Laboratório epistemológico na formação inicial de professores de Física: Aproximações, limites e possibilidades.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Sabrinna Aparecida Rezende
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barrio (in memoriam), Juan Bernardino Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2690
Resumo: O presente artigo defende a ideia de que, para que sejam melhor contempladas no Ensino Médio as atividades experimentais e as abordagens histórico-filosóficas, antes, é necessário que durante a formação inicial os professores vivenciem estas duas instâncias formativas. Acredita-se, neste trabalho que tais instâncias formativas são capazes de colaborar para a consolidação da personalidade epistemológica dos futuros professores, possibilitando-lhes repensar a experimentação e visualizar as várias possibilidades de abordagens. Este estudo aponta para a possível aproximação entre os laboratórios Tradicional e Epistemológico, desde que ajustadas algumas questões como o tempo das aulas e maior flexibilidade em relação aos procedimentos exigidos no Laboratório Tradicional.
id UCS-4_d1b365a3c09de511f8ebebe1d53f9231
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2690
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Laboratório epistemológico na formação inicial de professores de Física: Aproximações, limites e possibilidades.ExperimentaçãoHistória e Filosofia da CiênciaEpistemologiaO presente artigo defende a ideia de que, para que sejam melhor contempladas no Ensino Médio as atividades experimentais e as abordagens histórico-filosóficas, antes, é necessário que durante a formação inicial os professores vivenciem estas duas instâncias formativas. Acredita-se, neste trabalho que tais instâncias formativas são capazes de colaborar para a consolidação da personalidade epistemológica dos futuros professores, possibilitando-lhes repensar a experimentação e visualizar as várias possibilidades de abordagens. Este estudo aponta para a possível aproximação entre os laboratórios Tradicional e Epistemológico, desde que ajustadas algumas questões como o tempo das aulas e maior flexibilidade em relação aos procedimentos exigidos no Laboratório Tradicional.Editora Cruzeiro do Sul2020-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/269010.26843/rencima.v11i5.2690Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 5 (2020): ago.; 114-1312179-426X10.26843/rencima.v11i5reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2690/1305https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Sabrinna Aparecida RezendeBarrio (in memoriam), Juan Bernardino Marques2023-04-21T21:19:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2690Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:19:12Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Laboratório epistemológico na formação inicial de professores de Física: Aproximações, limites e possibilidades.
title Laboratório epistemológico na formação inicial de professores de Física: Aproximações, limites e possibilidades.
spellingShingle Laboratório epistemológico na formação inicial de professores de Física: Aproximações, limites e possibilidades.
Macedo, Sabrinna Aparecida Rezende
Experimentação
História e Filosofia da Ciência
Epistemologia
title_short Laboratório epistemológico na formação inicial de professores de Física: Aproximações, limites e possibilidades.
title_full Laboratório epistemológico na formação inicial de professores de Física: Aproximações, limites e possibilidades.
title_fullStr Laboratório epistemológico na formação inicial de professores de Física: Aproximações, limites e possibilidades.
title_full_unstemmed Laboratório epistemológico na formação inicial de professores de Física: Aproximações, limites e possibilidades.
title_sort Laboratório epistemológico na formação inicial de professores de Física: Aproximações, limites e possibilidades.
author Macedo, Sabrinna Aparecida Rezende
author_facet Macedo, Sabrinna Aparecida Rezende
Barrio (in memoriam), Juan Bernardino Marques
author_role author
author2 Barrio (in memoriam), Juan Bernardino Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Sabrinna Aparecida Rezende
Barrio (in memoriam), Juan Bernardino Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentação
História e Filosofia da Ciência
Epistemologia
topic Experimentação
História e Filosofia da Ciência
Epistemologia
description O presente artigo defende a ideia de que, para que sejam melhor contempladas no Ensino Médio as atividades experimentais e as abordagens histórico-filosóficas, antes, é necessário que durante a formação inicial os professores vivenciem estas duas instâncias formativas. Acredita-se, neste trabalho que tais instâncias formativas são capazes de colaborar para a consolidação da personalidade epistemológica dos futuros professores, possibilitando-lhes repensar a experimentação e visualizar as várias possibilidades de abordagens. Este estudo aponta para a possível aproximação entre os laboratórios Tradicional e Epistemológico, desde que ajustadas algumas questões como o tempo das aulas e maior flexibilidade em relação aos procedimentos exigidos no Laboratório Tradicional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2690
10.26843/rencima.v11i5.2690
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2690
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i5.2690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2690/1305
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 5 (2020): ago.; 114-131
2179-426X
10.26843/rencima.v11i5
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306131732955136