Alfabetização Científica e as visões deformadas no ensino de ciências: Algumas reflexões sobre os discursos dos professores de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Fernanda Peres
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Danhoni Neves, Marcos Cesar, Fontes, Adriana da Silva, Batista, Michel Corci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1407
Resumo: A presença de experiências e identidade com o espírito científico contribui para a aprendizagem no ensino de ciências. Porém, na sala de aula parece existir dificuldades em se estabelecer um ensino de significado e identidade entre os alunos. Existem vertentes no ensino que estudam possibilidades para se promover isso, bem como a detecção dos aspectos que atrapalhem a aprendizagem do conhecimento científico. Entre tais perspectivas está a alfabetização científica, a qual se atém a propor ações que fomentem a identidade do aluno ao conhecimento em trâmite. Possivelmente, o alcance da alfabetização científica em sala passe pela reflexão e identificação das visões sobre ciência que agem como deformações conceituais, contribuindo para o distanciamento da alfabetização científica. Esta pesquisa buscou identificar as concepções sobre alfabetização científica e as visões deformadas entre professores de física. Acredita-se que essas discussões sejam importantes para que o alcance da alfabetização científica entre os alunos e a desconstrução de percepções ingênuas sobre a ciência. Foi possível concluir que, entre as possibilidades para o rompimento das visões deformadas sobre ciências, e logo, o alcance de ações produtivas próximas aos vieses alfabetizadores de ciência esteja o alcance do cumprimento das necessidades formativas entre os professores de ciências.
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