuído à sociedade. A proposta possibilitou interação e o desenvolvimento dos alunos de maneira significativa, de forma dialogada e reflexiva, além do reconhecimento de valores sociais.
id UCS-4_7d55dd7ae924a5e05a18e6e02e7ee021
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1414
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling O tratamento de água como tema potencial no ensino de Química e sua contribuição no processo de formação cidadã na educação básicaensino de QuímicaCTSQualidade de águaA proposta Ciência, Tecnologia e sociedade (CTS) busca orientar a inserção de temas sociais no currículo escolar. O presente trabalho apresenta o uso da proposta CTS, como objetivo, na investigação do tema “Qualidade da água” na busca por: reflexão, desenvolvimento da autonomia no exercício da cidadania, e do conhecimento técnico e científico que permeia o assunto. A avaliação da proposta ocorreu por Análise Textual Discursiva (ATD). O uso do tema propiciou contribuição no processo de formação social, conhecimento de conceitos científicos voltados para o fim estudado, assim como o conhecimento do uso de tecnologias envolvidas no processo de tratamento de água propiciando a integração do conhecimento cientifico atribuído à sociedade. A proposta possibilitou interação e o desenvolvimento dos alunos de maneira significativa, de forma dialogada e reflexiva, além do reconhecimento de valores sociais.Editora Cruzeiro do Sul2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/141410.26843/rencima.v11i4.1414Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 275-2922179-426X10.26843/rencima.v11i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1414/1294https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrea, Willian AyalaBarros, Hebert Lee Barbosa Veríssimo dePereira, Ademir Souza2023-05-12T04:13:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1414Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-05-12T04:13:40Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv O tratamento de água como tema potencial no ensino de Química e sua contribuição no processo de formação cidadã na educação básica
title O tratamento de água como tema potencial no ensino de Química e sua contribuição no processo de formação cidadã na educação básica
spellingShingle O tratamento de água como tema potencial no ensino de Química e sua contribuição no processo de formação cidadã na educação básica
Correa, Willian Ayala
ensino de Química
CTS
Qualidade de água
title_short O tratamento de água como tema potencial no ensino de Química e sua contribuição no processo de formação cidadã na educação básica
title_full O tratamento de água como tema potencial no ensino de Química e sua contribuição no processo de formação cidadã na educação básica
title_fullStr O tratamento de água como tema potencial no ensino de Química e sua contribuição no processo de formação cidadã na educação básica
title_full_unstemmed O tratamento de água como tema potencial no ensino de Química e sua contribuição no processo de formação cidadã na educação básica
title_sort O tratamento de água como tema potencial no ensino de Química e sua contribuição no processo de formação cidadã na educação básica
author Correa, Willian Ayala
author_facet Correa, Willian Ayala
Barros, Hebert Lee Barbosa Veríssimo de
Pereira, Ademir Souza
author_role author
author2 Barros, Hebert Lee Barbosa Veríssimo de
Pereira, Ademir Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Willian Ayala
Barros, Hebert Lee Barbosa Veríssimo de
Pereira, Ademir Souza
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de Química
CTS
Qualidade de água
topic ensino de Química
CTS
Qualidade de água
description A proposta Ciência, Tecnologia e sociedade (CTS) busca orientar a inserção de temas sociais no currículo escolar. O presente trabalho apresenta o uso da proposta CTS, como objetivo, na investigação do tema “Qualidade da água” na busca por: reflexão, desenvolvimento da autonomia no exercício da cidadania, e do conhecimento técnico e científico que permeia o assunto. A avaliação da proposta ocorreu por Análise Textual Discursiva (ATD). O uso do tema propiciou contribuição no processo de formação social, conhecimento de conceitos científicos voltados para o fim estudado, assim como o conhecimento do uso de tecnologias envolvidas no processo de tratamento de água propiciando a integração do conhecimento cientifico atribuído à sociedade. A proposta possibilitou interação e o desenvolvimento dos alunos de maneira significativa, de forma dialogada e reflexiva, além do reconhecimento de valores sociais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1414
10.26843/rencima.v11i4.1414
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1414
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i4.1414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1414/1294
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 275-292
2179-426X
10.26843/rencima.v11i4
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130139119616