Laboratório epistemológico na formação inicial de professores de Física: Aproximações, limites e possibilidades.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2690 |
Resumo: | O presente artigo defende a ideia de que, para que sejam melhor contempladas no Ensino Médio as atividades experimentais e as abordagens histórico-filosóficas, antes, é necessário que durante a formação inicial os professores vivenciem estas duas instâncias formativas. Acredita-se, neste trabalho que tais instâncias formativas são capazes de colaborar para a consolidação da personalidade epistemológica dos futuros professores, possibilitando-lhes repensar a experimentação e visualizar as várias possibilidades de abordagens. Este estudo aponta para a possível aproximação entre os laboratórios Tradicional e Epistemológico, desde que ajustadas algumas questões como o tempo das aulas e maior flexibilidade em relação aos procedimentos exigidos no Laboratório Tradicional. |
id |
UCS-4_d1b365a3c09de511f8ebebe1d53f9231 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2690 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Laboratório epistemológico na formação inicial de professores de Física: Aproximações, limites e possibilidades.ExperimentaçãoHistória e Filosofia da CiênciaEpistemologiaO presente artigo defende a ideia de que, para que sejam melhor contempladas no Ensino Médio as atividades experimentais e as abordagens histórico-filosóficas, antes, é necessário que durante a formação inicial os professores vivenciem estas duas instâncias formativas. Acredita-se, neste trabalho que tais instâncias formativas são capazes de colaborar para a consolidação da personalidade epistemológica dos futuros professores, possibilitando-lhes repensar a experimentação e visualizar as várias possibilidades de abordagens. Este estudo aponta para a possível aproximação entre os laboratórios Tradicional e Epistemológico, desde que ajustadas algumas questões como o tempo das aulas e maior flexibilidade em relação aos procedimentos exigidos no Laboratório Tradicional.Editora Cruzeiro do Sul2020-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/269010.26843/rencima.v11i5.2690Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 5 (2020): ago.; 114-1312179-426X10.26843/rencima.v11i5reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2690/1305https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Sabrinna Aparecida RezendeBarrio (in memoriam), Juan Bernardino Marques2023-04-21T21:19:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2690Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:19:12Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Laboratório epistemológico na formação inicial de professores de Física: Aproximações, limites e possibilidades. |
title |
Laboratório epistemológico na formação inicial de professores de Física: Aproximações, limites e possibilidades. |
spellingShingle |
Laboratório epistemológico na formação inicial de professores de Física: Aproximações, limites e possibilidades. Macedo, Sabrinna Aparecida Rezende Experimentação História e Filosofia da Ciência Epistemologia |
title_short |
Laboratório epistemológico na formação inicial de professores de Física: Aproximações, limites e possibilidades. |
title_full |
Laboratório epistemológico na formação inicial de professores de Física: Aproximações, limites e possibilidades. |
title_fullStr |
Laboratório epistemológico na formação inicial de professores de Física: Aproximações, limites e possibilidades. |
title_full_unstemmed |
Laboratório epistemológico na formação inicial de professores de Física: Aproximações, limites e possibilidades. |
title_sort |
Laboratório epistemológico na formação inicial de professores de Física: Aproximações, limites e possibilidades. |
author |
Macedo, Sabrinna Aparecida Rezende |
author_facet |
Macedo, Sabrinna Aparecida Rezende Barrio (in memoriam), Juan Bernardino Marques |
author_role |
author |
author2 |
Barrio (in memoriam), Juan Bernardino Marques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Sabrinna Aparecida Rezende Barrio (in memoriam), Juan Bernardino Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experimentação História e Filosofia da Ciência Epistemologia |
topic |
Experimentação História e Filosofia da Ciência Epistemologia |
description |
O presente artigo defende a ideia de que, para que sejam melhor contempladas no Ensino Médio as atividades experimentais e as abordagens histórico-filosóficas, antes, é necessário que durante a formação inicial os professores vivenciem estas duas instâncias formativas. Acredita-se, neste trabalho que tais instâncias formativas são capazes de colaborar para a consolidação da personalidade epistemológica dos futuros professores, possibilitando-lhes repensar a experimentação e visualizar as várias possibilidades de abordagens. Este estudo aponta para a possível aproximação entre os laboratórios Tradicional e Epistemológico, desde que ajustadas algumas questões como o tempo das aulas e maior flexibilidade em relação aos procedimentos exigidos no Laboratório Tradicional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2690 10.26843/rencima.v11i5.2690 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2690 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v11i5.2690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2690/1305 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 5 (2020): ago.; 114-131 2179-426X 10.26843/rencima.v11i5 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306131732955136 |