Compreensões de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre cts e suas interações a partir do questionário VOSTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Werner Zacarias
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Jesus, Rhenan Ferraz de, Garcia, Rosane Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2423
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar o entendimento de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Alegrete/RS acerca dos conceitos entre Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS) e suas interações. Para a coleta de dados, foi aplicada uma versão abreviada e adaptada do questionário VOSTS (Views on Science-Technology-Society) em um grupo de 21 professores. Os resultados encontrados apontam que os professores têm uma boa percepção sobre a importância do tema na educação científica. A maioria das questões perguntadas remetiam-se às concepções Aceitável e Realista. Considerando o conhecimento dos professores sobre o assunto, as suas compreensões acerca dos conceitos de CT e suas interações podem refletir nas práticas escolares em relação ao Ensino de Ciências. Como perspectiva futura, torna-se uma importante estratégia a oferta de uma formação continuada aos professores no contexto investigado no intuito de qualificar as práticas que têm sido desenvolvidas desde os primeiros anos escolares em relação ao Ensino de Ciências.
id UCS-4_e3b60821af1c8a6df23fd2a3a1fd8cd6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2423
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Compreensões de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre cts e suas interações a partir do questionário VOSTSEnsino de CiênciasConcepçõesCTSProfessoresO objetivo deste trabalho foi investigar o entendimento de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Alegrete/RS acerca dos conceitos entre Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS) e suas interações. Para a coleta de dados, foi aplicada uma versão abreviada e adaptada do questionário VOSTS (Views on Science-Technology-Society) em um grupo de 21 professores. Os resultados encontrados apontam que os professores têm uma boa percepção sobre a importância do tema na educação científica. A maioria das questões perguntadas remetiam-se às concepções Aceitável e Realista. Considerando o conhecimento dos professores sobre o assunto, as suas compreensões acerca dos conceitos de CT e suas interações podem refletir nas práticas escolares em relação ao Ensino de Ciências. Como perspectiva futura, torna-se uma importante estratégia a oferta de uma formação continuada aos professores no contexto investigado no intuito de qualificar as práticas que têm sido desenvolvidas desde os primeiros anos escolares em relação ao Ensino de Ciências.Editora Cruzeiro do Sul2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/242310.26843/rencima.v11i3.2423Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 141-1582179-426X10.26843/rencima.v11i3reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2423/1260https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2423/1348https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Werner ZacariasJesus, Rhenan Ferraz deGarcia, Rosane Nunes2023-04-21T21:02:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2423Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:02:47Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensões de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre cts e suas interações a partir do questionário VOSTS
title Compreensões de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre cts e suas interações a partir do questionário VOSTS
spellingShingle Compreensões de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre cts e suas interações a partir do questionário VOSTS
Lopes, Werner Zacarias
Ensino de Ciências
Concepções
CTS
Professores
title_short Compreensões de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre cts e suas interações a partir do questionário VOSTS
title_full Compreensões de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre cts e suas interações a partir do questionário VOSTS
title_fullStr Compreensões de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre cts e suas interações a partir do questionário VOSTS
title_full_unstemmed Compreensões de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre cts e suas interações a partir do questionário VOSTS
title_sort Compreensões de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre cts e suas interações a partir do questionário VOSTS
author Lopes, Werner Zacarias
author_facet Lopes, Werner Zacarias
Jesus, Rhenan Ferraz de
Garcia, Rosane Nunes
author_role author
author2 Jesus, Rhenan Ferraz de
Garcia, Rosane Nunes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Werner Zacarias
Jesus, Rhenan Ferraz de
Garcia, Rosane Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Concepções
CTS
Professores
topic Ensino de Ciências
Concepções
CTS
Professores
description O objetivo deste trabalho foi investigar o entendimento de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Alegrete/RS acerca dos conceitos entre Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS) e suas interações. Para a coleta de dados, foi aplicada uma versão abreviada e adaptada do questionário VOSTS (Views on Science-Technology-Society) em um grupo de 21 professores. Os resultados encontrados apontam que os professores têm uma boa percepção sobre a importância do tema na educação científica. A maioria das questões perguntadas remetiam-se às concepções Aceitável e Realista. Considerando o conhecimento dos professores sobre o assunto, as suas compreensões acerca dos conceitos de CT e suas interações podem refletir nas práticas escolares em relação ao Ensino de Ciências. Como perspectiva futura, torna-se uma importante estratégia a oferta de uma formação continuada aos professores no contexto investigado no intuito de qualificar as práticas que têm sido desenvolvidas desde os primeiros anos escolares em relação ao Ensino de Ciências.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2423
10.26843/rencima.v11i3.2423
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2423
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i3.2423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2423/1260
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2423/1348
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 141-158
2179-426X
10.26843/rencima.v11i3
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306131275776000