A natureza da ciência das visões deformadas à rejeição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicot, Yuri Expósito
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza, Jerson Sandro Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4924
Resumo: This research allowed to attend our main objective: to determine the relationship between "contemporary vision" of teachers and high school students about the nature of science and the rejection phenomenon (unpleasant physiological, cognitive and behavior reactions) during the learning-teaching process of Science and Mathematics; with 44 students as subjects from different undergraduate courses in higher education institutions of the city of Manaus-AM. The methodological procedures has a qualitative approach, including content analysis, questionnaires, etc. The results show that the rejection to Mathematics (and science) "traumatically" takes place in a teaching and learning environment which emphasizes a rigid and algorithmic view of the nature of Science. Based at the results found in this research, those involved in Science and Mathematics teaching process should not only be concerned with the understanding of natural phenomena, with the development of logical reasoning, among others; but also provide the student the acquisition of an adequate view, more humane about the nature of Science and Mathematics, encouraging students to overcome previous ideas. Keywords: Warped Views of Science. Rejection to Mathematics. Science and Mathematics Teaching.
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Based at the results found in this research, those involved in Science and Mathematics teaching process should not only be concerned with the understanding of natural phenomena, with the development of logical reasoning, among others; but also provide the student the acquisition of an adequate view, more humane about the nature of Science and Mathematics, encouraging students to overcome previous ideas. Keywords: Warped Views of Science. Rejection to Mathematics. Science and Mathematics Teaching.pesquisa permitiu cumprimentar o seguinte objetivo geral: determinar a relação entre a “visão contemporânea” de professores e alunos de ensino médio sobre a natureza da Ciência e o fenômeno da rejeição (reações fisiológicas, cognitivas e comportamentais desagradáveis) que acontece no âmbito do processo de ensino-aprendizagem das Ciências e a Matemática; tendo como público alvo 44 alunos de diferentes cursos de graduação de instituições de ensino superior da Cidade de Manaus-AM. Os procedimentos metodológicos da pesquisa ficaram pautados numa abordagem qualitativa incluindo análise de conteúdo, questionários, etc. Os resultados demonstram que a rejeição a Matemática (e as Ciências) se desenvolve “traumaticamente” no seio de um ambiente de ensino e aprendizagem que destaca uma visão rígida e algorítmica da natureza da Ciência. Pelo anterior se conclui que os envolvidos no processo de ensino de Ciências e Matemática devem não só se preocupar com o entendimento dos fenômenos naturais, com o desenvolvimento do raciocínio lógico, entre outros; mas também, propiciar que o estudante adquira uma visão adequada, mais humanizada, sobre a natureza da Ciência e Matemática, favorecendo que os estudantes superem idéias formadas antecipadamente. Palavras-chave: Visões deformadas da Ciência. Rejeição a Matemática. Ensino de Ciências e MatemáticaUniversidade do Estado do AmazonasBrasilUEA2020-07-19T21:22:58Z2024-09-10T17:38:13Z2020-07-142020-07-19T21:22:58Z2016-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARMO, J. S.; CUNHA, L. O.; ARAUJO, P. V. S. Atribuições dadas à matemática por alunos do Ensino Fundamental com dificuldades em matemática: um estudo preliminar. In: Anais do V Encontro Paraense de Educação Matemática, Belém, PA, 03 a 06 de setembro de 2007, p. 328-3. CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. DA ROCHA FALCÃO, J. T. Acerca da "chatice" do Ensino Fundamental e Médio no Brasil. Bolema, Rio Claro, v.23, n.36, p. 639-656, 2010. GIL-PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, C.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência e Educação, Bauru, v.7, n.2, p. 125-153, 2001. GÓMEZ-CHACÓN, I. M. Matemática emocional: os afetos na aprendizagem matemática. Porto Alegre: Artmed, 2003. GRANGER, G. G. A ciência e as ciências. São Paulo: Editora UNESP, 1994. GUILBERT, L., MELOCHE, D. L‟idée de science chez des enseignants en formation: un lieu entre l‟histoire des sciences et l‟hétérogénéité des visions? Didaskalia, n. 2, p. 7-30, 1993. LORENZATO, S. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados, 2006. (Coleção Formação de Professores). LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986. MESQUITA, M. G. B. F.; PAIXÃO, H. S.; GOMES, P. N. N. Crenças e concepções de professores de matemática interferindo no processo ensino-aprendizagem. In: Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática, Salvador, BA, 7 a 9 de julho de 2010. Disponível em: <http://www.gente.eti.br/lematec/CDS/ENEM10/artigos/CC/T13_CC1675.pdf>. Acesso em: 4 abr. 2016. MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v.22, n.37, p. 7-32, 1999. PONTE, J. P. 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