A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ENTRE A TEORIA E A PRÁXIS.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/525 |
Resumo: | Este artigo é uma análise documental exploratória sobre a influência de referenciais teóricos e epistemológicos nas práticas experimentais de química aplicados na educação básica do Brasil. A análise foi realizada a partir dos anais das reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Química entre os anos de 2011 e 2019. Foi observado que a maioria dos trabalhos publicados ainda não superaram o modo bancário e tecnicista de ensino, geralmente focados na repetição e memorização com trajeto e respostas previamente definidos. A ausência de referências epistemológicos nos trabalhos observados sugerem o motivo de práticas experimentais sem o compromisso com o processo de ensino e aprendizagem e da baixa qualidade, e apenas 11,3% desses trabalhos citam ou comentam algum tipo de referencial teórico de ensino de ciências centrado na aprendizagem significativa, no qual aponta para uma urgente necessidade de construções de novos componentes curriculares que visem a aplicação de referenciais teóricos e/ou epistemológicos nos centros universitários de formação de professores que fomentem a formação de professores com habilidades e competência nas práxis experimentais. |
id |
URI-5_23e5a7b511f6267ce516882120d33ec5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/525 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ENTRE A TEORIA E A PRÁXIS.ExperimentaçãoEpistemologiaFormação de ProfessorEste artigo é uma análise documental exploratória sobre a influência de referenciais teóricos e epistemológicos nas práticas experimentais de química aplicados na educação básica do Brasil. A análise foi realizada a partir dos anais das reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Química entre os anos de 2011 e 2019. Foi observado que a maioria dos trabalhos publicados ainda não superaram o modo bancário e tecnicista de ensino, geralmente focados na repetição e memorização com trajeto e respostas previamente definidos. A ausência de referências epistemológicos nos trabalhos observados sugerem o motivo de práticas experimentais sem o compromisso com o processo de ensino e aprendizagem e da baixa qualidade, e apenas 11,3% desses trabalhos citam ou comentam algum tipo de referencial teórico de ensino de ciências centrado na aprendizagem significativa, no qual aponta para uma urgente necessidade de construções de novos componentes curriculares que visem a aplicação de referenciais teóricos e/ou epistemológicos nos centros universitários de formação de professores que fomentem a formação de professores com habilidades e competência nas práxis experimentais. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/52510.31512/encitec.v12i1.525Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 1 (2022); 39-512237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/525/350Copyright (c) 2022 Thiago Muniz de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMuniz de Souza, Thiago 2022-03-29T19:02:21Zoai:ojs2.san.uri.br:article/525Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-03-29T19:02:21Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ENTRE A TEORIA E A PRÁXIS. |
title |
A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ENTRE A TEORIA E A PRÁXIS. |
spellingShingle |
A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ENTRE A TEORIA E A PRÁXIS. Muniz de Souza, Thiago Experimentação Epistemologia Formação de Professor |
title_short |
A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ENTRE A TEORIA E A PRÁXIS. |
title_full |
A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ENTRE A TEORIA E A PRÁXIS. |
title_fullStr |
A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ENTRE A TEORIA E A PRÁXIS. |
title_full_unstemmed |
A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ENTRE A TEORIA E A PRÁXIS. |
title_sort |
A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ENTRE A TEORIA E A PRÁXIS. |
author |
Muniz de Souza, Thiago |
author_facet |
Muniz de Souza, Thiago |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muniz de Souza, Thiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experimentação Epistemologia Formação de Professor |
topic |
Experimentação Epistemologia Formação de Professor |
description |
Este artigo é uma análise documental exploratória sobre a influência de referenciais teóricos e epistemológicos nas práticas experimentais de química aplicados na educação básica do Brasil. A análise foi realizada a partir dos anais das reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Química entre os anos de 2011 e 2019. Foi observado que a maioria dos trabalhos publicados ainda não superaram o modo bancário e tecnicista de ensino, geralmente focados na repetição e memorização com trajeto e respostas previamente definidos. A ausência de referências epistemológicos nos trabalhos observados sugerem o motivo de práticas experimentais sem o compromisso com o processo de ensino e aprendizagem e da baixa qualidade, e apenas 11,3% desses trabalhos citam ou comentam algum tipo de referencial teórico de ensino de ciências centrado na aprendizagem significativa, no qual aponta para uma urgente necessidade de construções de novos componentes curriculares que visem a aplicação de referenciais teóricos e/ou epistemológicos nos centros universitários de formação de professores que fomentem a formação de professores com habilidades e competência nas práxis experimentais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/525 10.31512/encitec.v12i1.525 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/525 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v12i1.525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/525/350 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Thiago Muniz de Souza https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Thiago Muniz de Souza https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 1 (2022); 39-51 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333683392512 |